Pular para o conteúdo

Lista de assuntos a tratar com os médicos

Hoje eu gostaria de compartilhar uma dica bem simples mas que traz grande melhoria para o dia a dia.

Estamos falando sobre realizar o check-up médico anual e uma prática que ajuda muito é desenvolver uma lista de assuntos a tratar com os diversos profissionais de saúde que você vier a agendar consultas.

Você pode organizar essa lista na ferramenta que já costuma usar normalmente para esse tipo de anotações. Um caderno de bolso serve, mas se preferir usar o celular, as seguintes ferramentas podem ser úteis: notas, Evernote, Google Keep, Trello, entre outras.

Minha sugestão é que você crie uma nota para cada profissional (por ex: oftalmologista) e liste dentro dela os assuntos que gostaria de conversar no momento da consulta. Podem ser dúvidas, acontecimentos recentes e outros tópicos de interesse.

No dia a dia, à medida que for vivenciando as coisas e despertando questões, insira esses tópicos na lista de assuntos a tratar do especialista em questão. No momento da consulta, basta abrir a lista e ir conversando.

Esta é uma dica muito simples e fácil de ser aplicada que faz muita diferença na maneira como nos relacionamos com nós mesmos e com os médicos. Espero que ajude.

Autor

5 comentários em “Lista de assuntos a tratar com os médicos”

  1. Sou testemunha de que fazer isso realmente ajuda muito no nosso relacionamento com os médicos e outros profissionais. Comecei a ter listas de perguntas durante a gravidez, e depois disso, não parei mais. Sempre anoto dúvidas que surgem ao longo dos meses, e que, na hora da consulta, podem passar despercebidas. Tenho a impressão de que até os médicos me olham diferente depois que comecei essa abordagem. Acho que percebem uma paciente mais interessada. E a grande maioria é muito atenciosa, e faz questão de explicar direitinho tudo o que pergunto.

  2. Nossa, que ótima idéia!
    Eu não costumo ir a diferentes especialistas com frequência, só quando tenho alguma necessidade. Anualmente vou somente no meu médico homeopata, que é o mesmo que eu tenho desde 1 ano de idade (mesmo quando eu estava morando em outras cidades, agendava uma consulta para quando tivesse visitando meus pais, na minha cidade natal), e ele me pede exames diversos, pra verificar minha saúde geral.
    Mas normalmente algum tempo depois da minha consulta anual (que pode ser algumas horas ou algumas semanas depois), me lembro de alguma queixa que gostaria de fazer, mas que esqueci de mencionar durante a consulta (tipo uma época que eu estava tendo muita cãimbra, ou muita coloca menstrual)… Aí penso “bem, se até ano que vem eu ainda estiver sentindo isso, falo com ele”… Hahaha
    Anotar é uma ótima dica!!! Vou implementar já!!

  3. Bom dia! Já fiz isto com a pediatra da minha filha e, olha, ajudou muuito! Se não esqueceria metade das dúvidas…uma ótima dica, com certeza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *