Pular para o conteúdo

Minhas 5 prioridades para 2020

Em 2017, eu li o livro “Ponto de equilíbrio”, e uma das coisas que a autora recomenda e que eu adorei fazer nos últimos anos foi definir 5 prioridades para o ano e ignorar todo o resto.

A cada ano, eu acredito que essa reflexão vá amadurecendo. Para 2020, consegui pensar com carinho e definir com clareza quais seriam as minhas 5 prioridades para este ano, que compartilho agora com você.

A foto acima foi tirada por mim este ano no centro budista

Prioridade 1
Minha espiritualidade: o caminho do Bodissatva

Ao final do ano passado, fazendo eu mesma os exercícios que ensino no workshop de Planejamento de Vida, eu percebi que cerca de 90% das coisas que eu queria atrair mais para a minha vida ou aquelas que eu gostaria de mudar estavam relacionadas ao meu envolvimento com o Budismo. O caminho que eu pratico no Budismo, se levado mais a sério, traria o que eu gostaria de atrair para a minha vida. Esse foi um insight muito importante para mim, e foi quando eu decidi que a espiritualidade seria a minha principal área de foco este ano. O que quero dizer aqui é que, dadas as possibilidades (fim do mestrado, trabalho e cuidados com o filhote), minhas atividades no centro budista serão prioridade. Em resumo: o que você vai fazer no próximo final de semana? Se eu tiver que escolher entre ir a um churrasco com os amigos ou um retiro, eu vou no retiro. Claro que a coisa não é “preto no branco” assim, mas acredito que tenha dado para entender o quão prioritária será essa área para mim.

Prioridade 2:
Minha tranquilidade financeira

A vida de quem empreende não é fácil. É cheia de tensões, inseguranças. Na maioria das vezes, até solitária. Este ano eu entrei em um grupo de mentoria que está me ajudando demais a planejar as atividades, além de me dar apoio nas decisões e dúvidas que eu tenho. Tudo isso me ajuda a focar no faturamento da empresa e também me dar um pouco mais de tranquilidade. Eu estou em um momento (desde o meio do ano passado) muito focada em reduzir custos e investir naquilo que é necessário para a minha família e eu ficarmos bem, mas também proporcionar o nosso crescimento. Eu quero focar cada vez mais nisso, repensando investimentos e cuidando de perto para construirmos cada vez mais essa tranquilidade, espaçando até o resto da nossa vida. Continuar esse cuidado, com um senso sempre atento, é prioridade para mim este ano.

Prioridade 3:
Trabalho e rotina tranquilos

Gente, vou falar uma coisa para vocês: eu tenho esse trabalho e é um privilégio poder moldar a minha rotina desde que comecei a me dedicar exclusivamente a ele. Mas o fato é que, quando você começa, até o retorno começar a te deixar mais tranquilo (como eu comentei no tópico anterior), há muito insegurança sobre os caminhos a tomar, onde dedicar o seu tempo e escolhas assim. Nesses últimos anos, o foco do meu trabalho estava nos cursos presenciais e em fazer viagens pelo Brasil ministrando esses cursos. Por mais que eu gostasse, sair da minha operação aqui tem um custo alto para a minha empresa, para a minha família e até para a minha saúde. Nem consigo acreditar em tudo o que consegui conciliar nos últimos anos, mesmo depois de ter feito a cirurgia bariátrica. Este ano eu estou focada e decidida a dizer NÃO para muito mais coisas, para continuar aqui na minha operação. Sair de casa ou do meu escritório para passar um dia inteiro em uma reunião que não trará um retorno (não apenas financeiro, mas de propósito mesmo) que me faça sentido, simplesmente não é algo que cabe na minha vida. Eu vou ser ainda mais criteriosa com os compromissos que vou agendar e as propostas que vou aceitar. Minha prioridade é ter uma rotina tranquila, simplesmente. Chega de correria. Eu não preciso mais aceitar muitas coisas que antes eu precisava simplesmente para pagar as contas.

Prioridade 4:
Ayurveda, yoga, saúde integrada

Então, gente. Tudo o que eu sempre relato aqui no blog como parte da minha história – ser publicitária, ter tido vários episódios de estresse que me levaram a querer trabalhar com organização etc etc – tudo isso teve um preço na minha vida, que paguei na última década, praticamente. Estresse, ganho de peso, depressão, alimentação prejudicada por essa rotina desregrada, crises de ansiedade, enfim, muita coisa. Há dois anos e meio, quando fiz a cirurgia bariátrica, isso mudou muita coisa na minha relação com o meu próprio corpo. Eu tive que me obrigar a conhecer melhor o funcionamento do meu metabolismo, pois isso virou questão de vida ou morte. Hoje, eu nem consigo acreditar em todas as mudanças que finalmente consegui implementar na minha saúde depois do início desse processo. Praticar yoga diariamente, meditação, preparar meus próprios alimentos, não consumir industrializados praticamente, ter virado vegana, conhecer a ayurveda… isso virou o único estilo de vida possível de viver e quero continuar com esse foco em 2020 e além.

Prioridade 5:
Minha família, amor, filho, relacionamentos

Vocês podem estranhar isso estar em quinto lugar, mas não tem necessariamente a ver com ordem, mas em estar tão bem que agora é questão apenas de manter. Nos últimos anos, eu precisei me dedicar ao trabalho. Meu marido fez faculdade. Minha mãe estava com outras coisas na vida dela, indo morar em outra cidade, abrindo um negócio. Filhote estava bem na escola e tudo o mais. Eu estou em um momento em que absolutamente tudo o que importa é ficarmos todos bem. Dar apoio à nossa família, acompanhar o Paul de muito perto (pré-adolescência), passar mais tempo com o marido e resgatar o que não fizemos juntos nos últimos anos, cuidar mais da minha mãe (que está ficando idosa), apoiar minhas sobrinhas (que estão em início de carreira), ajudar meus sogros como puder, enfim. Isso porque nem estou me referindo às minhas amigas, cada uma com suas questões e que quero estar presente e dando apoio, além do networking profissional, que vai sendo alimentado. Nossos relacionamentos são tudo. Então, por mais que esteja na prioridade 5, não quer dizer que seja menos importante que o resto, mas que está no mesmo grau de prioridade que todas as outras 4 coisas. Fico até me questionando se essas 5 prioridades não acabarão sendo as 5 prioridades padrão da minha vida até o final, sabe?

Eu nunca estive tão bem, focada e feliz.

Essas prioridades me trazem uma clareza enorme sobre o que deve ser o meu foco ao longo do ano, todos os dias, momento a momento, e essa é realmente a ideia – usar como princípio para a tomada de decisões.

E você, consegue definir 5 prioridades para este ano? Quais são elas? Deixe nos comentários. Obrigada.

Autor

13 comentários em “Minhas 5 prioridades para 2020”

  1. Thais,

    Li um post anterior e comecei a refletir o que seria prioridade para mim em 2020.
    Como não era hábito, foi um pouco difícil no início mas terminou saindo. São elas:
    1. Proporcionar memórias afetivas para os meus filhos;
    2. Me aperfeiçoar no Yôga;
    3. Organizar a vida;
    4. Usar meu tempo e meu dinheiro com qualidade;
    5. Cuidar da minha saúde

  2. Esse é o meu problema com a roda da vida. Quando estabeleci as 5 prioridades, ficou quase igual o seu: espiritualidade, saúde, finanças, relacionamentos, estudos (que engloba carreira, interesses, humanidades, hobbies)

  3. Li o livro por recomendação sua, fiz minhas prioridades também e mudou muito esse começo de ano na minha mentalidade e maturidade para levar a vida. Obrigada por mostrar que as prioridades mudam e ainda sim são apenas guias que nos fazem ter escolhas melhores,

  4. Interessante a definição das 05 prioridades. Acredito que as minhas sejam: autoconhecimento; relacionamentos; família; carreira e espiritualidade

  5. Oi Thais
    Fiquei com duvida de como vc trabalha essas questões de prioridades, área foco do ano e focos em cada área da vida. Fiquei com receio de me colocar muitas metas.

    1. Tenho um post esta semana mesmo onde mostro como faço no meu Bullet Journal. Dá uma olhadinha. 😉

      Prioridades não são metas, ok? São parâmetros de escolha, para decidir onde você vai alocar o seu tempo.

  6. Thais curiosidade, desculpe se soar intima, acompanho o blog tem quase 10 anos, sempre vejo falar sobre seu marido, filhos, suas sobrinhas, porém não vejo relatos sobre seus irmãos, pai ou mãe das sobrinhas. como se fosse uma ruptura, é apenas uma curiosidade de leitora. Grande Abraço.

  7. Acredito que são:

    Saúde Financeira mais organizada
    Cuidar da minha espiritualidade e autoconhecimento
    Qualidade no tempo com minha filha, marido e família
    Melhorar minha alimentação e movimentos com o corpo
    Organizar projetos, agenda do trabalho e ir migrando para o online (instagram, Canal Youtube, cursos online)…
    Casa e rotina organizadas

  8. Thaís,
    Acabei de ler um livro seu: Vida organizada. Fique encantanda com a linguagem clara com que você aborda o assunto e me fez refletir minha vida. Também gostei dos seus conselhos e reflexões que trás no livro. E que estão me fazendo refletir , inclusive esse post sobre prioridades. Muito obrigada!Gostaria de te mandar um relato pessoal e quem sabe talvez possa me ajudar , já que estou em transição em muitos fatores da minha vida e em busca de pessoas como você para trazer mais luz e conhecimento a minha vida. Se puder me passar um e-mail para que eu possa falar contigo e me responder, meu coração será ainda mais grato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *