Muitos leitores me pedem para sempre criar um post no blog divulgando onde estarei e quais os cursos com inscrições abertas, então lá vai! Prepare-se para janeiro:
Se não sabe o que fazer na faculdade, busque conhecer pessoas e fazer essa pesquisa no ano novo que se inicia. O que pode te ajudar nessa busca? Só você pode definir.
Caso você já tenha tido pelo menos um trabalho anterior, você pode querer seguir as seguintes sugestões:
Liste em uma folha de papel todos os seus empregos e trabalhos, o cargo e quanto tempo ficou no cargo
Depois, escreva o que mais gostava e o que menos gostava em cada um desses trabalhos
Escreva por que saiu de cada um deles
Escreva o que aprendeu em cada um
Analise o seu emprego hoje (ou o último, se estiver desempregado), e pergunte-se o que menos gosta(va) e o que mais gosta(va)
Existe alguma habilidade que você vê como importante aprender nesse momento e você ainda não começou a desenvolvê-la? (ex: inglês, Excel avançado, liderança)
Os seus empregos desenvolvem uma trajetória natural? Por exemplo: como foi a evolução dos cargos? O que há de comum entre todos eles?
Qual você acha que seria a sequência natural depois do seu último cargo ou cargo atual?
Que habilidades você precisa ter para chegar lá?
Levando em conta as habilidades, quanto tempo você acha que levaria para conseguÃ-las?
O que você pode fazer ainda no ano que vem para ir em direção a esse caminho natural?
Como você vê a evolução dessa conquista daqui a cinco anos? E dez anos? Onde você quer chegar?
Com esse exercÃcio, você conseguirá definir habilidades, cursos para fazer, livros que poderá ler, pessoas com quem pode conversar, entre outras ideias para colocar sua carreira em análise e ver não apenas como melhorá-la hoje, mas como chegar onde você quer.
Frequentemente eu faço um post mostrando como está o meu sistema GTD, mas os posts ficam grandes demais. Hoje, decidi mostrar como está meu Todoist, pois muitos leitores têm me pedido, e acredito que seja suficiente para demonstrar como tenho feito o workflow de modo geral.
Para agenda, eu não utilizo o Todoist, e sim o Google Calendar. Prefiro a forma de visualização. Eu ainda coloco ações com prazo no Todoist e explico a diferenciação direitinho aqui.
Someday maybe = Algum dia / talvez: Tudo aquilo que não demanda ação agora, mas pode ser que no futuro sim. Está incubado.
Horizons of focus = Horizontes de foco: Maneira holÃstica de dividir nossa vida em camadas, de acordo com os resultados que queremos alcançar dentro de horizontes de foco mesmo. As coisas formam uma escadinha que representa prioridades.
Checklists: Listas de verificação, não de lembretes. São coisas que já fazemos no piloto automático, mas valem a pena listar apenas para verificar para quando for fazer novamente. Exemplos: checklists de viagens, processos etc.
Qualquer dúvida, por favor, postem nos comentários. Obrigada!
Uma das coisas que ter feito o curso de coaching mais me ajudaram foi pensar mais no estilo de vida que eu quero ter, nas coisas que eu quero conquistar e no tipo de pessoa que eu quero ser. Algumas pessoas torcem tanto o nariz para a programação neuro-linguÃstica (PNL), mas foi graças a um exercÃcio relacionado, feito em um dos dias do curso, que eu pude ter uma visão perfeita de quem eu quero ser, em detalhes. Pude ver a expressão no meu rosto, as roupas que eu estava usando, meu corte de cabelo, o local onde eu estava e sentir com muita vivacidade todos os sentimentos que estava sentindo naquele momento.
Hoje, eu consigo olhar para a decoração da minha casa e dizer: isso não tem mais nada a ver comigo. Olhar para as minhas atitudes e pensar: não tem por que eu agir assim, porque isso não tem nada a ver com a pessoa que eu sei que eu sou. Analisar os meus projetos e objetivos em andamento e afirmar: isso faz sentido, aquilo não.
Confraternização da Call Daniel este ano foi um piquenique no parque. Ficamos juntos, conversamos, meditamos. Foi muito bom.
Falando sobre coaching, recebi meu certificado ontem. <3 Fiquei muito feliz porque foi uma das melhores decisões que já tomei, me dedicar a esse trabalho. Atualmente estou com lista de espera para novos coachees começarem em janeiro e, em 2017, pretendo aumentar minha dedicação a esse trabalho. Estou apenas esperando a data exata de uma cirurgia que eu farei ano que vem para me programar melhor. O trabalho de coaching demanda muita dedicação, porque não se trata só dos atendimentos nas sessões em si, mas em estudos de caso e de material para aperfeiçoamento de cada um. É um trabalho que tenho adorado fazer e quero me aperfeiçoar cada vez mais. Pretendo tirar uma nova certificação em 2017, relacionada à área.
O trabalho com o blog em si está acontecendo todo nos bastidores nesses dois meses. Estou postando menos, focando mais em conteúdo com foco no planejamento de 2017, mas postando menos. Quero descansar um pouco e escrever textos mais longos e mais focados. Quando o novo layout estiver no ar, voltaremos com a programação normal diária de posts. Tenho certeza que vocês vão adorar a carinha nova dele, e a linha editorial para 2017 se replicará em outros canais, como o YouTube e o Instagram.
Na vida pessoal, as coisas vão bem como nunca. Como tenho estado com a agenda cheia para o trabalho, valorizo cada momento com a minha famÃlia e comigo mesma. Nós nos mudamos para a casa nova em setembro, mas só recentemente ajustei meu sono no quarto novo, e isso estava sendo um desafio anteriormente. Agora, tudo está fluindo. Eu costumo dizer que a maior prática de produtividade diz respeito à qualidade do sono, e continuo achando cada vez mais isso. Paul está bem, Anderson está bem, terminando a faculdade de Gastronomia, e meus projetos pessoais estão andando como nunca.
Cozinhando: Confesso que este mês me dediquei pouco à cozinha como um todo, focando em refeições práticas e rápidas, com elementos frescos e crus, como muita salada, frutas e outros.
Querendo: Um par de sapatos oxford marrom básico, mas aparentemente você só consegue comprar se quiser um dourado ou prateado.
Procurando: Agradecer pelas coisas que aconteceram este ano.
Imagem: Fábrica de Vencedores
Decidindo: Que em 2017 vou dizer mais “não” e equilibrar melhor minha agenda.
Curtindo: Ver a evolução do Paul como pessoa.
Esperando: Janeiro chegar! Não espero nenhum milagre na virada do ano, mas muitas coisas serão diferentes na minha vida a partir de janeiro, porque me programei, então não vejo a hora de chegar logo.
Imaginando: Como será a minha vida daqui a alguns meses, devido a uma mudança que acontecerá.
Considerando: Fazer novas parcerias em 2017 e fortalecer ainda mais as boas parcerias já existentes em termos de trabalho.
Comprando: Roupas para o Paul, que tem crescido muito!
Assistindo: A mesma coisa do outro mês. “How I met your mother†pela segunda vez, desta vez com o meu marido. “Desperate Housewives†pela segunda vez, desta vez desde o inÃcio e em sequência. “Masterchef BR†profissionais.
Agradecendo: Por ter sobrevivido a este ano, por ter conseguido concluir um projeto MUITO importante este mês, e por ter tido muitas conquistas mesmo em um ano tão difÃcil.
Precisando: Ir para a praia. Please!
Cheirando: Apaixonada de novo pelo meu perfume Floratta in blue, da Boticário.
Usando: Roupas confortáveis.
Seguindo: As atualizações da vida da Lia como mãe. <3
Faz parte desse Planejamento 2017, então, a gente parar para pensar um pouco na vida e ser honesto consigo mesmo sobre o que vale a pena ir com a gente para 2017 e o que vale a pena deixar para trás em 2016.
Que pessoas você não quer mais que façam parte da sua vida?
Que problemas de saúde você não quer mais ter?
Que problemas em casa você não aguenta mais?
Que problemas no trabalho você não consegue mais suportar?
Que projetos não fazem mais sentido?
Que processos na sua rotina poderiam ser melhorados?
Tem situações que realmente já deram o que tinham que dar, mas mesmo assim você as suporta, ou carrega, durante ANOS, sem dar o primeiro passo para a mudança. Pode ajudar passar as respostas das perguntas acima para o papel, porque escrever ajuda a refletir. E, com esse papel, analise item a item, perguntando o que seria necessário para tirar aquilo da sua mente. O que você efetivamente pode fazer? Qual sua próxima ação?
