fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Carta da Editora – Outubro 2018

Gostaria de começar este mês com um recadinho.

Lá no começo do ano, quando eu anunciei a separação dos canais do Vida Organizada, eu avisei que seria um processo de aprendizado e experiência, e uma construção. Muitos de vocês reclamaram, enquanto outros adoraram.

Esse processo ainda está em andamento. Como todo processo, não é do dia para a noite. É um processo e, como tal, leva tempo.

Muitas pessoas me cobram e me enviam mensagens dizendo que não gostaram da separação, mas o fato é que essa separação nem existiu totalmente. Eu tentei, inicialmente, mas com tudo o que começou a acontecer com a minha avó desde março, eu não tive a possibilidade de produzir conteúdo para mais de um canal. Então fiz um esforço tremendo para manter o conteúdo do Vida Organizada, e até VEDA (vídeo todo dia em abril) eu fiz, produzindo conteúdo para vocês, mesmo no olho do furacão.

A ideia de separar o conteúdo de GTD foi apenas para tirar uma marca registrada, que custa dezenas de milhares de dólares de royalties anualmente à franquia brasileira, daqui de dentro do blog, para que essa marca pudesse ser melhor aproveitada por todos os outros instrutores da franquia. O meu conteúdo pessoal de GTD continua por aqui, como estava antes. Fiz a semana de instalação no canal do GTD Brasil lá no começo do ano, pois foi algo específico, e sempre que for algo bem específico ao método postarei por lá, mas o meu conteúdo pessoal continua por aqui. Com todas as coisas que aconteceram, minha prioridade sempre foi manter o Vida Organizada e qualquer outro canal ficaria em stand-by.

A ideia de separar o conteúdo de “casa” era fazer um canal novo sobre a vida em casa, com receitas, falar sobre pets, hobbies e atividades domésticas diversas. O conteúdo de organização da casa continuaria por aqui (eu percebi que isso faria mais sentido depois de algumas semanas tentando dividir esse conteúdo). Mas, com o que aconteceu na minha vida pessoalmente, com relação aos cuidados com a minha avó, me fez perceber que eu não tinha estrutura de vida mesmo no momento para abraçar esse novo conteúdo, que era imenso, então mantive no meu radar apenas o que era do Vida Organizada mesmo, referente à organização da casa. Então tanto no blog quanto no canal os conteúdos sobre casa continuaram. Teve post pra caramba e vídeos diversos sobre organização com foco na casa.

Eu estou escrevendo isso porque recebo diariamente (sim, todos os dias) mensagens aqui no blog e nas diversas redes sociais reclamando da separação que anunciei lá no começo do ano e que, de lá pra cá, mil outras coisas aconteceram e eu já compartilhei com vocês sobre esse processo – erros e acertos, decisões e continuidades.

Não me parece possível que alguém que acompanhe o Vida Organizada não tenha percebido que os conteúdos continuam por aqui e que os conteúdos mais específicos de GTD, quando acontecem, sempre são divulgados nos canais do Vida Organizada também (tanto aqui no blog quanto na newsletter).

Porém, isso me faz realizar uma nova auto-crítica (acho que auto-crítica é o que eu mais faço na vida) para avaliar como tenho investido meu tempo na produção de conteúdo e também na divulgação desse conteúdo que está sendo criado. Se eu publico um conteúdo que algumas pessoas sequer sabem que existem, como posso melhorar?

Enfim, são algumas observações importantes e que quis compartilhar com vocês, para que vocês saibam como se dá a construção editorial deste canal.

Em resumo: não é que a separação dos canais não deu certo (preciso escrever assim porque já recebi esse tipo de comentário afirmando o contrário). É que a separação que eu queria fazer leva tempo e demanda uma estrutura que, com tudo o que aconteceu na minha vida, eu ainda não concluí. A do GTD está em construção, mesmo devagar, e o conteúdo extra que queria fazer sobre casa ficará para um futuro em breve. O conteúdo sobre organização continua por aqui, normalmente. No meu blog pessoal, de lifestyle, escrevo sem obrigação, quando dá vontade. Não é um blog profissional.

Sobre os temas mensais, comentei no post de ontem que um mês tem sido pouco tempo para explorar alguns temas tão bacanas, então estou repensando esse formato para o calendário editorial, com mudanças que vocês sentirão aqui diariamente, muito aos poucos.

Obrigada por me acompanhar. <3 Sempre que você quiser sugerir algum assunto a ser abordado aqui, pode deixar um comentário. Vale a pena fazer uma busca no blog antes para ver se já não tem algo a respeito, pois desde 2006 tem muuuuito texto por aqui.