6 ferramentas para você organizar a vida

18
9979

Existem algumas ferramentas que são realmente muito boas, uso há anos, e que recomendo a todos que buscam ter uma vida organizada. Obviamente que ferramentas por si só não fazem milagres – você precisa desenvolver um processo pessoal de organização, como um hábito. Mas elas funcionam justamente para dar apoio às suas práticas.

Confira então as minhas ferramentas preferidas de organização e que costumo recomendar sempre que alguém me pede sugestões.

Google Agenda

A agenda do Google é uma ferramenta gratuita – basta você criar uma conta Google e pode utilizá-la. Ela também sincroniza com qualquer aplicativo de agenda que você já possa ter instalado em seu telefone celular. Trata-se da ferramenta mais funcional que existe hoje (na minha opinião) para gerenciar suas atividades no tempo e no espaço. Você pode criar várias agendas, várias categorias, usar cores, atribuir compromissos a outras pessoas e muito mais.

Todoist

Existem muitas ferramentas para gerenciamento de tarefas e afazeres no mercado. Eu mesma já não utilizo o Todoist porque enjoei da carinha dele, mas usei durante muitos anos e até hoje considero a ferramenta mais simples e intuitiva para quem está começando a se organizar (e até para quem já for mais avançado em seu processo de organização pessoal). Possui versão gratuita (que atende bem) e uma versão paga que te dá acesso a mais recursos.

Evernote

Imagine uma ferramenta onde você possa organizar todas as informações que chegam até você. Notas pessoais, fotos de anotações que você tenha feito em uma reunião, textos salvos da web e outros. O Evernote se propõe a ser o seu “cérebro externo” e não tem limite de espaço – você pode inserir quantas informações que quiser, respeitando a quantidade de megas em cada nota (100Mb) e de transferência mensal (quase infinita na versão paga da ferramenta). A versão gratuita já funciona muito bem para a maioria dos usuários.

Brain Toss

Em vez de tirar uma foto e deixá-la mofando em seu celular, o uso de um aplicativo como o Brain Toss faz com que ela seja enviada diretamente para o seu e-mail, com apenas um clique. Serve para fotos, textos, áudios, vídeos e o que mais você quiser simplesmente capturar e enviar.

Google Drive

O Google Drive é outra ferramenta gratuita da Google, que desta vez serve para você gerenciar, criar e compartilhar arquivos. Você não precisa mais depender do pacote Office no seu computador – se quiser criar um arquivo doc, uma planilha, uma apresentação, um formulário ou até mesmo um PDF, basta usar esta ferramenta, que pode ser acessada via web ou através de qualquer dispositivo conectado à Internet. A facilidade de compartilhamento dos arquivos, assim como a interação com os usuários que os compartilham, são os grandes diferenciais dessa ferramenta.

Mind Meister

Mind Meister é uma ferramenta para criação e gerenciamento de mapas mentais – um excelente formato de organização de informações, útil não apenas para o trabalho (em planejamento de projetos, por exemplo) como também para os seus estudos. Você pode criar diferentes mapas com assuntos específicos, o que te ajudará a pensar e a fazer conexões em sua mente, e também pode compartilhá-los com outras pessoas. O Mind Meister funciona online e tem uma versão gratuita (que permite a criação de até três mapas) e algumas versões pagas, que dão acesso a mais recursos.

Se você está procurando boas ferramentas para se organizar este ano, estas foram as minhas recomendações básicas. É claro que existem inúmeras outras ferramentas e aplicativos que podem ser usados, e eu encorajo fortemente que você use alguma que goste mais, para se motivar a usar diariamente. Caso queira comentar o que costuma usar ou recomendar outras ferramentas, por favor, deixe um comentário. Obrigada!

18 comentários

  1. Oi Thais! Recentemente li o seu tutorial de Todoist e estou implementando. Estou no esforço do começo, mas quero muito que dê certo! Preciso pegar a prática…
    Já uso o google agenda e agora estou querendo começar no Evernote para organizar arquivos de referência e manter meus arquivos organizados. Aproveitando… queria te perguntar se você usa de modo diferente o google drive e o evernote, eles tem funções diferentes? Ou da pra usar só um deles?
    Muito obrigada por produzir um conteúdo tão maravilhoso!!

  2. De todos, acho o MindMeister um aplicativo necessário com quem sofre com ansiedade diária. É extremamente útil pra gente focar no que tem que fazer, o passo a passo de um modo não tão sufocante. Ótimo para organizar os trabalhos da facul e postagens no blog.

  3. Eu uso o Todoist para organizar minhas tarefas mas gosto mais do Habitica, uma gamificação que parece RPG para desenvolver hábitos.

  4. Esse Brain Toss é pago e têm vários comentários negativos no Google Apps. Google Keep faz o mesmo e é free e sincronizado.

    • A experiência é muito individual. Minha recomendação é pessoal (um blog é isso mesmo) e recomendei porque gosto muito. O David Allen utiliza também. Vale dizer que não é obrigatório usar, são apenas recomendações. O Google Keep traz muito mais cliques e nems e compara, na minha opinião. O forte do Brain Toss está em sua simplicidade, mas obviamente cada um deve escolher a ferramenta que preferir, são apenas sugestões.

  5. Thais, uso tudo no papel e tenho uma dificuldade grande de me manter organizada. As ações a fazer acabam ficando semanas no papel sem eu olhar. Tenho medo de iniciar o uso de ferramentas digitais e desistir novamente. Mas seria mais pratico do que levar tudo comigo… 😱

  6. Eu gosto muito do Notion. Muito flexível, é uma mistura de evernote+Todoist+Trello+Google Drive que permite praticamente construir uma wiki pessoal, uma vez que você pode organizar suas notas em formatos hierárquicos de website, kanban, database ou galerias. Nos próximos dias ele irá ganhar dois recursos de peso: um webcliper para captura rápida na web e um modo offline melhor e mais rápido.

  7. Thais,
    Todo o meu sistema do GTD está no OneNote e meus arquivos de referência estão no OneDrive.
    Para a agenda eu uso o outlook.
    Um beijo,
    Suy

  8. O Google Agenda é ótimo, mas é preciso ter cuidado com os fusos, diferente do Todoist que nos dá a opção de adequar ao fuso local, o Google Agenda parece ter um bug neste aspecto. Recientemente perdí um vôo internacional e tive um prejuízo imenso porque a agenda do Google inseriu o horário de Brasília ao invés do horário de Paris.

    • Mas aí o problema não foi da especificidade técnica da ferramenta, e sim a não revisão de um dado importante para você. Não dá para confiar infos tão importantes à automação total.

      • Concordo. O Google mantém uma agenda padrão pra esses eventos que ele vai inserindo, eu deixo ela invisível. Confio muito mais em mim lendo a informação é inserindo o que é necessário, não quero automação pra isso.

  9. Concordo que faltou uma revisão de minha parte, mas acho importante que as pessoas saibam que os horários da agenda do Google não funcionam quando há alteração do fuso, o mesmo não ocorre com outros aplicativos com Todoist por exemplo.

    • Talvez eu não tenha entendido bem mas acho que não é correto afirmar “…os horários da agenda do Google não funcionam quando há alteração do fuso”

      Eu vivo entre 3 fusos horários (Europa e África) e nunca tive problemas com essa questão. O Google Calendar sempre me mostrou o compromisso no horário certo.

      • Automaticamente? Ou você precisou configurar algo? Pois o meu seguiu com o horário de Recife, e acontece o mesmo problema quando estou no horário de Brasília.

        • Sinceramente, que eu me recorde, não tive que fazer nada e os compromissos são mostrados na hora do local onde estou. vou verificar a ver se há alguma opção que eu tenha activado.

  10. Oi! Isso e verdade.O tempo é uma coisa muito valiosa – não vale a pena perde- lo, porque realmente
    a vida é curta demais! 🙂 As ferramentas que você mencionou são excelentes para organizar a vida, mas existe mais uma que pode ajudar no processo de organização e planificação. O Kanban, (https://kanbantool.com/pt/), uma agenda digital muito simples que ajuda me econmizar o tempo. Não importa se você trabalha numa empres grande ou como freelancer. Pessoalmente estou seguindo Kanban mais do que 1 ano! Por enquanto, acho que não vou desistir :))

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui