Oie! Meu nome é Thais e este é o meu blog. Tem duas coisas que você precisa saber antes de ver qualquer texto aqui. 1) Este é um blog pessoal onde eu compartilho a MINHA Vida Organizada. Falo sobre diversos outros assuntos e também divulgo o meu trabalho em diferentes frentes, incluindo o Método Vida Organizada. 2) De 2022 para trás, todos os posts estão com problemas de caracteres que há anos tentamos resolver com os melhores programadores do Brasil e não conseguimos. Optei por manter no ar mas estamos consertando manualmente. São quase 7 mil textos. Sabemos do problema e, por favor, não precisamos receber mensagens e e-mails avisando. Era manter assim ou tirar o blog do ar, e optamos por mantê-lo, já que os textos novos estão consertados. Obrigada pela compreensão!
Dicas de decoração inspiradas no design rústico e industrial
Outro dia eu publiquei um post mostrando um pouquinho da nossa sala de estar, e ele me deu vontade de trazer aqui algumas inspirações para você (quem sabe) levar para a sua própria casa, caso também se identifique com o estilo rústico industrial.
Para mim, o grande diferencial desse estilo é a sensação de imperfeição, de inacabado, o que eu acredito que também tenha muito a ver com o trabalho que fazemos aqui. Não é sobre ter uma casa perfeitinha. É sobre ter uma casa de verdadinha.
O estilo industrial veio realmente inspirado nos grandes galpões e fábricas. Em termos de estética, se refere ao inacabado, ao desgastado, ao personalizado. Cada peça de design, cada elemento da decoração, é único. Isso faz com que a gente exerça a criatividade sempre.
Aliado ao estilo rústico, a ideia é trazer conforto e sensação de que a casa nos abriga. A paleta de cores geralmente é neutra, com predominância do cinza.
O cinza é um elemento muito presente no design industrial. Ele remete ao cimento, essencialmente. Usar cimento comum ou cimento queimado é bastante usual nesse tipo de decoração. Você pode preparar a sua tinta misturando massa corrida com corante preto, assim como pode comprar pronta (hoje já existem marcas que fazem as tintas exatamente com esse efeito meio “manchado”). Também existem revestimentos que imitam o cimento.
Alguns elementos contribuem ainda mais para o visual industrial. Muito ferro, misturado com cimento, vidro, e o elemento orgânico do rústico, que vem da madeira e das plantas, por exemplo. Tecidos também podem ser mais naturais para combinar com a composição.
É muito comum encontrar inspirações com canos também. Canos e dutos aparentes têm tudo a ver com esse visual que comentei no inÃcio do post.
Uma das coisas que eu mais gosto nesse estilo é como ele incentiva o “faça você mesmo”. Uma mesa, por exemplo, pode ser montada usando cavaletes de madeira ou ferro e simplesmente colocando uma tábua de madeira de demolição em cima, ou até mesmo uma porta que seria inutilizada!
O lance da imperfeição é tão forte que mesmo as supostas falhas na pintura ou nos móveis fazem parte do visual em si. Ferrugens, riscos, uma pintura desigual, um negócio meio quebrado – tudo isso faz parte! Ou seja, você não se cobra tanto pelos “erros” que cometeu e aprende a lidar com as imperfeições, pois elas fazem parte tanto da casa quanto da vida. Você não descarta um objeto apenas porque ele tem um problema – o mesmo vale para relacionamentos, por exemplo.
O piso da nossa casa é de cimento queimado e ardósia cinza. Apenas a cozinha e um dos banheiros têm pisos diferentes.
Móveis de madeira e acabamentos em metal ditam o tom desse estilo de decoração. Outro fator que sempre aparece são as “paredes expostas”, como tijolos. Também me chama a atenção o orgânico dos tecidos naturais, tais como cortinas de linho e algodão etc.
Estilo é uma coisa muito pessoal. Apesar de a gente se inspirar em uma tendência ou outra, nunca será igual o de uma pessoa ou de outra, pois cada um traz os seus próprios toques, seja na decoração, na roupa que veste, no jeito de educar os filhos ou cuidar da casa. De qualquer maneira, espero que o post tenha trazido algumas curiosidades bacanas sobre o estilo que escolhemos por aqui. Aliás, escolher é um verbo engraçado. Porque não foi bem escolha, mas sim reconhecimento. Reconhecemos nós mesmos nesse estilo e por isso ele nos atraiu tanto.
You may also like
Written by
5 comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
- A Thais blogueira
- Ambiente de trabalho
- Amor
- Anual
- Áreas da Vida
- Armazenamento
- Arquivos
- Ayurveda
- Beatnik
- Blog
- Blogging
- Budismo
- Bullet Journal
- Carreira
- Carta da Editora
- Casa
- Checklists
- Comida
- Contribuição
- Criatividade
- Curtindo a casa
- Decoração
- Destaques
- Destralhar
- Diário
- Diário da Thais
- Dicas de produtividade
- Downloads
- Empreendedorismo
- Equilíbrio Emocional
- Equipes
- Espiritualidade
- Estudos
- Faça Você Mesmo/a
- Família
- Feng Shui
- Ferramentas de Organização
- Finanças
- Gestão do Tempo
- GTD
- Hábitos
- Hábitos Saudáveis
- Holacracia
- Home-office
- Imprensa
- Indicações
- Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial
- Lazer
- Liderança
- Lifestyle
- Limpeza
- Linkagem
- Livros
- Lugares
- Mensal
- Mercado
- Minimalismo
- Mudanças
- Nerdices
- Novidades
- Organização Financeira
- Organização Pessoal
- Pets
- Planejamento
- Planejamentos
- Plenitude & Felicidade
- Produtividade Compassiva
- Profissionais
- Propósito
- Propósito e Felicidade
- Receitas
- Relacionamentos
- Resenhas
- Rotinas
- Rotinas
- Roupas
- Saúde
- Séries
- Semanal
- Semestral
- Social
- Tecnologia
- Trabalho
- Trimestral
- Universidade Pessoal
- Veganismo
- Viagens
- Vida
- Vida Acadêmica
- Vida de Escritora
- Vida de viajante
- Vida Organizada
- Zettelkasten
Agenda Ano pessoal 9 Armário cápsula Até 2 horas Ayurveda Blogging Budismo Bullet journal Caixa de entrada Carta da editora Checklists Como eu me organizo De férias/folga Destralhar Doutorado Editorial do mês Em casa Evernote FLY Lady Foco GTD Guia definitivo GTD e Evernote Home-Office Linkagem de domingo Livros Livro Trabalho Organizado Livro Vida Organizada Meia hora Meio perÃodo Menu semanal Mestrado Minimalismo Mudanças Napoleon Hill Notion No trabalho Objetivos O dia inteiro Organizar Projetos Publicidade Receitas Resumo Todoist Trello
Oi Thais! Já que o tema é decoração, vou deixar o link de algo que vi e achei a sua cara: https://www.etna.com.br/p/enfeite-de-metal-imagine-umbra-dourada/0417579
Que legal, obrigada! Adorei!
Que legal, Thais! Achei muito feliz a frase em que vc disse que não foi escolha, mas sim, reconhecimento.
Só tenho uma dica para te dar e que talvez seja útil de alguma forma à s outras pessoas: é preciso dosar o cinza no caso de pessoas com tendência à depressão. As cores influenciam muito o nosso humor. De repente acrescentar um pouco de cores mais “alegres” em detalhes.
Obrigada por compartilhar sempre um conteúdo de tanta qualidade!
Com certeza!
Adorei! 🙂
Eu e o meu marido adorámos ver a vossa sala. É tal como a nossa, diferente do que habitualmente vemos nas outras casas e está tudo certo. A nossa sala, é a nossa entrada de casa direta também, ou seja, é hall de entrada, é escritório e cozinha. Pessoalmente gosto de misturar o estilo nórdico com o estilo vintage e até alguns detalhes em gótico/vitoriano. Muitos detalhes e acessórios em preto… O mais engraçado é que o meu marido também queria colocar a estante de oficina na sala, tal como vocês. Obrigada por partilhar connosco o vosso cantinho. Beijinhos de Portugal