Oie! Meu nome é Thais e este é o meu blog. Tem duas coisas que você precisa saber antes de ver qualquer texto aqui. 1) Este é um blog pessoal onde eu compartilho a MINHA Vida Organizada. Falo sobre diversos outros assuntos e também divulgo o meu trabalho em diferentes frentes, incluindo o Método Vida Organizada. 2) De 2022 para trás, todos os posts estão com problemas de caracteres que há anos tentamos resolver com os melhores programadores do Brasil e não conseguimos. Optei por manter no ar mas estamos consertando manualmente. São quase 7 mil textos. Sabemos do problema e, por favor, não precisamos receber mensagens e e-mails avisando. Era manter assim ou tirar o blog do ar, e optamos por mantê-lo, já que os textos novos estão consertados. Obrigada pela compreensão!
O que fazer depois de escolher uma área de foco para o ano?
Um dos exercÃcios que recomendo para o planejamento do ano novo é, depois de revisar as suas áreas da vida e o andamento delas ao longo do ano em questão, escolher uma das áreas para focar porque você acredita que, se der atenção a ela (mais do que à s outras), ela vai impactar positivamente todas as outras.
Veja, todas as áreas são importantes. No entanto, você não tem como fazer TUDO ao mesmo tempo. A ideia de ter uma área em que você vai dar um foco adicional é poder alocar seus recursos pessoais. Recursos pessoais podem ser: dinheiro, energia, contexto, tempo. Por exemplo, entre um curso e outro, se você só puder fazer um, você pode querer escolher o curso relacionado à área de foco. Não é para “engessar” e OBRIGATORIAMENTE fazer dessa maneira, mas já é uma orientação sobre prioridades que pode te ajudar.
Sequência de exercÃcios então até aqui:
- Fazer uma reflexão sobre como foi cada área da sua vida este ano
- Listar o que gostaria de fazer em cada uma das áreas para dar nota 10 de satisfação
- Pensando no ano que vem, eleja uma prioridade para cada área
- Escolha uma área para dar mais foco
O que fazer com a área que escolheu como foco para o ano:
- Listar tudo o que eu tenho de “sub-áreas” e responsabilidades dentro dessa área;
- Revisar minhas listas para ver o que tenho de coisas relacionadas a essa área;
- Aplicar a técnica da pirâmide da realização (curto, médio e longo prazo);
- Chegar ao “curtÃssimo prazo” = recorte de 1 ano (ex: 2021);
- Ano (garantir o investimento) > Trimestre (decidir qual o investimento) > Mês (ver vÃdeos no YT sobre investimentos) > Semana (ver os vÃdeos da Natália Arcuri) > Dia (ver o vÃdeo sobre CDB, CDI etc);
- Estudar! Fazer cursos, ver vÃdeos, ler livros, conversar com pessoas, contratar consultores…
E o melhor: você não precisa esperar o ano novo chegar para fazer!!!
Pretendo compartilhar com vocês como vou fazer com a minha área escolhida para o ano que vem (finanças) ao longo dos próximos posts.
You may also like
Written by Thais Godinho
Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.
9 comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
- A Thais blogueira
- Ambiente de trabalho
- Amor
- Anual
- Áreas da Vida
- Armazenamento
- Arquivos
- Ayurveda
- Beatnik
- Blog
- Blogging
- Budismo
- Bullet Journal
- Carreira
- Carta da Editora
- Casa
- Checklists
- Comida
- Contribuição
- Criatividade
- Curtindo a casa
- Decoração
- Destaques
- Destralhar
- Diário
- Diário da Thais
- Dicas de produtividade
- Downloads
- Empreendedorismo
- Equilíbrio Emocional
- Equipes
- Espiritualidade
- Estudos
- Faça Você Mesmo/a
- Família
- Feng Shui
- Ferramentas de Organização
- Finanças
- Gestão do Tempo
- GTD
- Hábitos
- Hábitos Saudáveis
- Holacracia
- Home-office
- Imprensa
- Indicações
- Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial
- Lazer
- Liderança
- Lifestyle
- Limpeza
- Linkagem
- Livros
- Lugares
- Mensal
- Mercado
- Minimalismo
- Mudanças
- Nerdices
- Novidades
- Organização Financeira
- Organização Pessoal
- Pets
- Planejamento
- Planejamentos
- Plenitude & Felicidade
- Produtividade Compassiva
- Profissionais
- Propósito
- Propósito e Felicidade
- Receitas
- Relacionamentos
- Resenhas
- Rotinas
- Rotinas
- Roupas
- Saúde
- Séries
- Semanal
- Semestral
- Social
- Tecnologia
- Trabalho
- Trimestral
- Universidade Pessoal
- Veganismo
- Viagens
- Vida
- Vida Acadêmica
- Vida de Escritora
- Vida de viajante
- Vida Organizada
- Zettelkasten
Agenda Ano pessoal 9 Armário cápsula Até 2 horas Ayurveda Blogging Budismo Bullet journal Caixa de entrada Carta da editora Checklists Como eu me organizo De férias/folga Destralhar Doutorado Editorial do mês Em casa Evernote FLY Lady Foco GTD Guia definitivo GTD e Evernote Home-Office Linkagem de domingo Livros Livro Trabalho Organizado Livro Vida Organizada Meia hora Meio perÃodo Menu semanal Mestrado Minimalismo Mudanças Napoleon Hill Notion No trabalho Objetivos O dia inteiro Organizar Projetos Publicidade Receitas Resumo Todoist Trello
Sempre me empolgo com as revisões de fim de ano!
Nesse ano só vou começar a fazer a partir do dia 12, entretanto, porque estou numa fase de correria que vai abrandar total a partir desse dia. Por enquanto é focar nos prazos finais do ano, depois vou reler todas as postagens para fazer minhas revisões ðŸ˜
Obrigada pelos posts Thais! Estou amando a temática 🙂
Ainda estou com uma intuição forte para aplicar esses exercÃcios também a um planejamento sazonal aqui na minha vida. Veremos! Gratidão pela sugestão, Thais.
Eu não gosto muito de planear….
Planejar e se organizar é de fato importante, mas percebo certo comodismo por traz de toda essa áurea organizacional que, no fim, tende a passar mais tempo planejando do que fazendo. Acredito que todo esse detalhamento exagerado, com pessoas “empolgadinhas” pra fazer um planejamento anual, mas pouco animadas pra colocar a mão na massa, é o que torna todo esse planejamento uma desculpa para não se fazer — ou, mais à frente, um motivo de frustração por não ter conseguido.
Você está se referindo a quem, Gustavo?
Acredito que achou que poderia estar lhe ofendendo, mas pelo contrário — se não houverem pessoas se aprofundando nesse tipo de conteúdo, se esforçando para destrinchar as melhores metodologias e formas de se organizar, pessoas comuns, que não dedicam uma vida toda a isso, dificilmente descobrirão a melhor maneira de organizarem suas vidas. Minha mensagem foi a todos que exageradamente cultivam o “planejar” como uma mania, não como um artifÃcio para se alcançar um fim.
Oi Gustavo, tudo bem? Eu entendi. Pedi as referências, caso você tenha visto algum tipo de pesquisa em que tenha esses dados, ou se foi apenas uma percepção sua pessoal. Não me ofendi de maneira alguma. Obrigada por comentar.
Como sempre, um ótimo post, Thais, parabéns.
Mas por exemplo, se a área a ser focada fosse saúde, quais seriam as sub-áreas? Alimentação, exercÃcio, essas coisas? Acho difÃcil também definir um objetivo para esta área…
Sm. Recomendo ver outros posts aqui no blog sobre áreas da vida, pois tem bastante material explicando esse detalhamento, que pode ajudar. 😉