Pular para o conteúdo

“Como se faz uma tese” (Umberto Eco)

O segundo livro que eu li este ano (veja qual foi o primeiro) me deixou com a sensação de que eu deveria ter lido há mais tempo! Eu li agora, na fase final da minha dissertação do mestrado, e mesmo assim o livro me trouxe insights legais e ajustes interessantes que ainda tive tempo de fazer no trabalho. (comentarei mais sobre ele em posts futuros)

“Como se faz uma tese”, do Umberto Eco, é um clássico no meio acadêmico. Não li antes porque achei que ele fosse mais voltado para o doutorado, mas me enganei! Ele fala sobre pesquisa de uma maneira mais ampla e, ao mesmo tempo, traz recomendações simples e certeiras para quem estiver trilhando o caminho da pesquisa acadêmica.

O livro é dividido em:

  • O que é uma tese e para que serve, quem deve ler este livro e como uma tese serve mesmo depois da conclusão do seu curso
  • Como escolher o tema e todas as suas variáveis
  • Como fazer a pesquisa do material, fontes, bibliografias, fichamentos, orientações para a leitura dos livros
  • A parte escrita do trabalho, com orientações para redação e referências técnicas mesmo que ajudam e muito

É um livro curto (170 páginas), leve e até mesmo bem-humorado que eu recomendo sim  em qualquer momento da vida, se fazer pesquisa acadêmica for o seu interesse, ou se você é escritor, jornalista ou trabalho com redação e pesquisa de uma maneira menos formal.

Autor

6 comentários em ““Como se faz uma tese” (Umberto Eco)”

  1. Thais, esse livro é pra trabalhos apenas em Ciências Humanas? Sou de Ciências Exatas, me interessei, também estou escrevendo dissertação de mestrado. Vi que o preço do livro tá meio salgado, por isso pergunto se também aplicaria na minha área. Muito obrigada.

  2. Thaís, boa noite!

    muito inspiradora sua história.

    Estou quase surtando para entrega de uma dissertação em 2 meses. E, ao ler tua publicação me deu um ânimo. Tem mais apontamentos sobre sua dissertação?

  3. Pingback: Livros para te ajudar a ser um(a) estudante melhor – vida organizada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *