Big Rocks

Por mais que o blog tenha quase 14 anos de existência, ainda existem temas, termos e assuntos que não têm post por aqui, o que considero algo incrível, porque as ideias nunca se esgotam. 🙂 Hoje eu quero trazer um post para ficar como referência explicando o que são big rocks.

“Big rocks” é um termo bastante usado quando se fala em produtividade, especialmente lá fora, claro (pelo termo até mesmo ser em inglês). É uma analogia.

Se você tiver um pote ou jarro e precisa guardar pedras dentro dele, e começar guardando as pedras pequenas, quando chegarem as grandes, elas não vão caber. No entanto, se você colocar primeiro as maiores, as menores vão se encaixando, de modo que todas caibam. A imagem abaixo mostra isso.

Imagem: Matt Douglas

Isso é uma analogia de produtividade referente às nossas prioridades. Se você não começar encaixando primeiro as grandes pedras, aquilo que for mais importante, e deixar o seu dia, a sua semana, o seu mês, serem preenchidos com as pedras menores (urgências, incêndios, demandas, mensagens), as pedras grandes fatalmente não vão caber.

Por isso que faço e recomendo fazer um planejamento mais macro (de vida, curto / médio / longo prazo, ano, trimestre, mês, semana, dia), pois tudo isso traz mais clareza com relação às prioridades da vida.

Eu costumo usar mais o conceito de big rocks no meu planejamento do mês, trazendo projetos, eventos e grandes entregas que pretendo fazer no mês em questão. Você pode conferir melhor nos conteúdos que já compartilhei de “plan with me” nos meses anteriores. 🙂 Clique aqui para conferir o de abril.

Você já conhecia o termo “big rocks”? O que acha dessa analogia?