Oie! Meu nome é Thais e este é o meu blog. Tem duas coisas que você precisa saber antes de ver qualquer texto aqui. 1) Este é um blog pessoal onde eu compartilho a MINHA Vida Organizada. Falo sobre diversos outros assuntos e também divulgo o meu trabalho em diferentes frentes, incluindo o Método Vida Organizada. 2) De 2022 para trás, todos os posts estão com problemas de caracteres que há anos tentamos resolver com os melhores programadores do Brasil e não conseguimos. Optei por manter no ar mas estamos consertando manualmente. São quase 7 mil textos. Sabemos do problema e, por favor, não precisamos receber mensagens e e-mails avisando. Era manter assim ou tirar o blog do ar, e optamos por mantê-lo, já que os textos novos estão consertados. Obrigada pela compreensão!
Como ter foco quando temos pensamentos negativos
No inÃcio do mês, perguntei a vocês quais os temas relacionados a FOCO vocês gostariam de ver aqui no Vida Organizada e, desde então, tenho buscado trazer esses conteúdos para vocês. Espero que estejam gostando. 🙂
Hoje eu gostaria de tecer alguns comentários sobre uma sugestão que muitos de vocês me deram, que foi referente a: “Thais, como consigo manter o foco na vida, em tantos aspectos, quando os pensamentos negativos ficam invadindo a minha mente?”. Achei o tema interessante, e venho pensando nele desde então para poder trazer uma resposta a essa pergunta que eu realmente acredito que ajude.
Eu tenho dois posts aqui no blog que podem contribuir com a nossa discussão aqui:
- Como ter foco quando se está passando por um perÃodo de depressão
- Meus entendimentos sobre uma atitude mental positiva
No método Vida Organizada, o primeiro passo para organizar qualquer coisa é simplesmente destralhar. Não é possÃvel organizar tralha. E tralha se refere a tudo aquilo que não faz bem, que “já deu”, que não faz mais sentido manter na nossa vida, na nossa casa, em tudo.
Eu aprendi, com os anos, que existem algumas situações no nosso dia a dia que, quando acontecem, podem me levar a ficar desanimada ou a pensar negativamente. Por isso, gostaria de convidar você, depois de ler os textos linkados acima, a refletir sobre a possibilidade de destralhar as seguintes coisas na sua vida:
- Pessoas negativas. Devido ao budismo, sinto muita compaixão pelas pessoas e, por isso, sempre quero ajudar quem não está muito bem. A experiência nos últimos anos, no entanto, me ensinou que eu também preciso ser compassiva comigo mesma. Tentar consertar pessoas negativas não era uma responsabilidade minha. Eu me machuquei muito nos últimos anos tentando me relacionar com algumas pessoas que simplesmente traziam muita negatividade. Demorei para entender que eu não podia ajudar quem não quer ser ajudado, e como aquilo estava impactando na minha vida. Por isso, eu decidi focar nas pessoas que eu amo e que me fazem bem, que já são muitas, e “deixar partir” aquele tipo de pessoa que não me deixava bem. Tenho um post aqui no blog chamado curadoria de amigos que pode ajudar nesse processo, se você quiser encarar.
- Atividades que não me fazem bem. Se você sente que, quando faz determinadas atividades, isso te deixa propensa/o a agir de uma maneira que não te agrada, evite essas atividades. Exemplo: frequentar um lugar que não te agregue em absolutamente nada. Ler notÃcias sobre polÃtica brasileira. Sei lá, à s vezes acho que a gente precisa colocar a nossa sanidade em primeiro lugar. Isso vale para reuniões e outros projetos.
- Objetos que não uso mais. Guardar em casa um objeto que eu não uso não significa apenar perder espaço com ele, mas alimentar uma atitude de deixar as coisas como estão, mesmo as que incomodam. Quando você inicia esse movimento para tirar a tralha de casa, isso de alguma maneira impacta o seu eu interior, que vai levar essa energia para outros aspectos da sua vida. Livre-se da tralha em casa e no seu escritório e você verá a mudança que essa limpeza trará para a sua vida.
De modo geral, a dica é olhar para a sua vida como um todo para identificar o que não faz mais sentido, e tirar. O foco não está em eliminar situações apenas, mas em manter aquilo que você quer ter mais na sua vida.
Existem outras quatro práticas diárias que me ajudam a lidar com pensamentos negativos todos os dias também:
- Pensar que a atitude mental positiva é uma moeda de dois lados. Sempre que eu penso em algo com teor negativo, eu me pergunto qual a visão positiva daquilo. Isso mudou a minha maneira de lidar com todas as coisas, diariamente.
- Se eu estiver desanimada, muitas vezes é apenas cansaço. Em vez de me preocupar ou me forçar a tomar uma decisão, eu durmo. Não consigo contar quantas vezes eu estava prestes a desistir de algo em uma noite e, no dia seguinte, descansada, eu consegui pensar melhor em como manter aquilo de forma mais saudável na minha vida.
- Escrever um pouco sobre a minha vida e os meus pensamentos. Pode ser tanto no papel quanto no computador, mas essa atitude de parar, colocar ordem nos pensamentos para conseguir escrever e simplesmente colocar tudo para fora me ajuda bastante a lidar com meus pensamentos de todos os tipos.
- Ler livros, textos, assistir vÃdeos que me deixem bem.
Espero que este texto te ajude a lidar com os pensamentos negativos e que você consiga me deixar um depoimento nos comentários dizendo como foi implementar essas práticas. Obrigada desde já. 🙂
You may also like
Written by
15 comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
- A Thais blogueira
- Ambiente de trabalho
- Amor
- Anual
- Áreas da Vida
- Armazenamento
- Arquivos
- Ayurveda
- Beatnik
- Blog
- Blogging
- Budismo
- Bullet Journal
- Carreira
- Carta da Editora
- Casa
- Checklists
- Comida
- Contribuição
- Criatividade
- Curtindo a casa
- Decoração
- Destaques
- Destralhar
- Diário
- Diário da Thais
- Dicas de produtividade
- Downloads
- Empreendedorismo
- Equilíbrio Emocional
- Equipes
- Espiritualidade
- Estudos
- Faça Você Mesmo/a
- Família
- Feng Shui
- Ferramentas de Organização
- Finanças
- Gestão do Tempo
- GTD
- Hábitos
- Hábitos Saudáveis
- Holacracia
- Home-office
- Imprensa
- Indicações
- Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial
- Lazer
- Liderança
- Lifestyle
- Limpeza
- Linkagem
- Livros
- Lugares
- Mensal
- Mercado
- Minimalismo
- Mudanças
- Nerdices
- Novidades
- Organização Financeira
- Organização Pessoal
- Pets
- Planejamento
- Planejamentos
- Plenitude & Felicidade
- Produtividade Compassiva
- Profissionais
- Propósito
- Propósito e Felicidade
- Receitas
- Relacionamentos
- Resenhas
- Rotinas
- Rotinas
- Roupas
- Saúde
- Séries
- Semanal
- Semestral
- Social
- Tecnologia
- Trabalho
- Trimestral
- Universidade Pessoal
- Veganismo
- Viagens
- Vida
- Vida Acadêmica
- Vida de Escritora
- Vida de viajante
- Vida Organizada
- Zettelkasten
Agenda Ano pessoal 9 Armário cápsula Até 2 horas Ayurveda Blogging Budismo Bullet journal Caixa de entrada Carta da editora Checklists Como eu me organizo De férias/folga Destralhar Doutorado Editorial do mês Em casa Evernote FLY Lady Foco GTD Guia definitivo GTD e Evernote Home-Office Linkagem de domingo Livros Livro Trabalho Organizado Livro Vida Organizada Meia hora Meio perÃodo Menu semanal Mestrado Minimalismo Mudanças Napoleon Hill Notion No trabalho Objetivos O dia inteiro Organizar Projetos Publicidade Receitas Resumo Todoist Trello
Conteúdo de utilidade pública! 🙂
Obrigada.
Bj
ThaÃs!!! Esse texto casa exatamente com o que tenho buscado viver.
Comecei um destralhe aqui em casa no começo do mês depois de ler os 2 livros da Marie Kondo. Fiquei mega inspirada (bateu um desânimo durante alguns dias pq o marido adoeceu, a bebê tb e a rotina não saiu como esperada), mas continuo na batalha, destralhando tudo pra organizar melhor e ter uma vida de qualidade (ando beemmm estressada com a bagunça acumulada).
Em relação às pessoas, venho tirando várias da minha vida (inclusive da familia) que não agregam em nada, sem arrependimentos ou sentimento de culpa.
Outra coisa que impactou bastante foi ter saÃdo das redes sociais. Eu entrava cada vez menos (mas me aborrecia, hahahahaha)… então desativei.
Tô nessa vibe mesmo de manter por perto os que me fazem bem e não sair compartilhando minha vida com qqr pessoa.
Thais, hoje você ainda usa algum programa como Trello, Evernote, Todoist?
O post de hoje responde sua pergunta. 😉
Obaaaa! A resposta da minha pergunta no nosso café imaginário! 🙂
Excelentes sugestões. No meu caso, meu pai é uma pessoa bastante negativa e eu sou muito contaminada por essa negatividade. Por questões genéticas ou pela convivência ao longo dos anos, sinto que, se eu deixar, fico igualzinha. Ao mesmo tempo, não quero, e acho que nem consigo, me afastar completamente. Mas, de fato, estabelecer meus limites nessa relação tem sido um desafio bem importante.
Muito obrigada pelas dicas! Adorei! 🙂
Olá… lendo seu comentário eu pensei no livro (e documentário netflix) O Segredo. Já conhece? Ajudou-me e talvez lhe ajude tb. Abraços.
Obrigada pelo post, ThaÃs!
Conheci seu trabalho há pouco tempo, quando já havia iniciado um processo de “destralhar” muita coisa em minha vida, incluindo pensamentos, relacionamentos e objetos, e tenho me identificado muito com o conteúdo que você tem compartilhado.
Colocar uma música que alegre também ajuda a superar algumas ondas de pensamento negativo.
Perfeito!
Pessoas negativas
Quando se trata da sua mae? Amo minha mae mas ela e uma pessoa muito negativa e nao aceita ajuda e isso me machuca muito.
Estou na terapia para que eu consiga melhorar.
É…
Estou na mesma busca p me “afastar” da negatividade da minha mãe.
Estou lendo o Atitude Mental Positiva, que comprei no Amazon Day depois de tanto ler sobre ele aqui 🙂
Mas confesso que, quando estou enredada nos pensamentos, fica difÃcil conseguir sair desse estado. Muitas vezes, só consigo me posicionar perante um pensamento negativo depois que ele já se instalou e fez um bom efeito, e aÃ, tento aprender com aqueles momentos sombrios, a maneira mais assertiva de me posicionar depois.
Obrigada pelas dicas <3
Adoro todos os posts! Sempre consigo tirar bons insights deles. O de hoje me fez lembrar que preciso destralhar objetos fÃsicos, tanto na minha casa quarto no trabalho. Estou certa de que minha vida será mais fluida quando eu fizer isso, mas tenho tanta preguiça… nunca tenho disposição pra isso!
Sou autônoma e trabalho em casa, no momento estou sem trabalho mas fiz uma lista de coisas boas para fazer enquanto estou com tempo para isso: Cuidar da alimentação, Ler livros que comprei e nunca tinha tempo para ler, Fazer cursos que estão pendentes, cuidar da casa e colocar meus pensamentos em ordem.
Obrigada por esse texto.
Muito legal. Obrigada por compartilhar.