Oie! Meu nome é Thais e este é o meu blog. Tem duas coisas que você precisa saber antes de ver qualquer texto aqui. 1) Este é um blog pessoal onde eu compartilho a MINHA Vida Organizada. Falo sobre diversos outros assuntos e também divulgo o meu trabalho em diferentes frentes, incluindo o Método Vida Organizada. 2) De 2022 para trás, todos os posts estão com problemas de caracteres que há anos tentamos resolver com os melhores programadores do Brasil e não conseguimos. Optei por manter no ar mas estamos consertando manualmente. São quase 7 mil textos. Sabemos do problema e, por favor, não precisamos receber mensagens e e-mails avisando. Era manter assim ou tirar o blog do ar, e optamos por mantê-lo, já que os textos novos estão consertados. Obrigada pela compreensão!
Lista de assuntos a tratar com os médicos
Hoje eu gostaria de compartilhar uma dica bem simples mas que traz grande melhoria para o dia a dia.
Estamos falando sobre realizar o check-up médico anual e uma prática que ajuda muito é desenvolver uma lista de assuntos a tratar com os diversos profissionais de saúde que você vier a agendar consultas.
Você pode organizar essa lista na ferramenta que já costuma usar normalmente para esse tipo de anotações. Um caderno de bolso serve, mas se preferir usar o celular, as seguintes ferramentas podem ser úteis: notas, Evernote, Google Keep, Trello, entre outras.
Minha sugestão é que você crie uma nota para cada profissional (por ex: oftalmologista) e liste dentro dela os assuntos que gostaria de conversar no momento da consulta. Podem ser dúvidas, acontecimentos recentes e outros tópicos de interesse.
No dia a dia, à medida que for vivenciando as coisas e despertando questões, insira esses tópicos na lista de assuntos a tratar do especialista em questão. No momento da consulta, basta abrir a lista e ir conversando.
Esta é uma dica muito simples e fácil de ser aplicada que faz muita diferença na maneira como nos relacionamos com nós mesmos e com os médicos. Espero que ajude.
You may also like
Written by
5 comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
- A Thais blogueira
- Ambiente de trabalho
- Amor
- Anual
- Áreas da Vida
- Armazenamento
- Arquivos
- Ayurveda
- Beatnik
- Blog
- Blogging
- Budismo
- Bullet Journal
- Carreira
- Carta da Editora
- Casa
- Checklists
- Comida
- Contribuição
- Criatividade
- Curtindo a casa
- Decoração
- Destaques
- Destralhar
- Diário
- Diário da Thais
- Dicas de produtividade
- Downloads
- Empreendedorismo
- Equilíbrio Emocional
- Equipes
- Espiritualidade
- Estudos
- Faça Você Mesmo/a
- Família
- Feng Shui
- Ferramentas de Organização
- Finanças
- Gestão do Tempo
- GTD
- Hábitos
- Hábitos Saudáveis
- Holacracia
- Home-office
- Imprensa
- Indicações
- Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial
- Lazer
- Liderança
- Lifestyle
- Limpeza
- Linkagem
- Livros
- Lugares
- Mensal
- Mercado
- Minimalismo
- Mudanças
- Nerdices
- Novidades
- Organização Financeira
- Organização Pessoal
- Pets
- Planejamento
- Planejamentos
- Plenitude & Felicidade
- Produtividade Compassiva
- Profissionais
- Propósito
- Propósito e Felicidade
- Receitas
- Relacionamentos
- Resenhas
- Rotinas
- Rotinas
- Roupas
- Saúde
- Séries
- Semanal
- Semestral
- Social
- Tecnologia
- Trabalho
- Trimestral
- Universidade Pessoal
- Veganismo
- Viagens
- Vida
- Vida Acadêmica
- Vida de Escritora
- Vida de viajante
- Vida Organizada
- Zettelkasten
Agenda Ano pessoal 9 Armário cápsula Até 2 horas Ayurveda Blogging Budismo Bullet journal Caixa de entrada Carta da editora Checklists Como eu me organizo De férias/folga Destralhar Doutorado Editorial do mês Em casa Evernote FLY Lady Foco GTD Guia definitivo GTD e Evernote Home-Office Linkagem de domingo Livros Livro Trabalho Organizado Livro Vida Organizada Meia hora Meio perÃodo Menu semanal Mestrado Minimalismo Mudanças Napoleon Hill Notion No trabalho Objetivos O dia inteiro Organizar Projetos Publicidade Receitas Resumo Todoist Trello
Sou testemunha de que fazer isso realmente ajuda muito no nosso relacionamento com os médicos e outros profissionais. Comecei a ter listas de perguntas durante a gravidez, e depois disso, não parei mais. Sempre anoto dúvidas que surgem ao longo dos meses, e que, na hora da consulta, podem passar despercebidas. Tenho a impressão de que até os médicos me olham diferente depois que comecei essa abordagem. Acho que percebem uma paciente mais interessada. E a grande maioria é muito atenciosa, e faz questão de explicar direitinho tudo o que pergunto.
Nossa, que ótima idéia!
Eu não costumo ir a diferentes especialistas com frequência, só quando tenho alguma necessidade. Anualmente vou somente no meu médico homeopata, que é o mesmo que eu tenho desde 1 ano de idade (mesmo quando eu estava morando em outras cidades, agendava uma consulta para quando tivesse visitando meus pais, na minha cidade natal), e ele me pede exames diversos, pra verificar minha saúde geral.
Mas normalmente algum tempo depois da minha consulta anual (que pode ser algumas horas ou algumas semanas depois), me lembro de alguma queixa que gostaria de fazer, mas que esqueci de mencionar durante a consulta (tipo uma época que eu estava tendo muita cãimbra, ou muita coloca menstrual)… Aà penso “bem, se até ano que vem eu ainda estiver sentindo isso, falo com ele”… Hahaha
Anotar é uma ótima dica!!! Vou implementar já!!
Bom dia! Já fiz isto com a pediatra da minha filha e, olha, ajudou muuito! Se não esqueceria metade das dúvidas…uma ótima dica, com certeza!
Ei Thais, tudo bem?
No GTD você trata estas listas como check list ou deixa nas referências?
Obrigado! Abracos
Assuntos a tratar é uma lista de contexto no GTD.