Cada frequência de planejamento traz seus benefÃcios. O planejamento semanal, por exemplo, dá mais controle de prazos, compromissos e deslocamentos. Todos os planejamentos por frequência nos ajudam a ter uma vida mais tranquila e organizada.
Conte-me um pouco como são os seus hábitos de planejamento hoje aqui nos comentários. Você já costuma planejar os seus projetos? E esses planejamentos por frequência (mensal, anual), você já faz? Obrigada pela participação desde já!
Procrastinando: Vou renovar meu passaporte, mas antes gostaria de fazer uma nova via do meu RG (com a minha nova assinatura). Aà fico protelando porque não sei se renovo o passaporte de uma vez (sem mudar a assinatura) ou se faço o novo RG. RidÃculo, eu sei. Essa semana eu me decido.
Curtindo: Poder fazer mais coisas em casa. Tenho privilegiado mais esses momentos com o meu filho, meu marido, cozinhando, brincando com os cachorros. Tem dias que são bem cheios de compromissos, mas eu procuro sempre valorizar esses momentos.
Uma foto publicada por Vida Organizada 🕠(@blogvidaorganizada) em
Esperando: Instalar móveis no terraço. Não vejo a hora de ter um banco de madeira, mesa, churrasqueira em dia, mas tudo isso está na fila da priorização $$$.
Imaginando: Uma viagem que eu vou fazer com a minha avó.
Ponderando: Decisões para os próximos anos com relação à nossa casa.
Assistindo: “How I met your mother” pela segunda vez, desta vez com o meu marido. “Desperate Housewives” pela segunda vez, desta vez desde o inÃcio e em sequência. “Masterchef BR” profissionais.
Esperando: Que 2017 seja um ano mais legal. 2016 foi difÃcil. Mesmo assim, com muitas realizações.
Precisando: Comprar camisetas fresquinhas para o Paul passar o verão.
Cheirando: Oleozinhos aromáticos que tenho espalhado por toda a casa. Estou viciada!
Usando: Pantacourt com camiseta de malha fresquinha – meu uniforme para trabalhar em casa quando está calor.
Seguindo: As transformações minimalistas na vida da Juliana Góes.
Descobrindo: Que não vale a pena deixar de lado nada do que seja somente seu.
Sabendo:Gerenciar as áreas de foco com carinho faz toda a diferença na vida de quem tem o mundo de coisas para fazer.
Pensando: “Caramba, como faz diferença você dizer ‘não’ para o mundo e dar uma descansada ao longo da semana, especialmente depois de alguns dias de trabalho intenso”.
Deixando de gostar: De usar Uber. Está complicado e chato.
Rindo: A coisa mais engraçadinha que eu vi na última semana foi esse vÃdeo antigo do Silvio Santos enchendo o saco de um fã de 4 anos do grupo Raça Negra.
Sentindo: Um pouco esbaforida, mas isso está em resolução.
Celebrando: Como nosso filho está indo bem na escola. <3
Pretendendo: Descansar alguns dias com a famÃlia no feriado da semana que vem. \o/
Ao chegar no trabalho, ouça uma música com os fones de ouvido para entrar em um modo mais tranquilo – especialmente se você trabalhar em um ambiente estressante.
Medite ao longo do dia. Não precisa parar 20 minutos durante um dia de trabalho para meditar no meio da sala – feche os olhos por dois ou três minutos e preste atenção à sua respiração.
Ao chegar em casa, troque de roupa e faça uma transição para o “ambiente casa”.
Gravei um vÃdeo contando um pouco como me organizei para aprender inglês ao longo dos anos, com dicas práticas e que, do meu ponto de vista, funcionam bem, sem enrolação.
Eu levei muitos anos para chegar no nÃvel que estou hoje do idioma e, se conhecesse essas dicas lá no começo, o processo teria sido muito mais rápido. Espero que ajudem!
Uma foto publicada por Vida Organizada 🕠(@blogvidaorganizada) em
Dali em diante, eu comecei a pensar em maneiras de alcançar esse objetivo. Tinha um emprego legal, gostava do que fazia. No ano seguinte, veio o convite para escrever um livro. Tudo foi acontecendo porque eu me dedicava muito ao blog. Mesmo com o trabalho o dia inteiro, eu chegava em casa e me dedicava ao blog, conciliando com os cuidados com a minha famÃlia e com a casa. Escrevia quando meu filho ia dormir ou acordava duas horas mais cedo que o normal para me dedicar a isso.
Com isso em mente, identifiquei projetos. Primeiro, parei de investir tempo estudando para concursos, porque vi que não era aquilo que eu queria de verdade naquele momento. Eu precisava investir meu tempo de maneira sábia e efetiva. Finalizei meu livro. Apoiei a contratação de outra pessoa para a minha área, para não deixá-la abandonada quando eu saÃsse do meu emprego. Intensifiquei meus estudos para ser uma boa professora. Trabalhei com mais afinco no calendário editorial do blog. E, de repente, com esse foco, muita coisa começou a acontecer. É incrÃvel como, quanto mais a gente trabalha e se dedica a algo com foco, mais as coisas acontecem.
Quando efetivamente aceitei o convite, a coisa se tornou real e, a partir dali, cada dia parecia uma contagem regressiva para essa nova vida. Ajudou muito o fato de eu não estar muito legal no emprego que eu tinha. Gostava de onde eu trabalhava, mas me desgastei muito com alguns relacionamentos. Isso certamente me impulsionou para buscar essa mudança de carreira.
“Ser organizado significa que cada coisa deve estar no lugar equivalente ao que ela significa para você” (“A arte de fazer acontecer”, página 175). “A melhor estrutura para gerenciá-las (suas coisas) daqui a um ano pode ser diferente do que adotou para lidar com seu mundo hoje” (página 176).
E ainda, para não restar dúvida: “As categorias devem ficar separadas visual, fÃsica e psicologicamente para que haja clareza” (página 178). Mas ainda assim queremos vincular ações a projetos, projetos a áreas de foco e toda sorte de categorias que deverÃamos manter separadas.
Por isso, não se preocupe com a ferramenta que você vai usar. Você pode ter a sua lista de próximas ações em um caderninho, se o caderninho for o que estiver com você quando você precisar revisar o seu trabalho. Você pode ter a sua lista de projetos apenas onde vai precisar acessá-la ao revisá-los.
Eu tenho transformado todo o meu sistema novamente, aos poucos, justamente por esse entendimento e pelo “clique” que ele fez na minha cabeça. Meu Todoist, por exemplo, está com as minhas ações. Por quê? Porque eu preciso acessar minhas ações a qualquer momento, a fim de aproveitar janelas de tempo no meu dia a dia, e faz sentido acessar pelo celular, que está sempre comigo. Mas poderia ser diferente. Eu poderia ter uma lista @computador no computador mesmo. Ou uma lista @errands em um caderninho que levo quando vou para a rua. Porque depende. Depende do que significa para mim, e isso muda tanto de pessoa para pessoa quanto de necessidade para necessidade de uma mesma pessoa a cada momento.
Por enquanto ainda mantenho os meus projetos no Todoist, mas eu venho exercendo a vontade de mudar faz um tempo já. Tentei voltar para o Evernote, mas não funcionou novamente para mim como era antes. Estou testando outras formas.
Ãreas de foco (horizonte 2), voltei para o meu formato preferido, que são os mapas mentais. É o que faz sentido para mim, assim como já fez sentido ter listas. Os outros horizontes, a mesma coisa – estou definindo e testando.
Resolvi então apresentar os meus livros de Feng Shui, mostrando um pouquinho do meu espaço e indicando alguns autores que nos dão uma ótima ideia de como harmonizar nosso espaço, tornando-o sagrado.
Em segundo lugar, eu respeito essa divisão. Uma coisa que aprendi com os anos foi a observar o que ele gosta de fazer ao limpar a casa, abrir mão daquela tarefa (mesmo que não seja feita “do meu jeito” – xô, perfeccionismo!) e investir meu tempo nas tarefas que ele não executa. Aqui entra a FLY Lady porque muito do que ela passa com as missões da semana são na verdade tarefas esquecidas por todos, e ela complementa a nossa rotina.
Vou passar por todos os tópicos que ela aborda e dizer como temos feito:
Listas detalhadas de limpeza. Criei uma para cada cômodo da casa nova, sendo o mais simples possÃvel, e reviso essas checklists toda semana para verificar o que posso fazer na semana em questão (aqui já entra um paralelo com a revisão semanal do GTD), para definir próximas ações. Eu procuro definir as ações de acordo com a zona da semana. Guardo todas as checklists e todas as ações no Todoist.
Zonas da semana. Procuro seguir a linha de raciocÃnio da FLY Lady, mas ela aponta o modelo de zonas para uma casa com determinado formato. Aqui, tenho cômodos a mais, então adapto. Para mim, faz mais sentido organizar por andares, então tenho feito assim:
Zona 1
Entrada, cantinho de leitura, parte de fora da porta, lavabo
Zona 2
Cozinha, lavanderia
Zona 3
Home-office, lavabo, terraço, corredor de cima
Zona 4
Quarto principal, nosso banheiro, quarto do Paul, banheiro do Paul, corredor dos quartos
Zona 5
Sala de estar, sala de jantar
Missões da semana. Tenho um lembrete recorrente no meu calendário para, todo domingo, acessar o site da FLY Lady e passar as missões da semana para o meu Todoist. Passo para lá como próximas ações – afinal, posso adiantar se eu quiser. Mas coloco o prazo para o dia que ela estabeleceu. Copio em inglês mesmo.
Você se lembra de todos os gadgets que já usou? Se você gostar de tecnologia como eu, provavelmente vai reconhecer alguns dos itens abaixo. Na sequência, mostro o que uso hoje.
Acho que o primeiro gadget que eu tive na vida a ponto de ficar levemente viciada foi o meu Gameboy. Eu adorava vÃdeo-games quando era mais nova, mas esse foi o primeiro vÃdeo-game portátil que eu tive, e o levava para todo canto. Eu gostava tanto dele que, sinceramente, se hoje ainda existisse, acho que teria. Eu prefiro jogos mais simples.
No post sobre como organizar setembro, eu comentei que estava fazendo um teste usando novamente agenda de papel. Bem, apesar de adorar agenda de papel, o teste não durou muito. Voltei a usar a minha agenda do Google, que continua firme e forte. Não tem jeito: para agenda, eu prefiro tecnologia. Uso muito o recurso de recorrências e confio nas informações que já alimentei ali, então prefiro manter o que for mais prático para mim.
Ah, eu inclusive escrevi um post sobre como uso um modelo de agenda para planejar a minha “semana ideal”. Depois de algumas semanas testando, concluà um pró e um contra. Pró: me ajuda a organizar melhor quanto tempo posso dedicar esta semana para cada atividade, jogando para a semana seguinte quando eu não puder abrigar mais nada. Contra: me senti um pouco sobrecarregada fazendo isso, com um bloco de atividades colado no outro. Talvez eu tenha que espaçá-los mais.
Bom, então, sinceramente, eu tenho que estar hoje com todos os meus projetos de setembro concluÃdos. E sim, isso foi feito! Na última semana, dei uma prioridade para eles, definindo ações bem certeiras para fazer ao longo da semana, me dando prazos internos, e eles foram concluÃdos.
Então agora eu altero a frase inicial, dizendo que se trata do meu guia para Outubro 2016 a Outubro 2017, e reviso os projetos alocados para outubro para garantir que sejam os projetos de outubro mesmo, se tem projetos demais, se algo pode ser concluÃdo em novembro ou mesmo se falta alguma coisa.
Estou usando novamente o formato de mapas mentais para trabalhar com elas, porque gosto muito do modelo e do programa (Mind Meister).
Todo mês eu gosto de definir áreas de alavanca, que darei um pouco mais de atenção ao longo de todos os dias. Para outubro, profissionalmente certamente será a área de “coaching” e, pessoalmente, “finanças”.
Outras coisas que gosto de fazer quando entra um novo mês:
Estamos procurando parceiros para realizar nosso workshop em outras capitais do paÃs!
Ana, eu e nossas leitoras em um dos nossos workshopsPessoal concentrado!Workshop “Construa seu estilo e organize seu guarda-roupa” no Rio de Janeiro, com Ana Soares
Nosso workshop tem sido sucesso de público por onde passa e temos muitos leitores interessados nas cidades: BrasÃlia, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Goiânia!