Pular para o conteúdo

Se o seu ano começa depois do Carnaval

Isso significa que chegou a hora!

Nesta sexta-feira eu vou ajudar você a organizar a sua vida na volta do feriado. CLIQUE AQUI para ajustar as notificações no youTube e ser lembrada/o da LIVE.

Bom, eu não estou aqui para te dar bronca.

“Começar o ano depois do Carnaval” é uma expressão popular no Brasil que significa que muitas pessoas só começam a se dedicar aos seus objetivos e metas após o Carnaval. Não sei quando isso se tornou parte da nossa cultura, mas é fato que muitas pessoas ainda dizem isso – “depois do Carnaval eu começo”.

E é lógico que você pode fazer isso de maneira consciente, se considerar o melhor para você. No entanto, muitas pessoas se sentem frustradas porque passaram-se já dois meses no ano e elas não conseguiram aproveitar da maneira como gostariam.

Se for o seu caso, tenha isso em mente para o ano que vem. Lembre-se que janeiro e fevereiro são dois meses (em teoria) mais tranquilos em termos de trabalho e que dá para planejar atividades como cursos, capacitações, iniciar projetos, entre outras.

A organização te ajuda a montar esses planejamentos e compreender o ano como espaço de 12 meses em que você pode se planejar para fazer o que quer ou precisa.

Eu vou levar dicas e orientações na LIVE que farei amanhã (link acima), mas seguem algumas outras reflexões:

  1. O que é prioridade para mim agora? Quando penso nas diferentes áreas da minha vida, o que quero que seja verdade em cada uma delas até o final do ano? Você pode usar a ferramenta da roda da vida para fazer essas ponderações.
  2. Providencie uma ferramenta onde você vai colocar todas as suas listas de coisas a fazer que não entrem na sua agenda.
  3. Destralhe. Livre-se de coisas que não são mais úteis ou que estão apenas ocupando espaço. Isso pode ser desde roupas que você não usa mais até arquivos antigos no computador.
  4. Dê uma geral no seu espaço de trabalho para começar seguna-feira de maneira mais tranquila. Uma vez que você fez uma limpeza, organize o espaço onde você trabalha ou passa a maior parte do seu tempo. Certifique-se de que tudo esteja em seu devido lugar e que seja fácil de encontrar.
  5. Planeje a sua semana. Repense sua rotina. Inclua tempo para suas tarefas prioritárias, bem como para outras atividades importantes, como exercícios físicos, lazer, entre outros.

Lembre-se de que a vida é imprevisível e que nem sempre as coisas acontecem como planejado. Esteja aberto a mudanças e ajustes em sua rotina e tarefas. Reorganizar-se pode ser um processo contínuo, então não se preocupe se você não conseguir fazer tudo de uma vez. O importante é começar e manter um progresso constante. No aulão de amanhã, trarei dicas práticas adicionais para que você comece ou recomece o seu ano mesmo depois do Carnaval.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *