Oie! Meu nome é Thais e este é o meu blog. Tem duas coisas que você precisa saber antes de ver qualquer texto aqui. 1) Este é um blog pessoal onde eu compartilho a MINHA Vida Organizada. Falo sobre diversos outros assuntos e também divulgo o meu trabalho em diferentes frentes, incluindo o Método Vida Organizada. 2) De 2022 para trás, todos os posts estão com problemas de caracteres que há anos tentamos resolver com os melhores programadores do Brasil e não conseguimos. Optei por manter no ar mas estamos consertando manualmente. São quase 7 mil textos. Sabemos do problema e, por favor, não precisamos receber mensagens e e-mails avisando. Era manter assim ou tirar o blog do ar, e optamos por mantê-lo, já que os textos novos estão consertados. Obrigada pela compreensão!
Menu de inverno para facilitar a vida em casa
Quando o frio vai chegando, eu gosto de personalizar a preparação de refeições aqui em casa também. De modo geral, nosso menu semanal é muito simples. Eu tenho os seguintes princÃpios de alimentação:
- sempre que dá, minha refeição é salada
- evitar trigo e massas (porque senão como massa e pão o tempo todo)
- ser o mais natural possÃvel
Levando isso em consideração, nosso menu e “produção culinária” aqui em casa focam na maior praticidade possÃvel, mas eu gosto de fazer algumas comidinhas diferentes durante a época de frio, e quando passo mais tempo em casa.
Esses são os pratos que alegram a casa por aqui durante o outono e o inverno:
- Carne + purê + legumes assados = combinação tradicional da felicidade! Quando falo “carne”, me refiro a carne vermelha, suÃna, peixes e aves de modo geral. Purê também serve para batata, mandioquinha, abóbora e outros. Legumes são variados. Essa é uma combinação que nunca tem erro, é saudável e atende a todos os gostos. É relativamente fácil e rápida de preparar e, à s vezes, para ser ainda mais rápida, substituo o purê por outro carboidrato simples, como arroz ou massa. O que decide é a praticidade! Às vezes já temos um acompanhamento pronto, e só misturamos. Outra observação que eu gosto de fazer: os legumes assados substituem as saladas. Eu adoro salada de legumes e acho que uma boa salada “quentinha” combina super com o inverno!
- Ensopados. Um bom ensopado é a cara do inverno e não tem como ser um prato ruim! Dá para fazer com uma imensa variedade de ingredientes e pode ser tão simples quanto um frango no molho quanto uma “quase paella”. Eu chamo de ensopado tudo aquilo que preparo em uma única panela e é uma comida que só não é sopa porque tem sólidos a mais “mergulhados”, então é isso. Eu confesso que não fazemos tanto porque o Paul não curte muito, mas eu adoro!
- Carnes de panela de todos os tipos. Eu que não sou muito fã dessa, mas a famÃlia adora! Carne de panela com batata e cenoura, frango com quiabo e todas essas variações! Como eu não cozinho com panela de pressão (tenho medo, me julguem), não é uma das minhas opções de preparo, mas meu marido gosta de fazer e de comer, então de vez em quando ele faz.
- Arroz/massa/pratos de forno. Está aà outra receita prática que pode ser personalizada e feita pelo menos uma vez por semana! Enquanto escrevia, percebi que não só arroz de forno, mas macarrão de forno também funciona bem (macarrão pizza, por exemplo). O que eu gosto no arroz de forno é a variedade que ele permite. Você pode fazer com calabresa e um pouco mais apimentado, ou pode fazer com frango, ou um escondidinho, enfim, são inúmeras as possibilidades!
- Comidas com pão. Eu gosto de comer com a mão! E uma refeição que é o cúmulo da praticidade mas me agrada muitÃssimo é uma refeição que seja, por exemplo, legumes assados + pãozinho italiano ao lado para acompanhar. Ou uma carne de churrasco + pãozinho de alho. É uma variação do primeiro item desta lista, mas com um pão substituindo o puré – essa é verdade. Uma verdade deliciosa. 🙂 Entram aqui também sanduÃches variados. Eu não costumo comer muito sanduÃche, mas os meninos por aqui sim. Aqui nesta categoria entram as bruschettas e torradas diversas.
- Sopas! Obviamente eu não poderia deixar de falar da refeição mais tradicional do frio, que são as sopinhas! O que me ganha na sopa é também a variedade. Dá para fazer uma por semana, congelar durante todo esse tempo e ir comendo um pouco por dia, até acabar! Eu gosto de tomar sopa não só nas grandes refeições, como mini-tigelinhas de lanche também. Particularmente, prefiro sopas com grãos (ervilha, feijão, lentilha) ou batidas, mas faço de todos os tipos.
Essas comidas acima basicamente constituem um menu semanal aqui em casa, que pode ficar assim, a saber:
- Domingo: Preparar sopa para a semana inteira (tenho mais tempo)
- Segunda: Algum prato de forno (segunda quem manda é a praticidade!)
- Terça: Carne + purê + legumes
- Quarta: Comida com pão (especialmente se sobrou da comida de ontem!)
- Quinta: Carne de panela ou ensopado
- Sexta: Ensopado
- Sábado: Restos da semana, especialmente as sopas!
Sou feliz com esse menu. 🙂
E você, costuma ter seus preferidos no inverno? Deixe um comentário!
You may also like
Written by
15 comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
- A Thais blogueira
- Ambiente de trabalho
- Amor
- Anual
- Áreas da Vida
- Armazenamento
- Arquivos
- Ayurveda
- Beatnik
- Blog
- Blogging
- Budismo
- Bullet Journal
- Carreira
- Carta da Editora
- Casa
- Checklists
- Comida
- Contribuição
- Criatividade
- Curtindo a casa
- Decoração
- Destaques
- Destralhar
- Diário
- Diário da Thais
- Dicas de produtividade
- Downloads
- Empreendedorismo
- Equilíbrio Emocional
- Equipes
- Espiritualidade
- Estudos
- Faça Você Mesmo/a
- Família
- Feng Shui
- Ferramentas de Organização
- Finanças
- Gestão do Tempo
- GTD
- Hábitos
- Hábitos Saudáveis
- Holacracia
- Home-office
- Imprensa
- Indicações
- Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial
- Lazer
- Liderança
- Lifestyle
- Limpeza
- Linkagem
- Livros
- Lugares
- Mensal
- Mercado
- Minimalismo
- Mudanças
- Nerdices
- Novidades
- Organização Financeira
- Organização Pessoal
- Pets
- Planejamento
- Planejamentos
- Plenitude & Felicidade
- Produtividade Compassiva
- Profissionais
- Propósito
- Propósito e Felicidade
- Receitas
- Relacionamentos
- Resenhas
- Rotinas
- Rotinas
- Roupas
- Saúde
- Séries
- Semanal
- Semestral
- Social
- Tecnologia
- Trabalho
- Trimestral
- Universidade Pessoal
- Veganismo
- Viagens
- Vida
- Vida Acadêmica
- Vida de Escritora
- Vida de viajante
- Vida Organizada
- Zettelkasten
Agenda Ano pessoal 9 Armário cápsula Até 2 horas Ayurveda Blogging Budismo Bullet journal Caixa de entrada Carta da editora Checklists Como eu me organizo De férias/folga Destralhar Doutorado Editorial do mês Em casa Evernote FLY Lady Foco GTD Guia definitivo GTD e Evernote Home-Office Linkagem de domingo Livros Livro Trabalho Organizado Livro Vida Organizada Meia hora Meio perÃodo Menu semanal Mestrado Minimalismo Mudanças Napoleon Hill Notion No trabalho Objetivos O dia inteiro Organizar Projetos Publicidade Receitas Resumo Todoist Trello
Uma vez na semana invisto num caldo ou sopa. Meu marido não curte (curtia) essa opção, até experimentar minhas sopinhas hehehe (modéstia a parte, acho que minha sogra não acertava muito nas sopas e eu tirei o trauma) Uma vez ou duas na semana, para honrar o sangue, fazemos peixe (sou filha de pescador e trabalho com pescados). É mais saudável e todos gostam. Carne vermelha tem cara de inverno, mas faço apenas aos domingos… (ou durante a semana quando não estamos em casa domingo).
Basicamente as comidas que você listou são minhas comidas do ano todo… tirando a sopa, que dá vez a saladas fresquinhas no verão.
Amo conteúdos assim!
Adorei, Evelyn!
Thais, se tem medo de panela de pressão pense na panela de pressão elétrica.
Eu acho que foi uma das melhores aquisições que já fiz, é super prática e fico tranquila em não ter que ficar marcando o tempo com o temporizador e ela também não faz aquele barulho caracterÃstico!
Faço arroz integral, carne moÃda, carne de panela, sopas… tudo nela!
Obrigada, Paula. Já tive uma panela de pressão elétrica mas quase não usava, e acabei doando. Prefiro cozinhar de outras maneiras.
ThaÃs. Adoooooro falar de culinária e gastronomia. Ainda bem que eu já havia jantado ao ler este seu artigo. Confesso que fiquei curiosa de saber o que é este macarrão pizza.
É um macarrão que é feito no forno. Meu filho adora rsrsrs Veja a receita aqui: http://www.tudogostoso.com.br/receita/7827-macarrao-de-pizza.html
Oi ThaÃs, uma dica pra vc: panela de pressão elétrica!!! É a salvação de quem tem receio da panela tradicional. Faz o mesmo serviço, em menor tempo, sem o chiado irritande e é SUPER SEGURA. Pesquise e veja quantos modelos têm no mercado. Vários tamanhos etc. Vc vai amar e se empolgar com ela. Garanto.
Obrigada, Tati. Já tive uma, mas nem usava. Eu realmente não curto muito.
Nossa, Thais, adorei seu menu “resumido”… fica mais fácil para saber o que comer todos os dias.
eu digo que a hora do jantar é a hora do desespero. Pq sempre estou cansada para ir preparar algo, por ter trabalhado o dia inteiro, e no fim das contas, acabo fazendo só o trivial. Mas vou fazer uma variação do teu menu. Aliás, tudo o que vcs gostam é o que nós gostamos aqui também !! Um beijo e bom inverno para vcs!
Obrigada, Valéria. Meu objetivo é ser o mais prática possÃvel no dia a dia, para não entrar em “estado de correria”.
ThaÃs, suas sugestões são para jantar ou almoço?
Geralmente eu faço bastante na janta de modo que sobre para o almoço.
Gostei muito do seu blog,e também das sugestões de menu.
Seja bem-vinda 🙂
Aqui em casa as sobrinhas são acrescentadas no cardápio semanal de uma forma carinhosa – Jà TE VI!!! O que dá um enorme prazer, pois fica sabido que não há nenhuma ação a ser tomada em relação ao preparo de refeição, somente mangia che te fa bene!!! rsrs