Oie! Meu nome é Thais e este é o meu blog. Tem duas coisas que você precisa saber antes de ver qualquer texto aqui. 1) Este é um blog pessoal onde eu compartilho a MINHA Vida Organizada. Falo sobre diversos outros assuntos e também divulgo o meu trabalho em diferentes frentes, incluindo o Método Vida Organizada. 2) De 2022 para trás, todos os posts estão com problemas de caracteres que há anos tentamos resolver com os melhores programadores do Brasil e não conseguimos. Optei por manter no ar mas estamos consertando manualmente. São quase 7 mil textos. Sabemos do problema e, por favor, não precisamos receber mensagens e e-mails avisando. Era manter assim ou tirar o blog do ar, e optamos por mantê-lo, já que os textos novos estão consertados. Obrigada pela compreensão!
Download: roda da vida
Um dos exercÃcios que eu aprendi a fazer na minha formação de coaching se chama roda da vida. Trata-se de uma ferramenta que você utiliza para refletir sobre o seu nÃvel de satisfação em cada uma das áreas e usar isso para decidir algumas questões importantes para a sua vida.
É uma técnica que costumo usar regularmente. Pelo menos uma vez por mês, para avaliar como estou entrando no novo mês (como uma espécie de “check-in” do mês em questão) ou sempre que sinto necessidade de reavaliar a minha vida (por exemplo, quando começou a quarentena, na pandemia).
Para usá-la, é muito simples: você pode desenhar, listar as áreas, fazer em formato de mapa mental, ou simplesmente baixar um arquivo (vou deixar disponÃvel aqui para você). Reflita sobre cada uma das áreas, pensando: qual meu nÃvel de satisfação nessa área no momento? Você pode pintar, se for o arquivo com a roda mesmo, ou dar uma nota de 1 a 10.
Dar nota 10 não significa que está tudo perfeito naquela área – isso não existe. Significa apenas que você está satisfeita/o com ela como ela está. Caso não esteja satisfeita/o, por quê? Essa reflexão é super importante para você identificar o que precisa mudar ou focar naquele momento em cada uma das áreas.
Outro exercÃcio legal de se fazer é escolher uma área para dar foco durante um tempo. Pode ser para o ano em questão ou apenas durante algum perÃodo. Por exemplo, no inÃcio da quarentena, eu achei importante focar na minha saúde mental (área: equilÃbrio emocional). Foi bastante acertado, e a ideia é personalizar sempre de acordo com as suas necessidades.
Outra dúvida comum que existe é, por exemplo: posso dar 0 para espiritualidade se eu for ateu? Ou: posso dar 0 para amor se eu não estiver em um relacionamento? Lembre-se que não se trata de ter ou não coisas ou convenções dentro de cada área, mas como você se sente com relação a ela – seu nÃvel de satisfação. Se você for um ateu feliz, significa que sua área espiritualidade está super ok para você, então você pode se dar nota 10. A gente só não consegue dar 10 quando rola um incômodo, sabe? E perceber esse incômodo é uma das maiores formas de autoconhecimento, acho muito legal.
Outra pergunta que costuma aparecer quando faço esse exercÃcio em grupo ou com outra pessoa é: tenho que escolher só uma área para focar no momento? Todas estão precisando da minha atenção! Sim, essa é justamente a ideia! Todas estão precisando de atenção, mas se estão nesse estado é porque você não está conseguindo focar em tudo ao mesmo tempo, entende? Logo, você deve refletir assim: qual dessas áreas, se eu focar agora, vai impactar mais todas as outras? É um exercÃcio de foco mesmo. Você escolhe uma e depois vai trazendo as outras. Mas é fato que todas vão melhorando à medida que uma bastante importante no momento melhora também.
Recomendo fortemente esse exercÃcio como uma ferramenta de auto-conhecimento e auto-análise, de tempos em tempos, na frequência que você considerar melhor para você. Clique aqui para baixar o modelo.
Written by Thais Godinho
Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.
14 comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
- A Thais blogueira
- Ambiente de trabalho
- Amor
- Anual
- Áreas da Vida
- Armazenamento
- Arquivos
- Ayurveda
- Beatnik
- Blog
- Blogging
- Budismo
- Bullet Journal
- Carreira
- Carta da Editora
- Casa
- Checklists
- Comida
- Contribuição
- Criatividade
- Curtindo a casa
- Decoração
- Destaques
- Destralhar
- Diário
- Diário da Thais
- Dicas de produtividade
- Downloads
- Empreendedorismo
- Equilíbrio Emocional
- Equipes
- Espiritualidade
- Estudos
- Faça Você Mesmo/a
- Família
- Feng Shui
- Ferramentas de Organização
- Finanças
- Gestão do Tempo
- GTD
- Hábitos
- Hábitos Saudáveis
- Holacracia
- Home-office
- Imprensa
- Indicações
- Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial
- Lazer
- Liderança
- Lifestyle
- Limpeza
- Linkagem
- Livros
- Lugares
- Mensal
- Mercado
- Minimalismo
- Mudanças
- Nerdices
- Novidades
- Organização Financeira
- Organização Pessoal
- Pets
- Planejamento
- Planejamentos
- Plenitude & Felicidade
- Produtividade Compassiva
- Profissionais
- Propósito
- Propósito e Felicidade
- Receitas
- Relacionamentos
- Resenhas
- Rotinas
- Rotinas
- Roupas
- Saúde
- Séries
- Semanal
- Semestral
- Social
- Tecnologia
- Trabalho
- Trimestral
- Universidade Pessoal
- Veganismo
- Viagens
- Vida
- Vida Acadêmica
- Vida de Escritora
- Vida de viajante
- Vida Organizada
- Zettelkasten
Agenda Ano pessoal 9 Armário cápsula Até 2 horas Ayurveda Blogging Budismo Bullet journal Caixa de entrada Carta da editora Checklists Como eu me organizo De férias/folga Destralhar Doutorado Editorial do mês Em casa Evernote FLY Lady Foco GTD Guia definitivo GTD e Evernote Home-Office Linkagem de domingo Livros Livro Trabalho Organizado Livro Vida Organizada Meia hora Meio perÃodo Menu semanal Mestrado Minimalismo Mudanças Napoleon Hill Notion No trabalho Objetivos O dia inteiro Organizar Projetos Publicidade Receitas Resumo Todoist Trello
“Lembre-se que não se trata de ter ou não coisas ou convenções dentro de cada área, mas como você se sente com relação a ela – seu nÃvel de satisfação.”
Essa frase foi extremamente esclarecedora, porque tenho dado nota baixa para algumas coisas sem necessidade, já que estou ok com elas rs
Obrigada pelo post e por sempre estar produzindo conteúdo de ótima qualidade!
Senti o mesmo esclarecimento ao ler. : ) Às vezes nos cobramos por não estar no padrão alheio e não no nosso, no que nos faz bem.
Muito legal, obrigada! 😉
Obrigado
Olá, sabe Thais me da impressão que estou o tempo todo tentando “entrar no meu trilho” alinhar o sono, ter calma, ter tempo para fazer atividade fisica, tenho usado mtos recursos, mas ainda nao consigo dizer é meu tempo, é meu dia, é meu, trabalho clt e acabo estendendo horarios com bastante frequencia bem na hr do pilates, depois tenho faculdade… nossa.. como não sentir que estou apagando incendio sem fim?
Adoro como seus post são sucintos!
Adorei a metáfora do check-in, faz muito sentido! Parabéns pela clareza nas palavras!
Gostei demais. Farei esse exercÃcio. Já estou até assistindo ao vÃdeo do Youtube para me ajudar ainda mais. Obrigada!
Boa tarde
O link não está mais funcionando?
No momento estamos migrando de ferramenta, em breve estará normal. 😉
Consegui fazer o download, obrigada!
Oi, quero melhorar minha vida
MARAVILHOSO
Desejo receber links de livros para organização de vida…tempo, mente