Pular para o conteúdo

Tipos de leituras de acordo com o horário do dia

Sempre que posto sobre as minhas leituras em andamento, recebo comentários com dúvidas sobre como ler livros diferentes ao mesmo tempo. Eu sempre fiz isso, considero normal dentro da minha rotina, e recomendo que a pessoa busque por universidade pessoal aqui no blog, onde explico melhor como faço. Se for o seu caso, pode valer a pena a leitura.

Outra coisa é sobre como organizar a rotina para ler. Também tem um post aqui sobre isso, sobre criar contextos ao longo do dia para leituras e estudos. Claro que deve ser personalizado à vida de cada um.

Mas uma coisa que eu percebi que faz muita diferença é escolher com sabedoria o que ler em determinado momento do dia. O post de hoje não é nada extraordinário – mais uma dica mesmo.

Por exemplo, eu notei que ler alguns tipos de livros de noite, antes de dormir, me deixavam com a mente agitada – pro lado bom ou pro lado ruim. Um exemplo do “lado ruim”: ler algum livro sobre o nazismo, por exemplo, e ir dormir meio chateada. Um exemplo do “lado bom”: ler algum livro sobre algum assunto de trabalho (produtividade, empreendedorismo etc). e ficar tendo mil ideias na hora de ir deitar. Tudo isso deixa a minha mente agitada e não consigo relaxar apropriadamente.

Logo, ao acordar e antes de dormir eu gosto de fazer leituras leves e que me coloquem para cima. É quando leio livros de Budismo, de auto-ajuda, de yoga, enfim, livros que sejam leituras leves realmente. Nem ficção, dependendo, eu gosto de ler antes de dormir, porque fico pensando na história e, como gosto de literatura fantástica, é comum ter sonhos relacionados. (rs)

Livros de história, política, sociologia etc eu prefiro ler ao final da tarde e começo da noite, pois é um período ok, long da hora de ir dormir. Funciona. De modo geral, leituras para o trabalho são feitas do meio da manhã até metade do dia, pois assim até consigo aproveitar as leituras para os materiais que estou produzindo.

Queria então recomendar que você refletisse sobre que tipo de leitura anda fazendo e se tem feito isso no melhor horário do dia para você. Leituras positivas e calmas podem te ajudar a ter uma noite de sono melhor, assim como leituras inspiradoras podem te ajudar a ter um dia melhor desde a hora que acordar.

Autor

6 comentários em “Tipos de leituras de acordo com o horário do dia”

  1. Ótimas dicas! Comprei um Kindle e estou voltando a um ritmo mais intenso de leituras, também vários livros ao mesmo tempo… Tenho sensações parecidas e, apesar de ler um bocado à noite (cerca de 2h), paro a leitura e mudo quando deito – virou um ritual que ajuda a aquietar…

  2. Thais, já tive essa mesma percepção sobre como as leituras interferem no meu sono e humor. Mas uma dúvida: você consegue fazer as leituras de acordo com a técnica do ciclo de estudos e, ao mesmo tempo, com essa sua dica?

  3. Adorei as dicas! Instintivamente acho que já faço isso.. de manhã leio algo mais pesado, que demande mais concentração, pois estou com a cabeça tranquila; e a noite, antes de dormir, costumo ler um capítulo de livros mais levinhos, romance , por ex. Tem dado certo! Antes, eu deixava pra ler livros mais densos a noite e nunca tinha ânimo pra isso, aí “jogando” a leitura pra cedo, não tem desculpa (nem da preguiça) hehehe

  4. Pingback: Como ler vários livros ao mesmo tempo? – vida organizada

  5. Que interessante. Vou tentar …
    Tbm tenho dificuldade em ler vários livros ao mesmo tempo e agora no Mestrado tenho essa demanda que não estou conseguindo lidar bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *