Categoria(s) do post: íreas da Vida, Casa

As pessoas juntam tralhas. Procure estabelecer uma rotina diária de 15 minutos (sim, somente 15 minutos!) quando você poderá pensar nisso e tomar providências.

Veja algumas coisas que você pode fazer em 15 minutos:

– Guardar objetos que estavam fora do lugar;
– Arrumar a sua gaveta de meias e separar aquelas que não servem mais;
– Trocar as lixeiras;
– Passear pela casa com uma sacola recolhendo o que for lixo (você vai se surpreender com essa);
– Mexer na gaveta da bagunça;
– Mexer no quartinho da bagunça;
– Separar algumas roupas para doar;
– Mexer no seu armário da cozinha e arrumar os potes;
– Organizar os produtos de limpeza;
– Guardar seus sapatos;
– Organizar seus remédios e jogar fora o que estiver com a validade vencida;
– Organizar seus cosméticos e maquiagens;
– Mexer na sua estante de livros;
– Digitalizar alguns papéis;
– Arrumar o seu arquivo;
– Organizar os arquivos no seu computador.

Comece agora! Marque 15 minutos em seu timer e simplesmente comece a arrumar!

Não se preocupe com o tempo. Faça o que puder em 15 minutos. Quando o timer tocar, pare. Isso é muito importante porque, quando começamos a arrumar, não queremos mais parar, mas esse estresse não é necessário. Faça de pouco em pouco.

Se desejar, gradualmente vá colocando outras seções de 15 minutos durante todo o seu dia. Em breve se tornará uma prática sem a qual você não conseguirá viver.

Você pode criar uma checklist apenas com tarefas para fazer em menos de 15 minutos e, sempre que tiver esse tempo disponí­vel, trabalhar em alguma delas.

Deixe seu comentário

15 comentários

  1. >Oi!Adorei as sugestões. Eu sempre me enrolo para COMEÇAR a arrumar as coisas. Depois que começo, não páro mais.tudo de ótimo para você e obrigada por compartilhar as dicas!Bjs.

  2. Rose comentou:

    Meu problema é o defict de atenção, às vezes começo a colocar a roupa pra lavar e se o telefone ou a campainha tocam eu me distraio e quando termino de atender vou fazer outra coisa, o mesmo acontece se começo a arrumar algo.

  3. Monica pereira comentou:

    gosto demais de você não deixe nunca de ajudar as pessoas não sei oque seria da minha vida sem a sua ajuda minha mãe nuca me ajudou e nunca me ensinou a fazer nada.
    Obrigada por tudo.

  4. Olá Thais…

    Suas dicas tem sido muito importantes para mim e estou lendo bastante do seu blog. Algumas dicas já estou colocando em prática e estou vendo já o quão eficientes tem seu tornado meus dias.

  5. Tiago comentou:

    Eu uso um Pomodoro (=25 min.) por dia. Tenho o temporizador em forma tomate (não o oficial do site pomodorotechnique.com ) e tudo 🙂

  6. Carla comentou:

    oi, eu sei que a matéria é mais antiguinha, mas a dica é super válida e ainda muito atual.
    quando criança, eu sempre fui muito bagunceira. minha escrivaninha era sempre uma pilha de livros e papeis e bagunça, tanto que cheguei a passar uma semana me descabelando achando que tinha perdido um livro da minha irmã, que acabei achando naquela zona dias depois.
    hoje, na minha casa propria (um ap de 56m²) me tornei uma das pessoas mais caprichosas que conheço. não é falsa modéstia não, mas o fato de ter meu próprio cantinho, com minhas coisas, me dá um animo valioso e não há nada mais satisfatório pra mim, do que meu santuário arrumadinho.
    não que eu tenha sido assim desde o começo, e ainda hoje, chego a deixar a pilha de roupa pra passar, se acumulando por semanas, e outras coisas.
    hoje, pra espantar a preguiça de por as coisas no lugar, dou uma olhada pra ver o que tá bagunçado e penso: se eu caprichar, em 10 minutinhos tá tudo no lugar. sempre levo menos que isso e a casa segue em ordem. e assim a gente vai pegando por hábito e capricho.

    conheci ontem, e to adorando seu site

    1. Obrigada, Carla, por comentar! Eu modero os comentários justamente porque, se alguém comentar em algum post mais antigo (como este), eu consigo visualizar e responder. Eu uso MUUUUUUITO a técnica dos 15 minutos. Fico feliz por ajudar, e seja bem-vinda.