Pular para o conteúdo

Como eu planejei o meu mês de abril (PLAN WITH ME)

Planejar um mês em meio a uma pandemia, como estamos vivendo, pode parecer uma tarefa desafiadora. Mas a organização serve justamente para nos ajudar nesses momentos, reajustando planos e entendendo novos cenários, mesmo em tempos de incerteza.

Eu gravei um vídeo bastante detalhado com orientações para quem quiser fazer o planejamento do mês de abril – e dos próximos meses – mesmo em um cenário incerto como esse que vivemos. Você pode conferir o vídeo abaixo ou clicando aqui.

Além disso, eu também fiz o PLAN WITH ME – aquele vídeo em que mostro como planejo o meu mês usando o Bullet Journal. Também já tem vídeo mostrando como eu fiz lá no canal.

Como eu sempre comento com vocês, todo planejamento sempre faz parte de algo maior – que seja a vida. O planejamento do mês s baseia no planejamento do trimestre, que fiz anteriormente. Abril é o primeiro mês do segundo trimestre, então é o momento de olhar para trás, tudo o que fiz nos primeiros três meses do ano, ver se ficou algo pendente para o trimestre seguinte, e revisar os planos para esse segundo trimestre.

Como vocês podem imaginar, cursos, eventos e viagens estão suspensos. Eu só estou agendando coisas para o último trimestre, que por enquanto me parece uma previsão mais confiável, e cancelando viagens durante o segundo e o terceiro. A boa coisa é que eu estava em dúvida se faria uma viagem longa em outubro, para a Austrália, e a pandemia veio passando a faca nessa e em outras viagens que eu pensava em fazer. Isso me fez repensar os planos de modo geral. Será que estamos (como seres humanos) vivendo um estilo de vida completamente exagerado, e precisávamos mesmo refletir sobre isso? Eu penso que sim.

O que acho engraçada é a noção que algumas pessoas têm sobre o que é a vida e o que é a organização pessoal. Vejo direto o pessoal compartilhar coisas como: “comprei um planner lindo para 2020 e agora aconteceu isso!”. Gente, a vida é o agora, e coisas incríveis podem ser feitas que não envolvam sair de casa ou viajar! Postei no Twitter outro dia:

Sei que é todo um exercício, mas não podemos deixar a peteca cair. Concentrar-se no presente já é trabalhoso o suficiente. Mas é um trabalho legal. Muita gente está perdendo a vida nesse momento. Você estar viva/o é uma bênção tremenda. Honre seus dias.

Autor

10 comentários em “Como eu planejei o meu mês de abril (PLAN WITH ME)”

  1. Nossa, Tha! É isso mesmo! Agora que só podemos comprar o essencial, estou seriamente repensando compras e projetos também.
    Um post seu que eu adoro e lembrei nessa quarentena é aquele que fala que você já fez detox radical e se arrependeu um pouco. Putz, eu fiz a mesma coisa.
    Fiquei com a ideia fixa de só ler no kindle e agora sinto falta de ter uns livrinhos aqui em casa pra ler nessa quarentena e enjoei de ler na tela.
    Falando em planner, me dei um de presente e por coincidência chegou hoje. Quero resgatar essa coisa de escrever, ter um lugar bonito para marcar compromissos e reflexões. Folhear, manusear à mão mesmo.

  2. Na minha rotina de fim de dia, já bem junto à hora de dormir, entrou ouvir os seus audios, no telegram. Para isso mesmo, viver no agora. Bem haja, sigamos juntos, cada um fazendo a sua parte para o bem coletivo

  3. Amei o post Thais! Quero mto chegar a um nível de organização igual a você, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer. Assisti aos videos e no final do segundo video você mostra que vai começar a escrever o primeiro dia do mês no planner, você usa como se fosse um diário? Obrigada por compartilhar!

  4. Olá Thaís, vc faz seu planejamento no bujo e depois passa pro trelo e todoist, não entendi como funciona. Vc coloca tudo no bujo por contexto também. Estou tentando achar me organizar também, mas coloco tudo no planner, não tá funcionando.

    1. Oi Magna, tudo bem? O que faço faz parte de um processo pessoal de organização que tem diversas etapas. Eu descrevo no vídeo apenas o planejamento. recomendo a leitura de um post aqui no blog sobre a diferença entre planejar e organizar. São naturezas diferentes de práticas.

  5. Thais, um desabafo: cheguei à conclusão de que planejo muito mais do que consigo cumprir. Isso tem me angustiado.
    Agora uma pergunta: algo como “investir na rotina de meditação”, caso seja um hábito ainda não totalmente incorporado, entraria nas BiG Rocks?

    1. Fazer um curso? 😉

      Sobre se sentir frustrada, a solução é fazer mais revisões, porque nas revisões você aprende a reajustar. Não sei se você tem feito, mas vale a pena focar nisso.

      Outra estratégia é sempre relacionar qualquer planejamento micro a um planejamento mais macro.

  6. Pingback: Maio 2022 – vida organizada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *