Oie! Meu nome é Thais e este é o meu blog. Tem duas coisas que você precisa saber antes de ver qualquer texto aqui. 1) Este é um blog pessoal onde eu compartilho a MINHA Vida Organizada. Falo sobre diversos outros assuntos e também divulgo o meu trabalho em diferentes frentes, incluindo o Método Vida Organizada. 2) De 2022 para trás, todos os posts estão com problemas de caracteres que há anos tentamos resolver com os melhores programadores do Brasil e não conseguimos. Optei por manter no ar mas estamos consertando manualmente. São quase 7 mil textos. Sabemos do problema e, por favor, não precisamos receber mensagens e e-mails avisando. Era manter assim ou tirar o blog do ar, e optamos por mantê-lo, já que os textos novos estão consertados. Obrigada pela compreensão!
Conheça as idades dos documentos e organize seus arquivos
Ao tomar a iniciativa de organizar nossos arquivos, seja nas empresas ou nas residências, uma questão muito importante a ser levada em conta, e que pode ajudar muito no processo de racionalização é compreender que os documentos que entram em nossa vida atravessam momentos distintos com o passar do tempo.
É o que os estudiosos denominaram de Ciclo de Vida dos Documentos, composto de três fases, que apresentam caracterÃsticas bem distintas entre si, e que dão pistas muito interessantes sobre a melhor forma de organizá-los, que tipo de materiais utilizar, onde armazenar, como localizar, etc.
Num primeiro momento, assim que surgem, e até que cumpram sua função inicial, os documentos constituem o que chamamos de Arquivo Corrente. É aquela fase em que, por serem muito manipulados,  devem permanecer o mais próximo possÃvel de seus usuários, ao alcance da mão, de preferência em algum tipo de pasta que possa ser facilmente acessada.
Uma vez que sua missão inicial foi cumprida e gerou os devidos efeitos, a frequência de uso deste documento cai rapidamente, e muitas vezes ele já pode ser eliminado sem causar nenhum problema. Em outros casos, no entanto, alguns elementos presentes naquela ação inicial que já foi concluÃda podem gerar outras demandas de natureza administrativa ou legal. Isso indica que aquele documento seja mantido por mais algum tempo, em geral 5 ou 6 anos, podendo chegar até a algumas décadas, por precaução.
Essa necessidade de guarda por prazo mais longo, e pouca frequência de uso são as caracterÃsticas da segunda fase do ciclo de vida dos documentos: o Arquivo Intermediário, em que os documentos podem ocupar locais um pouco mais afastados, aguardando sua destinação final em caixas-arquivo bem identificadas, de modo que possam liberar espaço para novos documentos no arquivo corrente.
De todo aquele acervo que um dia foi produzido, apenas uma pequena parte constitui a memória do indivÃduo ou da instituição. Estes vão constituir a terceira fase do ciclo de vida do documento: O arquivo histórico ou permanente. Aqui, a preocupação com cumprimento de prazos já não existe, dando lugar a iniciativas voltadas à preservação, e em alguns casos, à divulgação do acervo.
Compreendendo o ciclo de vida do documento, temos condições muito melhores para gerenciar com eficiência tudo o que produzimos e acumulamos de informação em casa ou no trabalho, podendo retirar de nossos arquivos o máximo que eles podem fornecer.
You may also like
Written by
2 comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
- A Thais blogueira
- Ambiente de trabalho
- Amor
- Anual
- Áreas da Vida
- Armazenamento
- Arquivos
- Ayurveda
- Beatnik
- Blog
- Blogging
- Budismo
- Bullet Journal
- Carreira
- Carta da Editora
- Casa
- Checklists
- Comida
- Contribuição
- Criatividade
- Curtindo a casa
- Decoração
- Destaques
- Destralhar
- Diário
- Diário da Thais
- Dicas de produtividade
- Downloads
- Empreendedorismo
- Equilíbrio Emocional
- Equipes
- Espiritualidade
- Estudos
- Faça Você Mesmo/a
- Família
- Feng Shui
- Ferramentas de Organização
- Finanças
- Gestão do Tempo
- GTD
- Hábitos
- Hábitos Saudáveis
- Holacracia
- Home-office
- Imprensa
- Indicações
- Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial
- Lazer
- Liderança
- Lifestyle
- Limpeza
- Linkagem
- Livros
- Lugares
- Mensal
- Mercado
- Minimalismo
- Mudanças
- Nerdices
- Novidades
- Organização Financeira
- Organização Pessoal
- Pets
- Planejamento
- Planejamentos
- Plenitude & Felicidade
- Produtividade Compassiva
- Profissionais
- Propósito
- Propósito e Felicidade
- Receitas
- Relacionamentos
- Resenhas
- Rotinas
- Rotinas
- Roupas
- Saúde
- Séries
- Semanal
- Semestral
- Social
- Tecnologia
- Trabalho
- Trimestral
- Universidade Pessoal
- Veganismo
- Viagens
- Vida
- Vida Acadêmica
- Vida de Escritora
- Vida de viajante
- Vida Organizada
- Zettelkasten
Agenda Ano pessoal 9 Armário cápsula Até 2 horas Ayurveda Blogging Budismo Bullet journal Caixa de entrada Carta da editora Checklists Como eu me organizo De férias/folga Destralhar Doutorado Editorial do mês Em casa Evernote FLY Lady Foco GTD Guia definitivo GTD e Evernote Home-Office Linkagem de domingo Livros Livro Trabalho Organizado Livro Vida Organizada Meia hora Meio perÃodo Menu semanal Mestrado Minimalismo Mudanças Napoleon Hill Notion No trabalho Objetivos O dia inteiro Organizar Projetos Publicidade Receitas Resumo Todoist Trello
Excelente post…. senti a necessidade de saber como podemos armazenar os documentos históricos ou permanentes, visando justamente essa preservação? Como por exemplo, fotografias ou certificados, diplomas e demais comprovantes profissionais.
Nossaaaaa , preciso muito de um curso ou livro que me ajude a arquivar todos esses documentos, além de fotos, etc.
Poderia me indicar algum , Thais Godinho ?
Sim, o do próprio Tadeu (autor do texto)! Veja no blog dele as datas, é sensacional o curso.