Dicas de produtividade

Big Rocks

Por mais que o blog tenha quase 14 anos de existência, ainda existem temas, termos e assuntos que não têm post por aqui, o que considero algo incrível, porque as ideias nunca se esgotam. 🙂 Hoje eu quero trazer um post para ficar como referência explicando o que são big rocks.

“Big rocks” é um termo bastante usado quando se fala em produtividade, especialmente lá fora, claro (pelo termo até mesmo ser em inglês). É uma analogia.

Se você tiver um pote ou jarro e precisa guardar pedras dentro dele, e começar guardando as pedras pequenas, quando chegarem as grandes, elas não vão caber. No entanto, se você colocar primeiro as maiores, as menores vão se encaixando, de modo que todas caibam. A imagem abaixo mostra isso.

Imagem: Matt Douglas

Isso é uma analogia de produtividade referente às nossas prioridades. Se você não começar encaixando primeiro as grandes pedras, aquilo que for mais importante, e deixar o seu dia, a sua semana, o seu mês, serem preenchidos com as pedras menores (urgências, incêndios, demandas, mensagens), as pedras grandes fatalmente não vão caber.

Por isso que faço e recomendo fazer um planejamento mais macro (de vida, curto / médio / longo prazo, ano, trimestre, mês, semana, dia), pois tudo isso traz mais clareza com relação às prioridades da vida.

Eu costumo usar mais o conceito de big rocks no meu planejamento do mês, trazendo projetos, eventos e grandes entregas que pretendo fazer no mês em questão. Você pode conferir melhor nos conteúdos que já compartilhei de “plan with me” nos meses anteriores. 🙂 Clique aqui para conferir o de abril.

Você já conhecia o termo “big rocks”? O que acha dessa analogia?

Você também pode gostar...

Posts mais acessados

8 Comments

  1. Ane da Silva says:

    Menina, ah para, já estou viciada no seu blog, ele já faz parte do meu check-in. Ontem mesmo coloquei seus ensinamentos em práticas e deu super certo, evitei um conflito enorme em casa. Lembrei que você disse: Mostre as pessoas que você precisa de espaço quando estiver trabalhando. Nooooooooooooossa mega obrigada. Você tem sido uma pessoa de grande referencial para mim. Deus abençoe grandemente.

  2. Jullyana Albuquerque says:

    Ja havia visto o conceito anos atrás, antes mesmo de me preocupar com organização. Acho que apareceu na minha timeline do YouTube. Aliás. Ver em vídeo o lance das pedras, pedrinhas e água é transformador. Por que uma coisa é entender a ideia. Outra é ver ela acontecendo.

    Ainda não organizo big rocks pro mês. Mas começo todo mês com uma página escrita: Em maio, não seria legal se…

    Lá coloco anseios, desejos de como gostaria de me sentir naquele mês.

  3. Nicole Ferreira says:

    Thais, boa noite.
    Só para ver se entendi de uma vez por todas 🙂

    Quando eu for eleger as big rocks do mês em questão, irei retira-las dos meus objetivos que distribui ao longo dos trimestres, correto ?

    E além destes objetivos podem ser outros projetos que não vieram dos meus objetivos de curtíssimo prazo e sim de outras coisas que foram surgindo por interesse ou demanda.

    É isto ?

    Grata por todo seu trabalho, sou leitora do blog assídua e entro todos os dias desde 2014 🙂

    1. Oi Nicole, tudo bem? Você não “tira” nada de nenhum lugar. Todos esses materiais ficam como referência. Você pode fazer modificações se achar necessário.

  4. Thais o qual ferramenta usa para gerenciar as finanças.

  5. Rafaela Gregório says:

    Thaís, realmente você está sendo uma referência para mim tb e tem me ajudado demais! Muito grata pelo seu trabalho e por você ser quem é, por possuir o conhecimento que tem e pela generosidade em compartilhar tanto!

    Sobre as Big Rocks gostaria de aproveitar para tirar uma dúvida: estou lá no comecinho do seu curso Organize-se em 2020 e quero dar uma atenção especial para este treinamento ao longo de todos os meses do ano! Você acha que então fazer o curso entraria como uma “Big Rock”em todos os meses do meu ano só para me ajudar a lembrar desse propósito e também para deixar registrado que o meu tempo já estará ocupado com isso, para eu não lotar o meu mês de coisas?…. Enfim, para dimensionar bem o volume de pedras do mês. O que você acha? Obrigada!

    1. Eu colocaria como big rocks sim. 😉

      1. Rafaela says:

        Uhuul!! Saiba então que você estará mensalmente nas minhas Big Rock! : ) Grata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *