Como ler vários livros ao mesmo tempo?

Uma pergunta recorrente que recebo nas redes sociais é sobre a quantidade de livros que leio ao mesmo tempo. Muitas pessoas comentam que conseguem ler apenas um livro de cada vez, senão se confundem, então elas me perguntam como eu consigo ler vários ao mesmo tempo e se eu não me confundo. Vamos lá então.

Livros de ficção eu prefiro ler um de cada vez justamente pelo elemento de confusão dos personagens e histórias. Só isso. Mas livros de não ficção eu até prefiro alternar e ler vários ao mesmo tempo, pois assim não enjôo das leituras. E nada impede que eu engrene em um único livro e leia apenas ele até terminar. Varia muito – não tem uma rotina engessada quanto a isso.

Para mim, o segredo para ler vários livros ao mesmo tempo é coordenar as leituras de acordo com os horários do meu dia e como quero me sentir. Comentei sobre isso em outro post.

A leitura faz parte do meu dia, então em qualquer janela de tempo que aparecer, estou lendo um pouquinho. Claro que tenho momentos de leitura mesmo todos os dias, como de manhã e de noite, e aí leio o que preciso (prazos) ou tenho vontade no dia. Pode ser um capítulo, podem ser dois, depende muito.

Vale dizer que, como pesquisadora, é comum a questão de consulta aos livros. Então, para fazer um trabalho ou um artigo, por exemplo, posso ler partes de vários livros ao mesmo tempo, como referência, então acredito que ler vários livros ao mesmo tempo simplesmente faça parte de quem tem esse estilo de vida também.

Também não tem a questão de “quanto tempo”. Tem dias que leio umas duas horas – tem dias que leio meia hora. Nunca conto. Meu dia é fluido, não cronometrado. Busco viver da maneira mais natural possível, e com as leituras não é diferente.

Essa é a resposta que posso dar quando me fizerem essa pergunta, para ficar como referência. 🙂

Se você tem dificuldade em organizar seus estudos autodidatas, recomendo a leitura sobre o meu método de universidade pessoal.