Pular para o conteúdo

Mapas mentais para pesquisa acadêmica

Continuando um pouco o assunto do post de ontem, sobre as minhas pesquisas atuais, achei que seria uma boa compartilhar como estou organizando essa produção de pensamento. O modelo preferido no momento é o de mapas mentais. Neste caso, prefiro fazer online, na ferramenta Mind Meister, que à mão.

Eu basicamente criei uma pasta “Pesquisa Acadêmica” nela e, dentro, insiro os mapas com as pesquisas que estão em andamento.

Eu já mostrei um pouquinho como funciona cada mapa, mas a ideia é que ele me ajude a estruturar o pensamento para escrever o artigo ou montar a apresentação depois.

Eu uso o template de “brainstorm” oferecido pela própria ferramenta, que tem esse formatinho com a nuvem no centro, que eu acho fofo.

Bem, a maneira de “tocar” esses projetos é aquela de sempre: tenho os projetos listados em uma lista de projetos no Todoist, reviso semanalmente e garanto que todos tenham seu status atualizado e ações definidas para que andem nos próximos dias.

Os mapas mentais são materiais de suporte a esses projetos e vou trabalhando neles à medida que vou estudando, lendo, criando, escrevendo, avançando, recebendo orientações e realizando ações diversas relacionadas. Também tenho dias em que abro o mapa e fico estudando para elaborar novas conexões. É bastante dinâmico, fluido e livre.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

6 comentários em “Mapas mentais para pesquisa acadêmica”

  1. Oi!!!! Parabéns pelo conteúdo. Acabei de descobrir que fui selecionada para o mestrado e uma das minhas maiores apreensões é me enrolar com prazos/entregas. Vim correndo pra cá porque sei que você tem produzido muita coisa de organização nesse sentido. Obrigada por isso! Acho que vai me ajudar demais.

  2. Usei muito o mindmeister pra estruturar os capítulos finais da minha dissertação. Hoje uso pra tudo, inclusive para algumas práticas do GTD. Você está usando o novo layout do mindmeister? Eu adorei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *