Oie! Meu nome é Thais e este é o meu blog. Tem duas coisas que você precisa saber antes de ver qualquer texto aqui. 1) Este é um blog pessoal onde eu compartilho a MINHA Vida Organizada. Falo sobre diversos outros assuntos e também divulgo o meu trabalho em diferentes frentes, incluindo o Método Vida Organizada. 2) De 2022 para trás, todos os posts estão com problemas de caracteres que há anos tentamos resolver com os melhores programadores do Brasil e não conseguimos. Optei por manter no ar mas estamos consertando manualmente. São quase 7 mil textos. Sabemos do problema e, por favor, não precisamos receber mensagens e e-mails avisando. Era manter assim ou tirar o blog do ar, e optamos por mantê-lo, já que os textos novos estão consertados. Obrigada pela compreensão!
Como escolher o presente certo para qualquer pessoa
Dois adendos:
1 – No Brasil, o Dia dos Pais é no próximo domingo.
2 – Eu espero que você já tenha comprado o presente para o seu pai. =) Maaas, caso você ainda não tenha comprado, eu espero que este post ajude você a fazer uma boa escolha.
Este post é um guia geral sobre como escolher presentes para qualquer pessoa. Você pode inclusive aproveitar para presentes de aniversário e de Natal, por exemplo.
Você não tem como errar escolhendo um dos seguintes presentes:
1. Algo para comer
Dar algo gostoso para comer é aposta certa. Você pode conhecer o gosto da pessoa e dar algo que ela gostará mesmo. Tente não cair no genérico mas, se não tiver outro jeito, algumas opções agradam qualquer um. Chocolaterias como a Kopenhagen sempre têm em suas lojas opções de presentes. A recém-inaugurada Ladureè, no Shopping JK, pode ser outra opção.
Bebidas também entram nesta categoria, apesar de eu achar que vinhos são super batidos. A não ser que o presenteado notoriamente seja um apreciador de vinhos e você conheça algo que ele realmente gostaria de ganhar.
Você também pode levar a pessoa para jantar ou preparar algo especial em casa, mas isso fica menos pessoal que um presente, que continuará fazendo falta.
2. Algo para fazer
Todo mundo tem um hobbie. Se você souber algo que o presenteado ou presenteada goste de fazer, dê algo relacionado. Por exemplo, se o seu pai gosta de pescar, você pode comprar um super kit para pesca ou mesmo uma caixa de iscas modernas. A melhor forma de saber o que pode ser um bom presente é procurar lojas virtuais especializadas no assunto em questão e ver a lista dos mais vendidos.
Se por um acaso enorme a pessoa já tiver o que você der de presente, o pior que pode acontecer é ela trocar por algo da mesma loja que ela queria realmente. Ou seja, ninguém sai perdendo. E com certeza você surpreenderá a pessoa com o presente, pois significa que você pesquisou e se importa com os gostos dela.
Outra opção são ingressos para parques, shows ou passagens aéreas para uma viagem especial, mas isso depende muito mais do seu orçamento. Por favor, evite coisas genéricas como “ingressos para uma peça X”, sendo que a pessoa nunca vai ao teatro porque não se interesa. Se for dar algum presente assim, dê algo que tenha a ver.
3. Algo que a pessoa realmente queira
Se essa pessoa for próxima a você, talvez você já tenha em mente algumas coisas que ela queira. Se for o caso e se você puder ($$$), dê essa coisa. Não existe nada melhor do que ganhar algo que você estava namorando há tempos mas nunca conseguiu comprar por qualquer motivo.
Bons exemplos são livros, filmes e CDs. Às vezes um simples comentário da pessoa enquanto vocês conversavam em um almoço pode indicar esse presente. Algo como: “Ah, eu adoro esse filme! Não sei por que ainda não tenho o DVD!” ou “Sabe aquelas caixinhas para guardar bijouterias, com tampa de vidro? Acho lindas.”
Evite os presentes “úteis”, tipo uma torneira de última geração ou meias. Presente é uma coisa para a pessoa, não para a casa ou algo que ela mesma deva comprar sozinha (roupas Ãntimas, perfumes, sabonetes artesanais etc).
Se você escolher uma das três opções acima, a chance de o presente virar tralha é de 1%. Uma coisa é certa: quanto mais pessoal for o presente, maior a chance de acertar. E, para algumas pessoas, você tem a obrigação de dar algo pessoal, como seu marido, esposa, namorado(a).
Nunca vou me esquecer de uma cena no filme Sex and the city 2, quando a Carrie dá um relógio Rolex vintage de 1968 para o seu marido no aniversário de dois anos de casamento, e ele dá uma TV de última geração para que eles possam assistir filmes em preto e branco no quarto. A intenção é ótima mas, por favor: não dê isso de presente. Não se trata de dinheiro, mas de valor para a pessoa.
You may also like
Written by Thais Godinho
Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.
16 comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
- A Thais blogueira
- Ambiente de trabalho
- Amor
- Anual
- Áreas da Vida
- Armazenamento
- Arquivos
- Ayurveda
- Beatnik
- Blog
- Blogging
- Budismo
- Bullet Journal
- Carreira
- Carta da Editora
- Casa
- Checklists
- Comida
- Contribuição
- Criatividade
- Curtindo a casa
- Decoração
- Destaques
- Destralhar
- Diário
- Diário da Thais
- Dicas de produtividade
- Downloads
- Empreendedorismo
- Equilíbrio Emocional
- Equipes
- Espiritualidade
- Estudos
- Faça Você Mesmo/a
- Família
- Feng Shui
- Ferramentas de Organização
- Finanças
- Gestão do Tempo
- GTD
- Hábitos
- Hábitos Saudáveis
- Holacracia
- Home-office
- Imprensa
- Indicações
- Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial
- Lazer
- Liderança
- Lifestyle
- Limpeza
- Linkagem
- Livros
- Lugares
- Mensal
- Mercado
- Minimalismo
- Mudanças
- Nerdices
- Novidades
- Organização Financeira
- Organização Pessoal
- Pets
- Planejamento
- Planejamentos
- Plenitude & Felicidade
- Produtividade Compassiva
- Profissionais
- Propósito
- Propósito e Felicidade
- Receitas
- Relacionamentos
- Resenhas
- Rotinas
- Rotinas
- Roupas
- Saúde
- Séries
- Semanal
- Semestral
- Social
- Tecnologia
- Trabalho
- Trimestral
- Universidade Pessoal
- Veganismo
- Viagens
- Vida
- Vida Acadêmica
- Vida de Escritora
- Vida de viajante
- Vida Organizada
- Zettelkasten
Agenda Ano pessoal 9 Armário cápsula Até 2 horas Ayurveda Blogging Budismo Bullet journal Caixa de entrada Carta da editora Checklists Como eu me organizo De férias/folga Destralhar Doutorado Editorial do mês Em casa Evernote FLY Lady Foco GTD Guia definitivo GTD e Evernote Home-Office Linkagem de domingo Livros Livro Trabalho Organizado Livro Vida Organizada Meia hora Meio perÃodo Menu semanal Mestrado Minimalismo Mudanças Napoleon Hill Notion No trabalho Objetivos O dia inteiro Organizar Projetos Publicidade Receitas Resumo Todoist Trello
Bom dia ThaÃs,
Sei que não tem a ver com o tema do post mas preciso muito de uma ajudinha!
Comecei a usar a agenda do Google e o Google Docs e até então minha agenda de papel já ficou abandonada em um canto rs, vi aqui no blog que você usa e achei maravilhoso!
Uma dúvida, quando você usa pelo Iphone é através de algum aplicativo ou por navegador de internet normal? A funcionalidade e a visualização da agenda é igual no computador comum?
Muito obrigada! Parabéns pelo blog 🙂
Laura, tem diversos aplicativos. Eu utilizo o próprio iCalendar (que já vem no iPhone) e um chamado Agenda (pago). Todos sincronizam com o GCalendar. =)
Isso me aconteceu recentemente… Meu namorado já tinha demonstrado uma atenção requintada para o cd que eu tinha no meu carro. Porém meu carro tem leitor de mp3 e o dele não, pelo que meu cd não dava no dele. Fiquei com aquilo atrás da orelha. Ele jamais pediu, mas a gente sente né… Sem querer fui deixando o tempo passar e no passado dia 4 fazia anos e disse pra mim que não passava desse dia. Aproveitei meu próprio aniversário (guardei para o momento do jantar) para lhe oferecer o cd em modo áudio para ele ouvir no seu carro. Adorou! Foi um misto de eu reparar nos pequenos sinais dele com o momento surpresa.
Concordo com o que você falou. Mas acho que por exemplo as roupas Ãntimas ou os perfumes podem sempre ser oferecidos por aquela pessoa muuuuuuito próxima, muuuuuito especial e que nos conhece muuuuuito bem 😉
Meu lema para comprar presentes é sempre escolher alguma coisa que a pessoa quer ou precisa mas não compraria para si mesmo por ter outras prioridades, por ter um valor mais caro etc. Tem funcionado bem!
Oi, ThaÃs,
Adoro seu blog! Suas dicas têm me ajudado muito, obrigada.
Vou tomar a liberdade de acrescentar uma sugestão ao item “algo para fazer”: massagens relaxantes, shiatsu, reflexologia, tratamentos estéticos… Vários, Day Spas têm opções de pacotes para presentear homens e mulheres. E quem não gostaria de receber de presente um mimo desses? Um tempo só seu, para se cuidar e sem desembolsar na-di-nha! 😉
Muitos sites de compras coletivas fazem promoções ótimas que podem transformar-se em presentes-experiência inesquecÃveis! Fica a dica!
Eu acho que os tais “presentes para casa” poderiam figurar na categoria dos presentes dados à s pessoas que conhecemos intimamente. Veja, eu ADORO cozinhar e não me incomodo nem um pouco em ganhar objetos para usar na cozinha. Mas é claro que, na hora de presentear com coisas assim, não vale escolher um objeto comum mas, isto sim, um objeto bem bacana.
Mas Jacqueline, porque cozinhar é uma coisa que você gosta de fazer, praticamente um hobbie. Foi o que eu disse no post: dar algo pessoal. ;D
Sim, Thais! Mas é que a Juliana Vasconcelos comentou e falou sobre os objetos para casa como se fossem os piores presentes do mundo! Nem sempre é assim, né?
Ah sim! Bom, eu mesma sou suspeita pra falar! Geralmente eu PEÇO essas coisas mesmo, haha.
Eu adoro ganhar presentes para casa, principalmente das pessoas que tem bom gosto =)
Oi, Thais!
Um presente que, pra mim, é sempre bem-vindo: livro!
Mas aconselho quem for presentear com livros a conhecer quais gêneros a pessoa amiga aprecia, pra não errar na escolha. Acho que o mesmo cuidado vale pra músicas e filmes.
É a primeira vez que comento. Gosto muito do seu blogue.
Eu sou outra que fiquei 😮 com o comentário da Juliana! Amo ganhar mimos pra casa, desde que sejam realmente bacanas e tenham a ver com o meu estilo de decorar. Pode ser que decoração entre no quesito hobby pra mim, então ainda encaixa nas regrinhas do post! Acho que o ponto que ela quis tocar foi mais mesmo esse sexismo que fica bem claro nas datas comemorativas, como dia das mães, dos pais, dos namorados… Os produtos anunciados sempre são eletrodomésticos/produtos de beleza para as mulheres e itens de entretenimento/lazer para os homens…
Ótimas dicas! Eu geralmente compro alguma coisa que a pessoa queira e caiba no bolso, minha memória é ótima pra lembrar quando alguém comenta “ai, queria tal coisa…”.
Oie Thais, amei as dicas, aprontei muito gafe(erro) com minha maezinha, acho que nunca ganhou tanto pano pintato,ou o mais comum dinheiro, parece que agente nem se conheceu.Comecei a sondar e esperar, presente como cosmeticos, nao tem como ela deixar guardado,e mae presente é todo dia, principamente carinho.
oi thais,e pra minha cunhada o q posso dar de presente para ela