Como eu organizo meu check-up médico anual

10
7467

Confira o post com uma checklist para você fazer o seu check-up médico anual.

Vou contar um pouco como eu faço, de maneira prática.

Todo ano, eu crio um projeto (recorrente) em meu sistema, onde listo os médicos e exames que gostaria de fazer ao longo do ano para ter esse check-up realizado.

Semanalmente, reviso esse projeto e defino próximas ações para os agendamentos diversos.

Não separo uma parte do ano para fazer o check-up completo e também não gosto de fazer no início do ano, quando todo mundo resolve fazer e os consultórios ficam lotados. Pela minha experiência, a partir de abril ou maio é a melhor época.

Tenho um lembrete na minha agenda, com recorrência anual, que me lembra de iniciar esse projeto.

Este ano, ainda tenho um ou dois profissionais que ainda não fui, mas todo o restante já foi agendado e os exames, feitos.

A organização serve justamente para isso: para a gente viver uma vida tranquila e diminuir a quantidade de incêndios a serem apagados. No caso da saúde, isso é essencial.

E você, já fez seu check-up médico este ano?

10 comentários

  1. Bom dia! Já fiz sim…e também a saúde melhorou depois que comecei a tomar iogurte de kefir, um copo de água com um limão de manhã em jejum e chá de gengibre de vez em quando rs…mas a organização é essencial mesmo para se monitorar a saúde =))

  2. Thais você pode fazer um post detalhando quais são esses médicos e exames que você considere essenciais e a frequência. Por que tenho 28 anos, mas nunca fiz check-up, e gostaria de inserir essa rotina, mas não sei nem por onde começar. O máximo que sei é do dentista mesmo e mesmo assim acho que não vou com a frequência certa. Sei que vai da especificidade de cada um, mas queria saber no geral mesmo.

  3. Thaís; tudo bem? Esse POST veio a calhar, pois quero ter como foco no próximo semestre a minha saúde (seguindo àquela sua sugestão de um vídeo, no qual você dá dicas para retomar o controle). Então, certamente quero utilizar essa sua checklist como base! Abraços;

  4. Oi, Thais, adorei, obrigada. Ano que vem vou seguir essa dica de fazer o check up depois que todo mundo voltar de férias. Eu já comecei os meus, porém ainda faltam algumas consultas, retornos e exames. Eu também abri o projeto saúde no Todoist este ano, só que não fiz recorrência, fui apagando. Anotado para o próximo ano. Beijos.

  5. Não concluí todos; mas consegui realizar algumas consultas e procedimentos. Creio que até o final do ano será um bom prazo, visto que conseguirei ano que vem me propor algumas cirurgias para melhorar minha saúde (aguardando a carência do plano para isso).

    Só de saber que as consultas esse ano e as vacinas estão em dia – minhas e dos filhos… já bate um certo alívio, ao ler seu post.

    Acompanhando seu instagram, devo confessar que tenho gostado muito do modo como está levando. Os posts lá são MUITO úteis e tem feito uma diferença enorme no meu dia a dia. Obrigada, Thais! (@becklyn87)

  6. Eu costumo aproveitar o período de férias para ir a alguns médicos ou fazer exames que são mais chatinhos de agendar.
    Depois que descobri um pequeno nódulo na mama passei a fazer ultrassom todos os anos e isso entrou na minha rotina também. Pretendo fazer exercício físico com maior intensidade e aproveitei para marcar um cardiologista já que nunca tinha feito um eletro sequer!
    Essas consultas e exames dão aquela sensação de carinho e cuidado com a gente mesmo =)

  7. Sabe meu problema? Eu marco pra agendar, e quando agendo e vou no medico, marco a tarefa como completada. Dai umas duas vezes eu acabei esquecendo de pegar o resultado do exame! Como vc faz, vc tem um lembrete por açao? Obrigada

    • São vários pontos.

      Primeiro, que eu coloco o protocolo de entrega do exame em uma caixa de entrada, que processo diariamente. Ao processá-la, já insiro no meu sistema um lembrete de que preciso pegar o exame.

      Semanalmente, reviso todos os meus projetos, o que tem na minha agenda etc, então garanto que vou olhar esses compromissos diversos e tomar providências.

      Em resumo, uso um método (GTD) que gerencia tudo. 😉

      Obrigada por comentar.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui