fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Carta da Editora: A condição do empreendedorismo

Tem dois termos que, ultimamente, se popularizaram e até mesmo foram banalizados ou ridicularizados. Um deles é COACHING. O outro é EMPREENDEDORISMO. Eu tenho TUDO a dizer sobre essa condição tanto de um quanto de outro, mas neste momento eu vou me concentrar na questão do empreendedorismo.

O empreendedorismo está em alta não apenas porque as pessoas querem trabalhar para si mesmas, com aquilo que amam ou são boas, mas por uma questão de necessidade. Cada vez mais pessoas desempregadas têm precisado do empreendedorismo para conseguirem viver, e isso não é apenas uma tendência mas sim uma consequência de uma crise econômica que começou no mundo todo há décadas atrás, cada vez mais intensificada pelos modelos de terceirização do trabalho e precarização das condições dos trabalhadores de modo geral.

Não sei como você tem observado esse movimento no seu círculo de amizades e familiares mas, para mim, na minha própria família, conto nos dedos as pessoas que trabalham com vínculo CLT. Quando não estão, ou estão desempregadas ou se virando para “empreender” apenas para ter uma remuneração para sustentar a vida de maneira geral. Dificilmente vejo pessoas “largando seus empregos” para empreender, mas sim empreendendo por necessidade. A pessoa primeiro vira PJ, e de repente está em um modelo de trabalho intermitente que não pediu para fazer parte, e ela vê em todos os lugares que precisa ter “atitude empreendedora” para prosperar. É difícil! Porque não fomos acostumados nem educados para trabalhar dessa forma.

Não vou entrar aqui no mérito da problematização dessa condição. Deixo isso para o meu mestrado. <3 Mas eu quero sim, aqui no blog, mostrar como a organização pode ajudar quem esteja empreendendo, porque quis ou porque precisou. Eu tenho um curso online chamado Organização para empreendedores, que explica um passo a passo, mas quero trazer aqui reflexões e insights que possam ajudar de maneira geral, além de dicas. Esta será a temática do mês. Portanto, se você tiver alguma curiosidade ou quiser ver algum assunto específico, relacionado a esse tema, sendo tratado aqui no blog, por favor, deixe um comentário neste post. Na medida do possível, tentarei trazer esses temas por aqui e no canal no YouTube, para que a gente possa se ajudar. Acho que esse é o verbo certo.

Muito obrigada pela sua presença aqui. <3 Bom mês de março para você.