Pular para o conteúdo

Carta da Editora: Fevereiro 2024

E chegou fevereiro.

Janeiro foi um mês bastante cheio por aqui, assim como novembro e dezembro. Essa época é “temporada de planejamento e organização” e é sempre uma época do ano que eu sei que vou precisar trabalhar muito porque temos muita demanda. Quando fevereiro finalmente chega, eu acho bom, pois sei que vou tirar alguns dias para descansar. Desta vez, terei uma semana de férias de verdade, conseguindo viajar e descansar. Que bom ter uma vida um pouco mais normal agora, sabe.

Eu sempre vejo quem trabalha de segunda à sexta das 9h às 18h com seus prós e contras. Eu sei que tem o contra da não flexibilidade, de ter seus horários ditados (na maioria das vezes) pela empresa que te contrata. Mas o pró é poder fechar o computador às 18h e descansar, ou ter os finais de semana, feriados, todos esses dias livres (eu sei que também existem exceções nesses casos, mas deu pra entender). Eu, por ser autônoma, não tinha mais essa rotina de descanso batendo ponto assim desde 2014, quando saí do meu último emprego CLT. Até 2019, eu trabalhava muito muito muito porque simplesmente não podia negar trabalho. O que aparecia, eu pegava, pois precisava sustentar a minha família. Em 2020, com o boom dos cursos online, o MVO vendeu bem e pôde me dar uma estabilidade profissional.

O doutorado deu uma bagunçada nisso, e acredito de verdade que, enquanto ele estiver em andamento, eu não vou ter uma saúde mental como antes (a vida acadêmica mexe com os nossos “instintos mais profundos”…). Mas, neste semestre, pela primeira vez eu não terei disciplinas para cursar, e ficarei “só” com a minha pesquisa. E eu quero terminá-la logo, mas tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo que eu preciso aproveitar, e por isso o doutorado acaba se espaçando pelo período de quatro anos mesmo.

Por exemplo, ano passado eu tive a oportunidade de fazer algumas pesquisas na Alemanha. Vou agora novamente. E eu tenho mais outros dois países com projetos em andamento que em breve poderei confirmar e divulgar para vocês. Isso tudo é muito bom profissional e culturalmente, mas está sendo bastante difícil conciliar com a família e a minha vida aqui no Brasil. A configuração toda se tornou tão complexa que seria mais fácil eu morar esse ano inteiro fora levando todo mundo que ficar indo e voltando toda hora. Mas as pessoas não são objetos que dá pra gente carregar para lá e para cá. Tem suas vidas, anseios, vontades e medos, assim como eu, e todos nós precisamos ser respeitados nesse processo.

Não de outro modo, o foco do mês de fevereiro será nos ESTUDOS. Vamos falar sobre o que for relacionado a esse tema ao longo de todo o mês. Hoje eu fiz uma aula aberta no YouTube contando um pouco sobre o que nos espera e acredito que dê para ter uma noção legal:

“Estudos” será a área de foco do mês de fevereiro em todo o ecossistema do Vida Organizada – aqui no blog, no canal, no Instagram, mas também nos nossos programas pagos. Se você tiver alguma dúvida a respeito ou quiser ver algum conteúdo relacionado ao longo do mês, por favor, deixe um comentário. Obrigada!

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

1 comentário em “Carta da Editora: Fevereiro 2024”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *