Quadros de templates no Trello

12
4406

Na semana passada o Trello alcançou a marca de 50 milhões de usuários no mundo e, por isso, fez um post comemorativo anunciando alguns recursos da ferramenta. Um deles é o conjunto de quadros que podem ser usados como templates / modelos para os nossos, e no dia que isso saiu eu fiquei completamente focada querendo revisar todos!

Funciona assim: o Trello é uma ferramenta com formato de quadros, colunas e cartões. Ele foi criado com base em uma técnica chamada kanban, mas não precisa ser usado dessa forma (também pode). Eu tenho usado o Trello já há algum tempo e, por mais que eu tentei migrar para testar outras ferramentas ou retornar a alguma antiga, eu sempre volto para ele pois é a que me atende melhor no momento. Gosto muito dos recursos e especialmente da personalização dos planos de fundo de cada quadro.

Indo direto ao assunto. Se você quiser conferir os templates do Trello, clique aqui. Esses são os modelos prontos que ele disponibilizam, mas você também pode criar os seus próprios templates para exportar e usar em outros projetos, ou até mesmo compartilhar com outras pessoas. Isso pode ser especialmente útil em equipes, por exemplo.

O post de hoje é para falar sobre essa novidade, caso você não a conheça e use o Trello, e também para mostrar os meus templates preferidos, listados abaixo.

Antes de mostrar, quero fazer uma observação importante: o Trello tem um limite de quantos quadros você pode criar por time na sua versão gratuita. Você precisa saber disso antes de sair salvando um monte de templates na sua conta. 😉

Clicando nos nomes dos templates abaixo você acessa a URL de cada um deles para salvar na sua conta. Basta clicar no botão verde “criar quadro com base em modelo”.

Company overview
(Visão geral da empresa)

Este quadro é excelente para você que precisa apresentar a sua empresa ocasionalmente ou precisa ter um quadro geral onde lista tudo o que for importante sobre a sua equipe, os projetos que estão em andamento, o que foi concluído este ano etc.

Learn a language
(Aprenda um idioma)

Este quadro se aplica muito bem para qualquer pessoa que esteja estudando algum idioma – que seja o português! Ele tem uma coluna para “tarefas”, onde você pode inserir coisas como “estudar o capítulo tal de gramática”, assim como colunas personalizadas para itens específicos, tipo livros a ler, se quiser.

Marketing mater editorial calendar
(Calendário editorial master do marketing)

Achei esse quadro útil para empresas que não “vivem” do conteúdo publicado – ou seja, o conteúdo é produzido em menor quantidade, com foco mais institucional, mas precisa ser gerenciado em algum lugar.

Product launch
(Lançamento de produto)

Este quadro é perfeito para projetos de lançamento de produtos e traz algumas sugestões para que você use como gerenciamento de cada etapa.

Blog content schedule
(Programação de conteúdos do blog)

Se você tem um blog e busca uma maneira legal de gerenciar o conteúdo que precisa ser produzido, este quadro pode te dar uma boa base para começar. Eu faço de uma maneira parecida, mas com detalhes diferentes (pretendo fazer um post sobre isso em breve).

HR team learning tracker
(Acompanhamento do treinamento da equipe de recursos humanos)

Esse é um dos meus preferidos, porque eu sei que um dos maiores desafios nas empresas é tentar gerenciar o que já foi ensinado para e aprendido pelos funcionários. Um quadro desse permite que você consiga ter uma visão geral dos treinamentos que cada um já fez, das habilidades desenvolvidas, e então planejar formações futuras. Achei excelente.

Book clubs
(Clubes do livro)

Pensa num quadro onde você pode organizar as leituras em andamento, as que já fez, podendo fazer isso individualmente ou em grupo, compartilhando as informações?

Meal planning board
(Quadro para planejamento de refeições)

Acho que esse é o meu preferido de TODOS, apenas porque ele ficou lindo com essas fotos de receitas e organizado por categorias. Para quem já aprendeu a fazer o planejamento do menu semanal aqui no blog, sabe que ter um painel de referências como esse ajuda muuuuito.

Family adventure board
(Quadro de aventuras da família)

Pensando nas viagens com a família nas férias? Este quadro pode te ajudar a organizar as ideias sobre o que fazer, que atividades, hospedagem e outras informações. Dá para personalizar para qualquer viagem mudando o plano de fundo (e colocando uma foto de praia se for para a praia, por exemplo) e criando colunas que tenham a ver com seus planos.

Moving plan
(Planejamento da mudança)

Este quadro traz uma perspectiva regressiva para organização de um cronograma de mudança de casa. Muito útil.

Travel bucket list
(Lista de desejos de viagens)

Imagine um lugar onde você possa organizar as informações de todos os lugares no mundo que você gostaria de conhecer um dia? Esta é a finalidade deste quadro, que mostra como imagens inspiram mesmo se você não tiver nenhuma viagem em vista (por enquanto).

Como você pode ver, existem muitos quadros criativos e úteis que você pode explorar de acordo com as suas necessidades. Eu listei acima alguns dos meus favoritos.

Se você usa GTD, você pode alternar esses quadros para referência e suporte a projetos.

Qual seu quadro preferido? Qual você acredita que seja útil para sua vida nesse momento? Se você usa o Trello, deixe um comentário aqui embaixo, por gentileza, pois vou adorar saber como você está usando e trocar algumas figurinhas! 🙂 Obrigada.

12 comentários

  1. Eu comecei a usar o Trello justamente pra fazer anotações sobre minhas leituras, e meu quadro é muito parecido com esse do template! Acho que ele é perfeito pra isso! Eu não tenho blog nem nenhum outro lugar onde falo de livros, é só pra mim mesma, mas pra quem tem, deve ser ótimo pra controlar o que toda equipe está lendo, quais livros precisam de resenha, até pra fazer roteiros de vídeos!

    • Bem legal mesmo. Eu ainda não criei um quadro assim porque faço meu controle pelo Skoob há muitos anos, mas me agrada a ideia de migrar para o Trello em algum momento.

  2. O Trello foi uma das primeiras, se não a primeira, ferramenta que eu usei pra tentar me organizar. Durante muito tempo, foi a única que eu usei, mas em algum momento deixou de ser agradável ao meu olhar: até hoje, me incomoda muito ver as tarefas em colunas, organizadas por status, e nunca soube explicar o porquê! Hahaha

    É uma pena, porque sempre gostei da plataforma e do tanto que eles evoluem constantemente.

    Passei 2018 e 2019 usando exclusivamente o Notion, que sempre me serviu muito bem e consegui várias gratuidades com importação de informações e algumas sincronizações. Quando precisei pagar, botei na balança e decidi que precisaria achar outra ferramenta para substituí-lo. Voltei a considerar o Trello, cheguei a começar a organizar as coisas, mas as colunas ainda me incomodam. Ainda não sei o porquê.

    Hoje, estou usando 100% do Google Drive (Docs, Sheets, Slides, Tasks, Keep) + listas no Reminders nativo do celular (que funciona de um jeito muito parecido do Todoist) e o Pocket, pra salvar links. Precisei de SETE aplicativos pra substituir tudo o que eu fazia só no Notion e, antes, só no Trello.

    Esse post me deu até uma saudadezinha da plataforma, rs. Quem sabe quando eu descobrir o porquê do incômodo com as colunas…

    • Eu costumo revisar as ações apenas pelo celular, pois elas aparecem quase que em formato de lista. No computador me incomoda a poluição visual também, então pode ser uma dica. Obrigada por comentar.

  3. Já tinham me falado do Trello mas comecei a usar por influência sua. Uso para gerenciamento de projetos. Lista de tarefas e planner uso em meio físico mesmo. Seu blog é muito bom, gratidão por disponibilizar tanto conteúdo útil gratuito para nós.

  4. Conheci o Trello justamente porque trabalho com TI e a pratica de utilizar o Kanban é bem frequente, mas ando descobrindo milhões de outras possibilidades de uso e não fico mais sem ❤️

  5. Comecei a usar o Trelo para o GTD, mas de uma forma diferente da sua, com.um so quadro, e colunas para projetos, aguardando resposta, etc, e separando por cores os diversos contextos da coluna próximas ações.
    Terminei desistindo porque me pareceu que, num só quadro, ficaria muito extenso e visualmente poluído.
    Você recomendaria seguir dessa forma?

  6. Comecei a usar o Trello essa semana e achei um modelo GTD. Achei bem interessante e para não me perder nas tarefas estou usando só esse modelo e usei a parte projetos para detalhar a parte do trabalho (atelier de costura em casa). Tenho muita dificuldade em dar conta dos afazeres da casa, filho e Atelier. Espero que usar o aplicativo me ajude a melhorar minha produtividade.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui