Pular para o conteúdo

Mapa Mental com as Áreas da Vida (Novembro 2020)

Todo mês eu gosto de fazer uma revisão das áreas da minha vida para garantir que elas estejam em equilíbrio e também identificar pontos de atenção. Eu já tinha feito a revisão deste mês mas, para o planejamento 2021, eu revisei novamente com o foco de construir e atualizar esse mapa para entrar no ano novo com um mapa completinho que represente a minha vida.

Recentemente voltei a usar o Mind Meister (ferramenta online para criação de mapas mentais) para isso porque prefiro a visualização em formato de mapa, além de gostar de manusear a ferramenta.

É sempre muito bom fazer esse acompanhamento. Não há uma só vez que eu revise esse mapa e não tire algum aprendizado dessa revisão, mesmo que esteja tudo em ordem. Me faz lembrar do que é importante.

Sabe, pode parecer repetitivo estar fazendo tantas revisões parecidas ultimamente, mas é justamente esse pouco a pouco que a gente faz diariamente que deixa a gente mais próximo do que é prioridade e permite que a gente consiga olhar para o ano que vem e planejá-lo com mais assertividade.

Minha área de foco para o ano que vem será finanças, então vai ter bastante coisa pra desenvolver dentro dessa área no mapa. 🙂

Esse mapa representa as áreas da minha vida, as “sub-áreas” e as minhas responsabilidades dentro delas. Eu tenho outros mapas correspondentes ao que é chamado de Horizonte 2 dentro do GTDâ„¢, como responsabilidades profissionais, e a ideia é ir compartilhando por aqui com vocês sempre que eu fizer novas alterações, como as que mostrei neste post.

Acho que vale a pena finalizar este post respondendo a pergunta que pode surgir: por que você tirou do Notion essa parte do seu sistema e colocou no Mind Meister de novo? Eu gosto muito do Mind Meister como ferramenta, para manusear mesmo, e mesmo que pudesse colocar “dentro” do Notion ou de outra ferramenta, não gosto de ter esse tipo de retrabalho. Acho que, assim como a agenda do Google, é uma ferramenta que sou tão acostumada a usar que acabo sempre voltando a ela quando sinto falta. É bastante pessoal – mais pessoal que técnica mesmo, a escolha.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

7 comentários em “Mapa Mental com as Áreas da Vida (Novembro 2020)”

  1. Thais,
    To adorando essas revisões que voce esta fazendo, esta me ajudando muito a construir essas revisoes no meu cotidiano. Depois que conheci o seu canal consegui me organizar muito melhor.

  2. Oi, tudo bem,
    Acho muito legal e bem reflexivo seus posts e por isso gostaria de saber qual o critério você usou para colocar, por exemplo, estudos como área de vida e não como sub área de carreira, ou lazer, ou saúde?

    1. Pode fazer sentido manter estudo junto quando se é muito especialistas e todos os estudos são voltados para a carreira. No meu caso (e creio que é parecido com a da Thaís), o estudo é praticamente uma carreira à parte, hehehhe. Quando eu estava fazendo Mestrado, ele era uma área da vida, não uma sub área de estudos, por exemplo, pq ele envolvia tantas coisas que não rolava misturar. Eu tenho mais de um tipo de trabalho, e por vezes preciso separar TB (trabalho principal e trabalhos secundários). Se os meus estudos se resumissem a minha carreira principal, como cursos e leituras de capacitação, não faria mesmo sentido abrir uma área só para isso.

  3. Certo Thais, mto bom ver o mapa da sua cara com a foto!

    Pensando então todo mês vc faz:
    Chek in – Commom place book – roda da vida
    Revisa as areas da vida para poder ver se tem demandas.
    Check list do mês em questão

    Trimestral
    Mudanças de estações outra big revisão.

    Semestral….
    ?

    Anual
    Seu aniversario SUPER revisão

    Seria isso mesmo? A cada inicio de mês?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *