Pular para o conteúdo

Download: roda da vida

Um dos exercícios que eu aprendi a fazer na minha formação de coaching se chama roda da vida. Trata-se de uma ferramenta que você utiliza para refletir sobre o seu nível de satisfação em cada uma das áreas e usar isso para decidir algumas questões importantes para a sua vida.

É uma técnica que costumo usar regularmente. Pelo menos uma vez por mês, para avaliar como estou entrando no novo mês (como uma espécie de “check-in” do mês em questão) ou sempre que sinto necessidade de reavaliar a minha vida (por exemplo, quando começou a quarentena, na pandemia).

Para usá-la, é muito simples: você pode desenhar, listar as áreas, fazer em formato de mapa mental, ou simplesmente baixar um arquivo (vou deixar disponível aqui para você). Reflita sobre cada uma das áreas, pensando: qual meu nível de satisfação nessa área no momento? Você pode pintar, se for o arquivo com a roda mesmo, ou dar uma nota de 1 a 10.

Dar nota 10 não significa que está tudo perfeito naquela área – isso não existe. Significa apenas que você está satisfeita/o com ela como ela está. Caso não esteja satisfeita/o, por quê? Essa reflexão é super importante para você identificar o que precisa mudar ou focar naquele momento em cada uma das áreas.

Outro exercício legal de se fazer é escolher uma área para dar foco durante um tempo. Pode ser para o ano em questão ou apenas durante algum período. Por exemplo, no início da quarentena, eu achei importante focar na minha saúde mental (área: equilíbrio emocional). Foi bastante acertado, e a ideia é personalizar sempre de acordo com as suas necessidades.

Outra dúvida comum que existe é, por exemplo: posso dar 0 para espiritualidade se eu for ateu? Ou: posso dar 0 para amor se eu não estiver em um relacionamento? Lembre-se que não se trata de ter ou não coisas ou convenções dentro de cada área, mas como você se sente com relação a ela – seu nível de satisfação. Se você for um ateu feliz, significa que sua área espiritualidade está super ok para você, então você pode se dar nota 10. A gente só não consegue dar 10 quando rola um incômodo, sabe? E perceber esse incômodo é uma das maiores formas de autoconhecimento, acho muito legal.

Outra pergunta que costuma aparecer quando faço esse exercício em grupo ou com outra pessoa é: tenho que escolher só uma área para focar no momento? Todas estão precisando da minha atenção! Sim, essa é justamente a ideia! Todas estão precisando de atenção, mas se estão nesse estado é porque você não está conseguindo focar em tudo ao mesmo tempo, entende? Logo, você deve refletir assim: qual dessas áreas, se eu focar agora, vai impactar mais todas as outras? É um exercício de foco mesmo. Você escolhe uma e depois vai trazendo as outras. Mas é fato que todas vão melhorando à medida que uma bastante importante no momento melhora também.

Recomendo fortemente esse exercício como uma ferramenta de auto-conhecimento e auto-análise, de tempos em tempos, na frequência que você considerar melhor para você. Clique aqui para baixar o modelo.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

14 comentários em “Download: roda da vida”

  1. “Lembre-se que não se trata de ter ou não coisas ou convenções dentro de cada área, mas como você se sente com relação a ela – seu nível de satisfação.”
    Essa frase foi extremamente esclarecedora, porque tenho dado nota baixa para algumas coisas sem necessidade, já que estou ok com elas rs

    Obrigada pelo post e por sempre estar produzindo conteúdo de ótima qualidade!

  2. Olá, sabe Thais me da impressão que estou o tempo todo tentando “entrar no meu trilho” alinhar o sono, ter calma, ter tempo para fazer atividade fisica, tenho usado mtos recursos, mas ainda nao consigo dizer é meu tempo, é meu dia, é meu, trabalho clt e acabo estendendo horarios com bastante frequencia bem na hr do pilates, depois tenho faculdade… nossa.. como não sentir que estou apagando incendio sem fim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *