fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Do que eu tive que abrir mão na vida para ter foco em outras coisas mais importantes?

Foi a pergunta que eu recebi de uma leitora este mês e achei curiosa. Por isso me deu a vontade de escrever este post.

Porque sabe, não tem como a gente fazer tudo na vida. A gente precisa ajustar o foco o tempo todo. Para eu conseguir focar em algo que eu quero, eu vou deixar todas as outras de lado. Isso acontece até mesmo em um nível mais micro, no dia a dia. Para escrever este post, agora, eu estou deixando de lado um monte de outras atividades que poderia estar fazendo, mas não estou, porque optei por escrever o post.

Tudo na vida é uma questão de identificar prioridades. O post que escrevi outro dia, sobre ter muita coisa para fazer e técnicas para ajustar esse foco também pode ajudar no entendimento.

Outro post que também ajuda é o sobre a lista de “depois de”, pois dessa maneira a gente identifica fases da vida que talvez nos sobrecarreguem com algum tema (mestrado, mudança, nascimento do filho, reforma) e consegue ter foco no que precisa focar efetivamente no momento, e deixar o restante para reanalisar depois que essa fase passar.

Se eu tive que abrir mão de alguma coisa para conseguir outras? Claro que sim, como todo mundo. A grande questão é: me sinto tranquila com essas escolhas? Os posts linkados acima mostram quais são as minhas técnicas para desenvolver essa tranquilidade nas decisões, mas este e este podem ajudar também.

Achei a pergunta curiosa porque eu sinceramente achava que isso era um entendimento que todos nós temos, mas percebi que era uma dúvida que poderia ser comum a outras pessoas.

Para tudo o que você diz SIM, você está dizendo NÃO a todo o restante. Simples assim. Organizção é dizer SIM às coisas certas. Por isso todo esse trabalho que nós temos por aqui. 😉