A tática dos 15 minutos para acabar com a tralha

13
8284

As pessoas juntam tralhas. Procure estabelecer uma rotina diária de 15 minutos (sim, somente 15 minutos!) quando você poderá pensar nisso e tomar providências.

Veja algumas coisas que você pode fazer em 15 minutos:

– Guardar objetos que estavam fora do lugar;
– Arrumar a sua gaveta de meias e separar aquelas que não servem mais;
– Trocar as lixeiras;
– Passear pela casa com uma sacola recolhendo o que for lixo (você vai se surpreender com essa);
– Mexer na gaveta da bagunça;
– Mexer no quartinho da bagunça;
– Separar algumas roupas para doar;
– Mexer no seu armário da cozinha e arrumar os potes;
– Organizar os produtos de limpeza;
– Guardar seus sapatos;
– Organizar seus remédios e jogar fora o que estiver com a validade vencida;
– Organizar seus cosméticos e maquiagens;
– Mexer na sua estante de livros;
– Digitalizar alguns papéis;
– Arrumar o seu arquivo;
– Organizar os arquivos no seu computador.

Comece agora! Marque 15 minutos em seu timer e simplesmente comece a arrumar!

Não se preocupe com o tempo. Faça o que puder em 15 minutos. Quando o timer tocar, pare. Isso é muito importante porque, quando começamos a arrumar, não queremos mais parar, mas esse estresse não é necessário. Faça de pouco em pouco.

Se desejar, gradualmente vá colocando outras seções de 15 minutos durante todo o seu dia. Em breve se tornará uma prática sem a qual você não conseguirá viver.

Você pode criar uma checklist apenas com tarefas para fazer em menos de 15 minutos e, sempre que tiver esse tempo disponível, trabalhar em alguma delas.

13 comentários

  1. >Oi!Adorei as sugestões. Eu sempre me enrolo para COMEÇAR a arrumar as coisas. Depois que começo, não páro mais.tudo de ótimo para você e obrigada por compartilhar as dicas!Bjs.

  2. Meu problema é o defict de atenção, às vezes começo a colocar a roupa pra lavar e se o telefone ou a campainha tocam eu me distraio e quando termino de atender vou fazer outra coisa, o mesmo acontece se começo a arrumar algo.

  3. gosto demais de você não deixe nunca de ajudar as pessoas não sei oque seria da minha vida sem a sua ajuda minha mãe nuca me ajudou e nunca me ensinou a fazer nada.
    Obrigada por tudo.

  4. Eu uso um Pomodoro (=25 min.) por dia. Tenho o temporizador em forma tomate (não o oficial do site pomodorotechnique.com ) e tudo 🙂

  5. oi, eu sei que a matéria é mais antiguinha, mas a dica é super válida e ainda muito atual.
    quando criança, eu sempre fui muito bagunceira. minha escrivaninha era sempre uma pilha de livros e papeis e bagunça, tanto que cheguei a passar uma semana me descabelando achando que tinha perdido um livro da minha irmã, que acabei achando naquela zona dias depois.
    hoje, na minha casa propria (um ap de 56m²) me tornei uma das pessoas mais caprichosas que conheço. não é falsa modéstia não, mas o fato de ter meu próprio cantinho, com minhas coisas, me dá um animo valioso e não há nada mais satisfatório pra mim, do que meu santuário arrumadinho.
    não que eu tenha sido assim desde o começo, e ainda hoje, chego a deixar a pilha de roupa pra passar, se acumulando por semanas, e outras coisas.
    hoje, pra espantar a preguiça de por as coisas no lugar, dou uma olhada pra ver o que tá bagunçado e penso: se eu caprichar, em 10 minutinhos tá tudo no lugar. sempre levo menos que isso e a casa segue em ordem. e assim a gente vai pegando por hábito e capricho.

    conheci ontem, e to adorando seu site

    • Obrigada, Carla, por comentar! Eu modero os comentários justamente porque, se alguém comentar em algum post mais antigo (como este), eu consigo visualizar e responder. Eu uso MUUUUUUITO a técnica dos 15 minutos. Fico feliz por ajudar, e seja bem-vinda.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui