Pular para o conteúdo

9 comidas e bebidas refrescantes para o seu menu semanal de verão

Tem dias que faz tanto calor que eu nem tenho vontade de comer! Mas, como recém fiz uma cirurgia, não posso deixar de me alimentar. Por isso, eu pesquisei algumas comidinhas que poderia trazer para a minha dieta e que sejam leves para dias de muito calor. A família toda se empolgou, então acabaram entrando no menu semanal. Seguem minhas ideias para, quem sabe, inspirar mudanças no seu também:

  1. Saladas um pouco mais complexas. Não só alface, tomate e cenoura, apesar de isso ser gostoso. Mas a ideia era testar diferentes vegetais, diferentes leguminosas, diferentes proteínas, diferentes molhos e temperos. Pode dar um pouco de trabalho no preparo (com os cortes) mas, de modo geral, você não precisa cozinhar nada, e isso já facilita bastante. Muita gente gosta de fazer, por exemplo, um peixe ou frango grelhado para comer com a salada. É uma refeição muito de boa para dias quentes, e você nem precisa comer a proteína animal quente, assim que sair do fogo, se não quiser.
  2. Legumes variados em versão fria. Peraí, quê? haha Vou explicar. Sabe quando você grelha a berinjela e pica pra fazer uma salada de berinjela? Ou grelha os tomates para eles ficarem mais saborosos? É tão prático. Eu pego uma assadeira, corto os legumes que tenho em casa, tempero com especiarias, azeite e levo para o forno. O que sair dali pode virar um monte de coisas – desde comer os legumes sozinhos, com pão, colocar na salada ou preparar outros pratos, tipo uma pasta, uma sopa fria etc.
  3. Sanduíches frios: atum, salpicão, carne maluca, homus com pepino, legumes assados frios, bruschettas, hambúrguer de feijão, grão de bico, cogumelos com mostarda… enfim. Ótima opção para lanchinhos e refeições. Você pode alternar os tipos de pães – francês, de hambúrguer, brioche, de beirute etc. Até tapioca!
  4. Vitaminas geladas – ou “smoothies”. Bater frutas e ingredientes diversos com gelo. Minha preferida é açaí com suco de laranja, morango e hortelã! Faça testes e descubra as suas. Dá para fazer com proteínas diversas, se precisar, de whey a aveia.
  5. Frutas. Às vezes, o simples também é o mais fácil e rápido. Banana tenho sempre em casa. Mamão, maçã, pera. Manga e uva verde no congelador, para um docinho saudável e gelado quando quiser. Também podem ser usadas para sucos e vitaminas, se quiser.
  6. Gazpacho. Trata-se de uma sopa fria espanhola feita com tomate, pepino, pimentão, cebola e vinagre. É uma opção refrescante e deliciosa para o almoço ou jantar. Você pode temperar na intensidade que quiser. Pode testar outras sopas geladas também.
  7. Ceviche. Um prato peruano feito com peixe branco, limão, cebola, coentro e pimenta. Pode fazer com salmão, por exemplo, ou com vegetais, se você tiver uma alimentação vegetariana estrita. Por exemplo, ceviche de manga é uma coisa maravilhosa! Ou de coco. Tente!
  8. Água aromatizada gelada. Em vez de refrigerante ou suco, pode ser que você queira pegar uma jarra com água e colocar algum ingrediente dentro – frutas, ervas, verduras. Exemplo: abacaxi com hortelã. Uma jarra dessas por dia, ou duas, pode ajudar a tomar mais água todos os dias e variar um pouquinho as bebidas da rotina.
  9. Por fim, o campeão absoluto do verão, e um privilégio brasileiro: o creme de açaí! Existem outros, como de cupuaçu, que também são muito gostosos! Uma bela tigela de açaí com frutas, aveia, granola, me faz feliz no verão hahahaha

Nada de passar calor na hora de comer! Fazer algumas mudanças simples no seu menu semanal pode dar uma animada na alimentação do dia a dia.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

2 comentários em “9 comidas e bebidas refrescantes para o seu menu semanal de verão”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *