Pular para o conteúdo

Sobre a diviṣo dos canais de conte̼do Рseis meses depois

Faz cerca de seis meses que eu trouxe aqui a notícia sobre a divisão dos meus canais de conteúdo, e hoje quero escrever um pouco sobre os desdobramentos, aprendizados e novas reflexões que venho tendo desde então. Muitas pessoas têm me pedido para “postar mais” nos outros canais, e este post de certa maneira é um recado sobre isso de maneira geral, para eu usar como referência sempre que me perguntarem.

A separação dos canais nunca foi, de maneira alguma, uma decisão para 1) monetizar mais ou 2) para criar MAIS conteúdo, pelo menos por enquanto. Um dos objetivos de médio prazo da minha empresa certamente é formar (e crescer) equipe para a parte de conteúdo também, e de maneira geral (não apenas para o Vida Organizada), mas isso leva tempo. Neste exato momento em que escrevo este post, eu sou a única pessoa que produz conteúdo por aqui. E produzir conteúdo não é algo que uma maquininha possa fazer (pelo menos não do jeito que eu quero para os meus canais) – depende de ter uma pessoa feliz e saudável escrevendo.

O principal objetivo de ter separado os canais foi para dar o foco mais apropriado a todos eles, quando necessário. O Vida Organizada sempre foi e continuará sendo o meu canal principal. Tanto aqui quanto no YouTube, que estou investindo bastante tempo e energia este ano, porque quero crescer lá. Todos os outros canais nasceram como uma extensão dele, e eu tive os últimos meses para amadurecer isso, mas tudo foram testes.

O primeiro canal a ser separado foi o de GTD, principalmente porque é uma marca registrada que não é minha, e legalmente falando eu não quero ter problemas com isso (não existe nenhuma inconformidade na maneira como eu faço as coisas, pois tenho formação oficial e direito de uso, mas eu não sei se as regras vão mudar em algum momento da minha vida). Além disso, muitas pessoas gostam e acompanham o Vida Organizada mas não gostam de GTD – nem sabem o que significa. Ao mesmo tempo, quem gosta de GTD é um público muito específico, que gostaria de encontrar informações mais focadas em outro lugar. Por isso, para conteúdo genuíno de GTD, específico, eu criei o canal GTD Brasil. A ideia é que ele funcione como um grande hub de conteúdo sobre GTD em português, divulgando inclusive ações da franquia brasileirsa, a Call Daniel.

O que eu aprendi nesses últimos meses foi que eu não precisava deixar de escrever ou citar o GTD aqui no Vida Organizada, porque este é um blog sobre a minha vida, e se eu uso o GTD como método é óbvio que ele será citado bastante por aqui, pois faz parte da maneira como eu aprendo e faço as coisas diversas justamente para que eu tenha uma vida organizada.

Por incrível que pareça, o conteúdo mais difícil de separar (e que me trouxe mais reflexões) foi o conteúdo sobre casa e vida doméstica. Em um primeiro momento, senti um estado de libertação. “Ufa, não preciso mais falar sobre casa no Vida Organizada!” Porque existe uma (falsa) sensação de que organização só tem a ver com a casa, e se tem algo que eu falo aqui no blog (e procuro ensinar) é que a organização diz respeito a todas as áreas da vida – o que inclui a casa, sem dúvidas, mas não é só isso. E minha impressão era que, se eu escrevesse muito sobre casa por aqui, cairia no “mais do mesmo”.

No entanto, ao separar o conteúdo, eu percebi que, quando escrevia sobre organização da casa, eu não me sentia “eu mesma”. Não é como no VO, em que eu tenho certeza da minha voz. Sempre acompanhei outras pessoas que são referência na área, que têm canais e blogs bacanas sobre o assunto, e acho que todas fazem um excelente trabalho. Mas eu não me via fazendo aquilo. Foi então que tive um dos aprendizados pessoais mais bacanas dos últimos tempos, que se resume em dois pontos:

  1. Se organização da casa é apenas uma das áreas a serem organizadas na vida, esse assunto precisa ser tratado no Vida Organizada, com a mesma leveza que eu falo sobre organização de finanças, de saúde, de espiritualidade etc. Então não é para produzir conteúdo sobre “como tirar manchas do tecido com a característica X”, mas para falar sobre “como organizar o guarda-roupa” ou “como organizar a rotina da casa com os filhos de férias”. É um limite tênue, mas que existe, e esse tempo todo (e essa separação, esse tempo) me permitiu entender e aprender sobre isso.
  2. Quando eu penso sobre a vida em casa, eu quero compartilhar a minha visão sobre essa vida em casa em questão, que inclui coisas muito legais e particulares minhas que eu sinceramente acredito que traria um conteúdo legal, que é a minha vivência em casa. O que eu gosto de cozinhar, meu novo aprendizado sobre vinhos, livros, filmes, séries, reforma, decoração. Coisas que não necessariamente tenham a ver com organização. E isso me deixou muito feliz e satisfeita porque eu descobri a história que gostaria de contar sobre a minha casa. E conteúdo é sobre contação de histórias. Descobri o fio da meada. isso me deixou bem.

Um ponto essencial: todos esses canais são novos. Eles não têm a mesma aderência que o Vida Organizada, e eu não tenho ainda a mesma voz que eu construí para mim aqui. Esou aprendendo e construindo essa voz em outros conteúdos. Por isso, eu peço muita paciência para vocês porque essa construção leva tempo, e eu sinceramente não tenho pressa nenhuma em fazer essas coisas acontecerem, porque quero que elas sejam coerentes, e não “prontas logo”.

O Vida Organizada continua com conteúdo diariamente – muitas vezes, com mais de um conteúdo por dia. Não só post aqui no blog, como vídeos no YouTube, e ainda pretendo fazer mais coisas aos poucos, como voltar com o podcast, além de outras ideias. Então, sinceramente, o VO não mudou em nada – pelo contrário, está focado, esclarecido, e com muito mais conteúdo diariamente do que antes. Os outros canais são exatamente isso – OUTROS canais, e terão outra abordagem. Todo conteúdo de organização, então, você continua acompanhando por aqui.

Tenho amadurecido muito este ano, pessoal e profissionalmente, vendo muito mais significado nas coisas, e tudo o que tenho escrito, produzido e lançado será fruto desse amadurecimento.

Faz tempo que queria compartilhar essas percepções com vocês, e quero dizer que me sinto muito feliz com elas.

Autor

27 comentários em “Sobre a divisão dos canais de conteúdo – seis meses depois”

    1. Oi Luiza, tudo bem?

      Pelo contrário. Fiz uma pesquisa e 93% dos comentários foram positivos na época com relação à mudança. Em nenhum momento do texto falei que não estava achando “legal” também. Estou compartilhando sobre uma experiência de construção que, por mim, é válida por si só, independente dos resultados.

      Obrigada por ler o texto e trazer sua opinião.

  1. Sempre que lia um post do Organização da Casa, tinha uma sensação de estranhamento, meio como se não reconhecesse que era um texto seu de cara… mas eu achei que era doideira minha porque isso não acontecia no GTD Brasil… xD Então, que bom que as coisas estão mais claras para você quanto a esse canal.

    Ah, e que bom que voltou com as newsletter, eu estava quase descadastrando porque só recebia os posts novos e já os recebo pelo Feedly, então era informação duplicada ‘-‘

  2. Quando eu recebi o email falando que os conteúdos seriam divididos eu só pensei assim ” como ela vai dar conta de tudo?” Mas em se tratando de Thais Godinho, quis acompanhar de perto só pra ver vc desenrolar essa missão! rs

      1. “Toda essa multiplicação demandará, é claro, uma mudança enorme na minha rotina, de modo que eu possa me dedicar muito mais à produção de conteúdo do que fazia antes. “ Não parece que a intenção era dividir.

        1. Oi Camila, tudo bem?

          Desculpe, mas achei desagradável esse comentário. Eu produzo diariamente, há mais de uma década, conteúdo gratuito a fim de ajudar as pessoas. E porque eu gosto também. E, depois, porque se tornou parte do meu trabalho. Ainda assim é gratuito, sempre focado na qualidade, e acho bem chato esse tipo de “cobrança”, que nem eu mesma faço comigo mesmo, porque tenho consciência do meu trabalho.

          Mas vamos lá: eu não aumentei minha dedicação ao conteúdo? Você tem ideia da quantidade de atividades profissionais que deixei de lado para aumentar em quase o dobro das horas para produção de conteúdo semanalmente? Sabe quanto tempo eu dedico à pesquisa? À escrita? À gravação e edição de vídeos? Eu passei a me dedicar sim MUITO MAIS à produção de conteúdo, e o que este post está dizendo JUSTAMENTE é que esse aumento da produção foi no Vida Organizada, com posts diários e, além disso, os vídeos no YouTube. Recentemente voltei com a newsletter, e ainda tenho oturas iniciativas em andamento. Concluí a escrita de um livro inteiro (!) este primeiro semestre.

          Aumentei em uns 250% o meu tempo dedicado à produção de conteúdo e o foco foi o Vida Organizada. Eu realmente preciso reescrever o post acima, se isso causou tanta confusão a ponto de receber comentários passivo-agressivos assim e ter que ficar me justificando nos comentários. Que chato!

          1. Thais, não precisa se justificar. Nós entendemos perfeitamente o que escreveu =) Quem faz esse tipo de comentário acima nem merece resposta.
            Alias, sou imensamente grata por todo conteúdo que você compartilha de maneira tão generosa.
            Desejo sucesso em 1, 2,3, 4 ou em quantos outros canais você quiser criar.
            Abraços

    1. Gosto do VO porque não fala somente de organização de casa e sim da VIDA. Organização e planejamento para mim é tudo. Parabéns, as mudanças que fazes com teus projetos são sempre para melhor.

    2. Oi Thais, td bem 🙂

      Em relação á divisão dos canais, acho válida a separação do GTD, pois é um assunto bem específico. Agora sobre organização da casa, como leitora e telespectadora agora pelo youtube, prefiro que seja no mesmo canal. Como penso que a organização passa por todos os aspectos da nossa vida, para mim é mais prático o conteúdo em um só lugar. Bjs.

    3. Ana Luisa de Oiveira Ribeiro

      Adorei o texto!!! Te sigo em todos oa seus canais e curto muito! Beijo e parabéns por conseguir nos explicar as suas razões, sempre, com tanta clareza e honestidade.

    4. Confesso que sim, gostava mais de tudo ‘junto’ e unido num só canal. Como você disse: o VO fala da VIDA como um todo, e nossa vida doméstica é importante pro nosso bem estar. Ficar de um blog pra outro, ainda que seja apenas um clique, era meio chato.

      E confesso também que isso muitas vezes me fez sumir um pouquinho daqui. (especialmente pq eu não sou muito chegada no GTD)
      Mas se isso te fez bem, que bom 🙂

      Vi que o livro sobre trabalho já já está a caminho. E tô muito feliz por você e pelos seus leitores (me incluo!).

      Thais, queria saber se você concorda com o Hal Elrod e outros coachs atuais sobre a necessidade de acordar antes do sol nascer. Li o Hal e o Tony Robbins; sobre despertar mais cedo, gratidão, desenvolvimento pessoal… alguns deles citam o Napoleon Hill… mas ainda tô processando tudo isso e não me convenci sobre essas necessidades. Vc poderia comentar em algum post sobre essas experiências, caso já tenha testado? (de certa forma, o hábito da gratidão e do desenvolvimento pessoal acabam sendo bem ligadas a espiritualidade né?)

    5. Oi Thais!

      Confesso que acabo visitando pouquíssimo os outros canais, salvo o youtube, mas os textos de outros blogues só lembro de ir olhar quando tem algum hiperlink aqui nos posts do VO. Aqui é como fosse uma casa para mim, todos os dias, chego no trabalho, abro o texto, já acabo lendo pelo menos mais um artigo relacionado (no “mais histórias”), e a partir dali vou me colocando num modo mais tranquilo para trabalhar as minhas coisas.

      Eu particularmente gostaria que tudo estivesse consolidado aqui, porque gosto muito de te ler e tudo a respeito disso!

      E acredito demais na importância de você também se expressar com relação à casa, vida em casa e as suas concepções, porque ao menos para mim, dá uma sensação de tranquilidade, algo que busco muito quando te leio, e que procuro sempre aplicar em minha vida.

      Por último mas não menos importante, quero muito concorrer a uma vaga para produzir conteúdo para você! hahahaha

      Meu blogue se quiser conhecer e me matar do coração é
      http://melhorqueperfeito.com.br
      Beijos!

      1. Obrigada, Thais. Mas o que eu escrevi no post foi que acabei fazendo isso, justamente. Que não investi tempo nos outros canais ainda, tirando o do GTD, com conteúdo muito específico, e que me mesmo GTD ainda é abordado aqui, de maneira mais sutil.

    6. Sabe, Thais… quando você falou da divisão dos canais há 6 meses, eu achei uma ideia brilhante para os leitores focarem no que precisam, mas também senti medo de acontecer o que realmente aconteceu comigo: por mais que eu tenha interesse nos outros conteúdos, acabo acompanhando apenas o Vida Organizada. Pessoalmente, eu acompanho a Thais, entende? Eu gosto do tipo de conteúdo que você produz, ainda que não diga respeito à minha realidade, porque a qualidade é ótima! Então, ainda que eu não acompanhe os outros canais, sinto falta de um “resumão” do que está acontecendo neles – inserido na newsletter do VO, por exemplo.

    7. Oi, Thais!
      Amo demais suas postagens, os conteúdos… Onde colocar, como colocar, o que colocar… Depende de quem o faz, e isso é feito por você com muita eficiência e cuidado.Meu feedback é de muita positividade. Gostei também da reflexão, mostra mais uma vez seu carinho e cuidado com as coisas que faz. Penso que tudo na vida deve ser assim: feito e sentido com leveza; sem cobranças, nada é fixo…e isso traz paz!
      Muita gratidão a você por escrever sobre você, a vida e pensar em quem te lê.
      Bjs. 🙂

    8. Olá, obrigada por compartilhar as reflexões. Escrevo somente para um feedback sobre a parte visual atual do blog que tem relação com a divisão dos canais. Para mim, é muito bom ter links dos outros blogs aqui na página(talvez tenha sido eu que ainda não tenha localizado neste novo formato), porque verifico mais constantemente o VO mas tenho um acesso rápido aos outros. Inclusive ter nos outros também se possível seria interessante. No mais , parabéns pelos conteúdos. Abraço.

    9. Oi Thaís. Achei bem interessante a criação de um espaço somente para você falar sobre GTD. Eu sou uma das pessoas que não gostava (na verdade nem sabia direito do que se tratava) de GTD, então achava um pouco cansativo quando os posts eram sobre esse assunto…
      Mas agora eu comprei o livro do GTD, e comecei a ler… Ao terminar a leitura do livro, pretendo me tornar frequentadora do seu espaço exclusivo para GTD, e certamente será bem mais fácil acompanhar esse assunto num espaço especifico pra esse fim.
      Sucesso sempre!!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *