Menu de inverno para facilitar a vida em casa

Quando o frio vai chegando, eu gosto de personalizar a preparação de refeições aqui em casa também. De modo geral, nosso menu semanal é muito simples. Eu tenho os seguintes princípios de alimentação:

  • sempre que dá, minha refeição é salada
  • evitar trigo e massas (porque senão como massa e pão o tempo todo)
  • ser o mais natural possível

Levando isso em consideração, nosso menu e “produção culinária” aqui em casa focam na maior praticidade possível, mas eu gosto de fazer algumas comidinhas diferentes durante a época de frio, e quando passo mais tempo em casa.

Esses são os pratos que alegram a casa por aqui durante o outono e o inverno:

  • Carne + purê + legumes assados = combinação tradicional da felicidade! Quando falo “carne”, me refiro a carne vermelha, suína, peixes e aves de modo geral. Purê também serve para batata, mandioquinha, abóbora e outros. Legumes são variados. Essa é uma combinação que nunca tem erro, é saudável e atende a todos os gostos. É relativamente fácil e rápida de preparar e, às vezes, para ser ainda mais rápida, substituo o purê por outro carboidrato simples, como arroz ou massa. O que decide é a praticidade! Às vezes já temos um acompanhamento pronto, e só misturamos. Outra observação que eu gosto de fazer: os legumes assados substituem as saladas. Eu adoro salada de legumes e acho que uma boa salada “quentinha” combina super com o inverno!
  • Ensopados. Um bom ensopado é a cara do inverno e não tem como ser um prato ruim! Dá para fazer com uma imensa variedade de ingredientes e pode ser tão simples quanto um frango no molho quanto uma “quase paella”. Eu chamo de ensopado tudo aquilo que preparo em uma única panela e é uma comida que só não é sopa porque tem sólidos a mais “mergulhados”, então é isso. Eu confesso que não fazemos tanto porque o Paul não curte muito, mas eu adoro!
  • Carnes de panela de todos os tipos. Eu que não sou muito fã dessa, mas a família adora! Carne de panela com batata e cenoura, frango com quiabo e todas essas variações! Como eu não cozinho com panela de pressão (tenho medo, me julguem), não é uma das minhas opções de preparo, mas meu marido gosta de fazer e de comer, então de vez em quando ele faz.
  • Arroz/massa/pratos de forno. Está aí outra receita prática que pode ser personalizada e feita pelo menos uma vez por semana! Enquanto escrevia, percebi que não só arroz de forno, mas macarrão de forno também funciona bem (macarrão pizza, por exemplo). O que eu gosto no arroz de forno é a variedade que ele permite. Você pode fazer com calabresa e um pouco mais apimentado, ou pode fazer com frango, ou um escondidinho, enfim, são inúmeras as possibilidades!
  • Comidas com pão. Eu gosto de comer com a mão! E uma refeição que é o cúmulo da praticidade mas me agrada muitíssimo é uma refeição que seja, por exemplo, legumes assados + pãozinho italiano ao lado para acompanhar. Ou uma carne de churrasco + pãozinho de alho. É uma variação do primeiro item desta lista, mas com um pão substituindo o puré – essa é verdade. Uma verdade deliciosa. 🙂 Entram aqui também sanduíches variados. Eu não costumo comer muito sanduíche, mas os meninos por aqui sim. Aqui nesta categoria entram as bruschettas e torradas diversas.
  • Sopas! Obviamente eu não poderia deixar de falar da refeição mais tradicional do frio, que são as sopinhas! O que me ganha na sopa é também a variedade. Dá para fazer uma por semana, congelar durante todo esse tempo e ir comendo um pouco por dia, até acabar! Eu gosto de tomar sopa não só nas grandes refeições, como mini-tigelinhas de lanche também. Particularmente, prefiro sopas com grãos (ervilha, feijão, lentilha) ou batidas, mas faço de todos os tipos.

Essas comidas acima basicamente constituem um menu semanal aqui em casa, que pode ficar assim, a saber:

  • Domingo: Preparar sopa para a semana inteira (tenho mais tempo)
  • Segunda: Algum prato de forno (segunda quem manda é a praticidade!)
  • Terça: Carne + purê + legumes
  • Quarta: Comida com pão (especialmente se sobrou da comida de ontem!)
  • Quinta: Carne de panela ou ensopado
  • Sexta: Ensopado
  • Sábado: Restos da semana, especialmente as sopas!

Sou feliz com esse menu. 🙂

E você, costuma ter seus preferidos no inverno? Deixe um comentário!