Aproveitando períodos em trânsito

22
4652

Falando sobre qualidade de vida e de trabalho, este mês aqui no blog, surgiram alguns comentários aqui e em outras redes sociais sobre o tempo que a gente perde no dia a dia no trânsito, especialmente para quem mora em grandes cidades. Em São Paulo, isso é frequente, para quem mora longe do trabalho. Ultimamente, algumas cidades como o Rio de Janeiro têm sofrido com o trânsito também. Se for o seu caso, tenho algumas dicas.

Não quero que você seja “100% do tempo” ocupada/o, longe de mim! O que quero é que você curta mais o tempo que você tem, e no caso do trânsito pode ser uma boa porque o potencial para chatice e cansaço é enorme. Vamos lá.

Responder mensagens

Eu aproveito os períodos em trânsito para ouvir áudios e responder mensagens. Esses intervalos ao longo de um dia cheio de compromissos externos são excelentes para isso. Se eu tiver que enviar áudios ou mensagens mais extensas, também acho que são o melhor momento para fazer isso.

Ler notícias e feeds

Tem gente que não gosta de ler em trânsito, mas para quem consegue, é ótimo para ler o jornal, ler notícias diversas e os feeds de blogs que acompanha através do Feedly (agregador de feeds).

Ouvir podcasts

Você pode usar diversos aplicativos agregadores de podcasts no seu celular. Podcasts são divertidíssimos e geralment são bem grandinhos, portanto dá para aproveitar para ouví-los no trânsito. Esta é uma boa opção também para quem estiver dirigindo.

Ouvir vídeos no YouTube

Quem não gostar de podcasts pode querer aproveitar para acompanhar as atualizações nos seus canais preferidos do YouTube. Tem que ter um bom plano 3G!

Esvaziar a mente

Se puder escrever, digitar ou até mesmo gravar áudio, aproveite esse momento de deslocamento para tirar da cabeça as preocupações e passar para o papel.

Ler um livro

Eu leio MUITO quando estou em trânsito. No carro, não consigo ler muito (fico enjoada), mas em viagens de ônibus e avião consigo ler tranquilamente. Por isso, toda vez que faço alguma viagem acabo adiantando bastante as minhas leituras.

Pesquisar coisas

Se você criar uma lista de coisas que precisa pesquisar (preço de pneus, hotéis no destino de férias, escolas de idiomas na sua região), pode aproveitar o período de deslocamento para realizar essas pesquisas e adiantar um montão de coisas!

Fazer telefonemas

O mesmo vale para a sua lista de telefonemas. Agendar médico, dentista, pedir uma informação, combinar uma reunião, enfim, qualquer telefonema que precisar dar pode ser feito enquanto estiver em deslocamento e assim otimizar o seu tempo.

Refletir sobre algum assunto específico

Pode ser que você tenha problemas (rá! será?). Eu gosto muito de ter uma listinha de assuntos para refletir a respeito, sejam problemas ou questoes diversas. Devo adotar um cachorrinho? Que lugar seria legal de passar as próximas férias? Como resolver o problema de relacionamento entre suas duas filhas? Existe uma série de questões que demandam raciocínio e que, muitas vezes, no dia a dia, a gente não tem tempo nem cabeça para pensar a respeito. Em um deslocamento, escolha um tema específico e contemple a visão pela janela enquanto pensa a respeito. Quem sabe a solução de um grande problema não nasce daí?

Estudar

Pode ser que você esteja estudando na faculdade, algum idioma ou assunto específico. Se conseguir ler quando estiver em deslocamento, certamente você poderá aproveitar essas horas preciosas no seu dia a dia para adiantar a leitura de qualquer material. Mantenha uma pastinha sempre com você, com os materiais da vez, pois assim qualquer janela de tempo poderá ser útil.

Apenas descansar

Muitas vezes, a coisa mais importante que a gente pode fazer quando está em trânsito é fechar os olhos e descansar um pouquinho. Música pode ajudar. Bons fones de ouvido (em formato de concha) podem ser mais confortáveis que os intra-auriculares.

E você, como costuma aproveitar o tempo de deslocamento, quando quer aproveitá-lo para fazer alguma coisa?

22 comentários

  1. Não posso ver uma oportunidade no coletivo que eu durmo rs. Eu até tento ler, mas logo o sono vem. Além de algumas atividades que você mencionou, gosto de aproveitar o tempo em trânsito pra limpar a minha galeria.

  2. Para ver vídeos no YouTube sem gastar o 3G pode usar o App YoutubeGo que permite baixar os vídeos no celular para assistir. Faço isso de vez em quando

  3. Eu uso transporte público e tenho sorte por pegar sempre em paradas que me permitem ir sentada. Aproveito esse tempo para leitura de livros divertidos, que me tirem do stress causado pelo transito. Muitas vezes eu simplesmente coloco os fones de ouvido e aproveito o momento para relaxar, em alguns casos eu durmo porque o cansaço uma hora ou outra chega. Só estudo nessas ocasiões se estiver com alguma matéria atrasada, pois gosto de estudar rabiscando e marcando pontos importantes o que pode ser bem difícil no movimento do ônibus.

  4. Oi, Thais!

    Para quem assina o Youtube Premium é possível baixar vídeos e assistir a qualquer momento, sem internet. Assinei o plano por causa de aulas EaD, e achei ótimo, um excelente investimento, além de economizar o 3G.

    Ah, também gosto de deixar uns downloads feitos no Netflix para períodos de espera que não dá pra eu me concentrar. 🙂

  5. Muito boas as dicas para aproveitarmos melhor o tempo! Como fã de podcasts, fiquei curioso.. quais podcasts você costuma ouvir?! Parabéns por todo conteúdo que passa para nós!

  6. O que eu gosto mesmo de fazer no transporte é ler. Mas em São Paulo, ultimamente, isso está ficando difícil devido ao aumento na quantidade de vendedores ambulantes anunciando seus produtos e, também, pessoas ouvindo música e áudios de whatsapp sem fones de ouvido. Pessoas que gravam áudio ou falam ao telefone também incomodam bastante, pois elas não costumam se atentar ao volume de suas vozes. Já aconteceu de eu estar de um lado do carro do trem ou metrô e estar ouvindo uma pessoa falando ao telefone na outra extremidade! Assim não há quem consiga se concentrar na leitura! Aí, acabo sendo obrigada a ouvir música ou podcasts também, coisas que prefiro fazer nos deslocamentos a pé.

    • Eu costumo usar fones de ouvido que cortam ruídos externos. Ajuda bastante. Significou mais qualidade de vida para mim em SP. Uso não apenas no trânsito, mas para ir almoçar, ir ao mercado, shopping etc (quando estou sozinha).

  7. Que maravilha de post, Thaís! Eu fui uma das que comentou sobre essa dificuldade.

    Algumas coisas eu já faço, mas você me trouxe novas idéias. Aquele vídeo sobre trabalho e faculdade é excelente, também. Aliás, o que eu mais gosto no seu trabalho é isto: você consegue unir dicas práticas com reflexão. Não é uma lista de “você tem que fazer isso para ser mais produtivo”. É buscar qualidade de vida.

    Obrigada! Seu conteúdo é fantástico e tem mudado muita coisa (pra melhor) na minha vida.

  8. Olá, Thaís! 🙂 Apesar de morar em cidade “grande”, sempre trabalhei aqui e o trajeto não é tão longo, coisa de 30 minutos, então não fico presa em trânsito. Antigamente, eu lia muito nesses minutos (livro físico), mas sempre evitei usar celular ou mesmo leitor eletrônico, pois tenho medo de ser assaltada. Hoje, que também estou estudando, aproveito o tempo pra descansar mesmo, pensar em coisas aleatórias, arear o cérebro.

  9. Gostei muito deste post! Dá para fazer várias sestas sugestões tbem quando estamos aguardando médico, etc. Obrigada!

  10. Thaís adoro vc e seu trabalho. Acho que moramos no mesmo bairro – Perdizes. Esperou mais dia conhecê-la 🙂 parabéns por seu foco e por compartilhar conhecimento 🙌🏻

  11. Ótimas dicas Thais!!! Já estou praticando há algum tempo, já que meu trabalho é longe de casa.
    Agora que meu pacote de internet está bom, fico atualizada em seus posts 😀
    Leio bastante, ouço música e tem dias também que dou aquela dormidinha hehehe!!! Beijos 😘

  12. Outra coisa boa que eu amei começar foi ouvir audio books enquanto dirijo. Eu tenho usado o Audible bastante. Mas tbm baixei outros livros em mp4. Aumentei meu número de livros lidos numa época que não tava tendo tempo pra leitura.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui