Pular para o conteúdo

“THE PARA METHOD” (Tiago Forte)

O Tiago fez uma coisa que eu quero fazer há algum tempo: escrever um livro sobre o meu método. Eu já tenho isso como material do curso do Método Vida Organizada, mas gostei muito que ele tenha criado o livro em si para meio que “oficializar” esse material como um livro publicado. #desabafos hahaha

Eu me identifico com o Tiago porque, da mesma maneira que ele é um GTDer que criou um método para organizar toda a parte de arquivos do GTD, eu considero que criei um método para organizar toda a parte dos Horizontes de Foco do método também, com adições. Essa é a minha percepção, ao menos. Então me identifico e me afeiçoo a ele e ao seu método por conta disso.

Bem, este post é uma resenha do livro dele, que por enquanto só tem em inglês mas é provável que em breve a gente tenha em pt-br também.

O método do Tiago Forte é legal porque ele traz uma maneira prática de organizar todos os nossos arquivos relacionados a projetos, áreas da vida, referências e aqueles arquivos mais antigos. Isso é bem importante porque simplifica o gerenciamento desse tipo de informações.

Ele baseia todo o seu método em 4 categorias, que formam o nome “PARA”:

  • Projects
  • Areas
  • Resources
  • Archives

A tradução livre que faço, procurando até linkar com o GTD, tem sido: (suporte a) projetos, áreas de foco, referências e arquivo.

Eu ainda tenho um pouco de dificuldade em diferenciar algumas coisas. Por exemplo, em projetos, fica claro pra mim que estamos falando sobre organização de material de suporte a projetos e, sinceramente, só isso aqui já vale a implementação do método dele, porque é um “gap” que eu vejo muitos praticantes de GTD passarem.

Lendo o livro, no entanto, eu obtive uma compreensão melhor sobre Areas e Resources – minha dúvida. Em áreas, eu vou colocar as pastas referentes a referências das diversas áreas da minha vida. Em Resources, vou colocar áreas de conhecimento, de interesse, de tópicos que eu estudo. Aí ficou mais claro. Porque antes eu não sabia exatamente como diferenciar uma coisa da outra. Depois que eu percebi que ambas eram pastas de referências – uma para as áreas, outra para assuntos e temas de interesse, facilitou bastante a compreensão para mim.

Já os arquivos também são fáceis de compreender. São coisas que simplesmente não tenho mais interesse nem são mais áreas de foco, mas já foram um dia e, por algum motivo, eu quero guardar. Faz muito sentido essa organização para mim. Cada vez mais eu gosto do método dele.

Uma das maiores demandas que eu recebo no Vida Organizada é sobre essa gestão de informações. Leituras, anotações, conhecimentos, projetos. Então compreender como organizar essas informações de uma maneira que categoriza o nosso entendimento do que aquela informação significa para nós, em primeiro lugar, faz toda a diferença.

O seu sistema deve te dar tempo, não tirá-lo.

Tiago Forte

O livro é dividido em três partes: Fundamentos, Playbook (passo a passo para implementar) e Aprofundamento (outras maneiras de usar). O mais legal dele, na minha opinião, é que ele é totalmente prático. O texto que o Tiago traz é aquele essencial para compreender o que ele vai ensinar a fazer, sem “histórinha”. Quem me acompanha há mais tempo sabe como eu não gosto de livro com historia haha

A ideia central do método é: vamos usar DEZENAS de ferramentas e aplicativos para gerenciar nossas informações. Como manter um padrão de organização entre elas, de modo que fique fácil de armazenar e de consultar sempre que a gente precisar? O método vem nesse sentido, para trazer essa padronização. Você pode aplicar para tudo – do Dropbox aos e-mails.

Eu recomendo fortemente (tu-dum-tss) a leitura do livro e espero ansiosamente uma versão em português para que todos possam acessar.

Incentivo todos os leitores a explorar mais a fundo o método PARA do Tiago Forte. Ele oferece uma estrutura simples, porém poderosa, para a organização de sua vida digital e uma maneira compassiva de lidar com o crescente volume de informações. À medida que navegamos por essa era digital, é fundamental termos ferramentas que nos permitam manter o foco no que realmente importa e simplificar a complexidade que a tecnologia trouxe às nossas vidas. Experimente o método, adapte-o às suas necessidades e descubra como ele pode fazer a diferença na sua jornada de produtividade e organização. E lembre-se, o processo de organização é uma jornada, não um destino final. Continue explorando, aprendendo e evoluindo, pois a verdadeira magia está na jornada em si.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

5 comentários em ““THE PARA METHOD” (Tiago Forte)”

  1. Gostei muito da dica. Sou um usuario “faixa amarela” do GTD e comecei a ler este livro do Tiago a pouco tempo. Está ajudando muito no meu processo de GTO (Getting Things Organized).
    Seria muito legal que tivesse uma live entre vocês (um crossover desses bicho!). 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *