Pular para o conteúdo

10 itens que você precisa comprar BEM quando você monta a sua casa

Todo mundo que foi morar fora da casa dos pais pela primeira vez já deve ter se pego pensando em qual seria a melhor maneira de montar a casa nova praticamente do zero. Como geralmente o orçamento é apertado, ficamos em dúvida sobre o que é necessário pagar mais caro e o que pode ser uma barganha. Portanto, este post é para listar aqueles itens que você realmente deve escolher bem quando for montar a sua primeira casa – e que também são itens que você deve ter sempre com você, de qualidade, mesmo morando sozinho (ou casado) já há mais tempo.

Atenção: Esta não é uma lista com os itens necessários! É uma lista sobre aquilo que vale você investir (pagar mais caro por algo de qualidade e que vá durar) quando você estiver montando sua casa. Por isso não tem itens como fogão, mesa, cadeira, porque eu entendo – e essa lista é pessoal – que tais itens não precisam ser um investimento nesse momento (não significa que você não vai comprar! apenas que não precisa pagar caro por eles). Se for para gastar, gaste com o que precisa ser bom, que são os itens da lista abaixo. Todo o resto, que também precisa ser comprado, pode ser comprado de segunda mão ou em lojas mais baratas, sem preocupação com a qualidade, porque a qualidade não interfere na sua qualidade de vida. 

060415-comprar-bem-casa

1. Uma cadeira decente para usar o computador

Especialmente se você passa longos períodos sentado/a nela trabalhando ou mesmo utilizando o computador para outros fins, sua coluna não ficará mais jovem com o passar do tempo – você precisa de um bom apoio. Existem modelos mais caros e modelos mais simples, como as tradicionais cadeiras retas – que podem não ser tão ergonômicas quanto suas versões executivas mais modernas e caríssimas, mas servem. O que é importante é que você tenha uma boa cadeira para se sentar, de modo que fique confortável, com pés no chão e cotovelo na altura da mesa.

2. Um sofá confortável

Ou apenas um lugar onde você possa se sentar confortavelmente, seja um sofá ou uma poltrona. Já vivi uma época sem sofá achando que a cama e as mesas da cozinha seriam suficientes e me fez muita falta! Fora que, se você não mora sozinha/o ou recebe visitas com frequência, ter um lugar confortável para receber todo mundo faz bastante diferença.

3. Um bom colchão

Dormir bem é um dos grandes fatores (se não o maior) que influencia em nossa produtividade e energia no dia a dia. Não adianta nada comprar o colchão mais barato ou aquele que tem a densidade inadequada ao seu peso e tamanho. Você pode até comprar uma cama mais barata, uma base para cama box mais baratinha, mas o colchão deve ser bem escolhido.

4. Roupa de cama macia

Já que estamos falando sobre dormir bem, nada de lençol com elástico feito de poliéster e fronhas que arranham o seu rosto enquanto você tenta dormir. Invista em dois bons pares de roupa de cama para começar, e talvez eles sejam suficientes por um bom tempo. Procure comprar lençóis com mais de 150 fios (pelo menos), sempre de tecidos naturais.

5. Toalhas brancas

Pode parecer estranho o que eu vou falar, mas já notei que as toalhas coloridas, além de desbotarem e ficarem parecendo surradas com mais facilidade, também ficam menos macias que as toalhas brancas. Deve ser algo a ver com a tinta utilizada, mas o que importa é que boas toalhas brancas (ou em tons naturais, como bege e cru) garantem um contato mais suave com a sua pele depois do banho e isso, no dia a dia, é um detalhe que não passa despercebido.

6. Uma peça de design ou obra de arte

Geralmente aqui temos objetos que são herança de família ou algo que você sempre quis muito e aproveitou a oportunidade para comprar quando se mudou. Se recebeu de herança, veja se está em boas condições. Se não estiver, que tal restaurar?

7. Ferramentas

Você já é bem grandinho/a e ter boas ferramentas em casa fará parte de sua vida daqui em diante. Não adianta pedir toda vez emprestado, porque você vai usar sempre – vale a pena investir no seu próprio kit, que pode ser comprado pronto ou em partes (o que eu particularmente recomendo, porque nem sempre todas as peças que vêm nos kits são boas).

8. Um lugar para guardar o seu dinheiro

Você pode utilizar seu cartão de débito para tudo, mas ainda precisa de dinheiro em muitas situações do dia a dia. Se você não o deixa na carteira, onde o armazena? Embaixo do colchão? Na gaveta de meias? Embaixo do pote de biscoitos? Por favor, arranje uma solução eficiente. Pode ser uma boa ter um cofre não apenas para dinheiro, mas para outros artigos de valor (documentos, jóias etc).

9. Um bom chuveiro

Nada como trabalhar o dia inteiro, chegar em casa e conseguir tomar um bom banho sem reclamar da pouca pressão da água, do pinguinho de água gelada que você nunca providenciou o conserto, da ducha que nunca esquenta muito, entre outros pequenos problemas do dia a dia. Ter um bom chuveiro garante nosso bem-estar, mesmo que por poucos minutos.

10. Uma máquina de lavar e/ou secar que atenda suas necessidades

Já vivi sem máquina de lavar, com máquina de lavar, com tanquinho, com máquina de secar, e posso dizer que não existe nada pior que você ter que cuidar da sua roupa com perrengues diversos como roupa mal-cheirosa porque não seca direito em apartamento ou óleo que vaza de máquina nas roupas. Escolha uma boa máquina que atenda suas suas necessidades e seja econômica da maneira que você precisa.

Vale lembrar que este post é apenas uma sugestão baseada em minha própria experiência, que pode servir como referência para você. Viva como quiser e se sentir mais confortável. ;D

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

50 comentários em “10 itens que você precisa comprar BEM quando você monta a sua casa”

  1. Nossa! Lista ótima pra me lembrar das prioridades. Durante 5 anos não teve sofá na casa de Mainha e foi uma das piores coisas não termos priorizado comprá-lo, digamos que teria sido um fortíssimo fator agregador da família.
    Hoje em dia acabei de me mudar de novo, após ter saído de casa há um ano e não tenho meu próprio e sofá e pior: esta casa não tem mesa embutida feito a outra. Sentamos no chão e em uma cadeira ou outra.
    Ás vezes pensamos que podemos nos virar com pouco, e até podemos, mas esse tipo de coisa é realmente importante pra que comecemos com o pé direito 🙂

  2. Excelente! Realmente um bom colchão faz uma diferença enorme! Taí um item com o qual não podemos economizar! Vale a pena demais!!!

  3. Adorei esse post, estava sentindo saudade dos post para Casa. Concordo com tudo que você escreveu, quando montei minha casa economizei em alguns desses itens e me arrependi amargamente. Ficou de lição para a próxima casa. 🙁

  4. OI Thais !! Concordo com as duas dicas ! Sugiro que também devemos investir em travesseiros bons, assim como um bom colchão os travesseiros colaboram muito no meu humor no dia seguinte, fiz isso há pouco tempo e já percebo a diferença rsrsrs.

    Abraços, tudo de bom pra você !

  5. O que vc usa para lavar as toalhas brancas? Eu nao gosto de toalhas e lençóis brancos, pois acho que ficam encardidos com o tempo. Mesmo quando eles têm menos de um ano. Já usei vários métodos pra lava-los: lavar duas vezes, usar alvejante sem cloro (já usei algumas marcas), lavar na mão com escova macia e depois lavar na máquina. Mas a única coisa que deixa as toalhas bem brancas novamente é o alvejante com cloro e não gosto de usá-lo, pois acho que estraga o tecido deixando-o fino com o tempo.

    1. Põe de molho ao sol, o tradicional processo de por para quarar. Qualquer roupa branca de algodao clareia assim sem estragar. E legal fazer isso a cada duas lavagens.

      1. Nunca fiz isso. Mas como é feito exatamente? Temos que colocar a bacia com a toalha de molho exposta ao sol ou pendurar ela com sabão e tudo na corda exposta ao sol tbm?

  6. Perfeito Thais!
    Existem coisas que são de necessidades básicas e que não podemos abrir mão, já que é de uso contínuo e ou de necessidade tem que ser de BOA qualidade para não pagar o preço mais tarde. Já passei apuros com minha caixa de ferramentas, falo isto porque hoje eu tenho uma caixa de ferramentas e das boas, fui montando aos poucos de acordo com as necessidades mas com peças de excelente qualidades. Vale a pena seguir esta sua lista sim!
    Parabéns pelas dicas! Adorei

  7. Olha, tudo que tem na lista eu tenho…só faltaram as toalhas brancas, não tenho nenhuma e já tinha até animado a comprar qdo te li. Mas li o comentário da colega acima e desanimei, pois sou adepta de jogar td na máquina e seja o q Deus quiser. Vou analisar agora..heheh..bjs

  8. Muito bom o post Thais, acabei de mudar para a casa nova e ainda estou arrumando tudo. O colchão comprei do bommmmm e agora falta uma boa cadeira para o meu Home Office! Beijos obrigada pelas dicas.

  9. Oi Thais… sem sofá até já me virei, mas penso que fogão, geladeira e microondas são importantíssimos.
    Não uso toalhas brancas, me lembra muito hotel (que é impessoal) e hospital… sei lá, neura.
    Acho cofre algo desnecessário…
    Bjus

    1. Oi Sandra! A lista não é sobre as coisas necessárias (por isso não tem itens básicos), mas aquelas que, se você for comprar, deve fazer um investimento, ou seja, pagar mais para ter mais qualidade. ;D

  10. Eu acrescento um item que para mim fez diferença: mesa de jantar. Sabe aquela história: não precisa. .. come no sofá. Owww. Quando comprei percebi os verdadeiros benefícios.

  11. Muito legal essas dicas, infelizmente ainda não consegui desapegar de toalhas e lençóis coloridos, acho que alegra o ambiente! Meu namorado e eu caprichamos no colchão, apesar de que as recomendações de troca são de cinco anos. Na parte das ferramentas no momento estou tranquila, meu namorado e marceneiro e as ferramentas são todas profissionais e caríssima….Enfim, o único item que estou pesquisando no mercado local é a cadeira/poltrona.

    Minha dica para lavar peças brancas é usar álcool na lavagem.

    Parabéns pelo post!

    bjs,
    Gabi.

  12. Bom dia Thais! Ótimas dicas.
    Eu acrescentaria uma geladeira frost free. Não é essencial, mas na minha opinião faz muita diferença.
    Na ̩poca da faculdade eu tinha uma geladeira antiga que eu tinha que degelar toda semana Рespecialmente no veṛo Рe acabava molhando a cozinha inteira (e o pior ̩ que se ṇo fizesse o degelo ela ṇo refrigerava muito bem).
    É algo que, mesmo que você queira economizar comprando uma de segunda mão, vale a pena pagar um pouquinho a mais para não ter o estresse do degelo.

    1. Eu ia comentar isso. Morei em república por algum tempo e a geladeira era dessas atigas. Assim que passei a morar sozinha investi em uma não só frost free, mas também de duas portas. Ter um espaço de congelamento maior é de uma utilidade tremenda pra economizar tempo na cozinha!

  13. Invisível aos olhos mas muito importante colocar na lista é o protetor de colchão. O meu ja me salvou vaaaaaarias vezes. Além de proteger o colchão contra líquidos ele exerce papel fundamental na limpeza não deixando que ácaros e poeira penetrem no colchão e causem alergias (no meu caso essencial). Fica a dica pro pessoal!

  14. Estava com saudades do post sobre casa e foi uma das coisas que mais me fez chegar ao Blog que amo por sinal;eu moro sozinha e sei a falta que faz um sofá estou doida pra comprar um novo, pois o que eu tenho foi um presente quando me mudei e não é nada confortável pra chegar em casa e deitar pra descansar, depois de um dia cheio de trabalho, concordo com todos os itens para ser ter numa casa !
    Amei o post !
    Beijinhos
    http://byvaleriasantana.blogspot.com.br

  15. Thaís, amei esse post!
    Com relação a técnica de quarar roupas, pode ser na bacia (a roupa deve estar de molho), porém eu lembro bem que a minha avó não gostava muito de deixar as bacias ou baldes expostos ao sol pois ressecava e acabava quebrando. Ela sempre tinha um plástico (transparente), que estendia no chão para colocar as roupas.

    1. Obrigada pela contribuição.
      Eu particularmente não vejo necessidade porque não usamos tanta louça assim (acredito que nem quem more sozinho e vá se mudar pela primeira vez), mas para grandes famílias podem ser muito útil mesmo!

  16. Em relação às toalhas brancas, utilizem bicarbonato de sódio e agua quente para deixa-las de molho de vez em quando. Ficarão branquinhas.

  17. A dica da cama aprendi na prática.

    Precisei me mudar e não tinha dinheiro para mobiliar a casa a contento. Resultado, comprei uma cama mais barata. Em menos de um ano de uso já está quebrada, o colchão deformado e estou planejando a compra de uma mais resistente (e mais cara) para não me preocupar com isso por no mínimo dez anos.

    Alguém acima falou da mesa de jantar. Sinceramente, foi o item mais barato da minha mobília e é o único que não tenho previsão de trocar no médio prazo, pois me atende muito bem e mesmo tendo sido barato é bonito e resistente.

  18. Socorro, Thais! Há anos procuro um bom colchão mas o que se encontra no mercado são para cama box. Já comprei um de 30cm de altura, mas tive que me desfazer pois minha cama, de madeira, é alta. Preciso da sua ajuda para escolher um bom colchão, sem cair na conversa de vendedor. Esse papo de molas ensacadas individualmente é balela. Em um ano formam uma cratera no lugar. Desde já, obrigada,
    Hidely

  19. Gente, ótimo esse post!! Compramos tudo certinho, menos a cadeira pro escritório!! Estamos usando a da mesa de jantar por enquanto, kkkkkkkkkk! Estamos começando a arrumar o escritório agora e só falta uma prateleiras e as duas cadeiras \o/ Espero que a gente compre logo, porque a minha coluna está um trapo xDD

    Adorei seu blog.

    Beijos!

  20. Moro sozinha e achei suas dicas muito pertinentes.

    Eu no início não dei atenção às coisas que devia investir mais dinheiro, comprei tudo ruimzinho mesmo, o mais barato possível. Resultado: perdi muita coisa em pouquíssimo tempo e tive que trocar pra coisas decentes. Sem falar na tendinite no ombro que eu desenvolvi por passar muito tempo no computador com uma cadeira de m*&%$… Ou seja, no fim das contas perdi o dinheiro que usei naquelas coisinhas mais baratas. E aprendi a lição: muitas vezes o barato sai caro.

    Hoje ainda não tenho sofá e estou sentindo muita falta! Não recebo muitas visitas, mas sinto falta demais de sentar num lugar confortável para ler e ver meus filmes e séries. E já sei que vou investir o necessário para ter conforto e bem estar com meu sofá.

    Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *