fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Editorial de setembro 2015: Priorize

Estou em uma semana mergulhada no tema “prioridades”. Quando pensei nesse assunto, no ano passado, para falar sobre ele em setembro, jamais passou pela minha cabeça que eu estaria fazendo um curso do David Allen sobre isso nessa época do ano.

E o David tem uma afirmação muito legal sobre prioridades, que é: você não define prioridades – vocês as tem. Certo? Afinal, ou uma coisa é prioridade ou ela não é. Não sei se faltam experiência e maturidade de minha parte, mas eu acho que você define algumas prioridades sim. Você escolhe, por exemplo, parar de trabalhar às 19h em algo muito importante porque optou por descansar ou passar mais tempo com os seus filhos. Talvez aquilo não fosse o mais importante a se fazer naquele momento, mas você sentiu que sim. Acredito que algumas coisas devam ser “forçadas” um pouco a virarem prioridade, especialmente família, saúde, finanças.

Mas bom, esse é o nosso tema de setembro! Vamos mergulhar no assunto e trazer reflexões, ideias e dicas para aprender a identificar tais prioridades na vida de cada um e, assim, poder ter uma vida organizada.

Por isso eu vejo a diferença entre organizar o ambiente físico e ir além, pensando em valores e princípios de vida, aplicando-os aos nossos objetivos de curto a longo prazo, trazer para o dia a dia, o que pode se refletir – e irá – na organização do nosso ambiente físico também. Organização é sobre levar uma vida coerente, integrada. É a gente se conhecer, aceitar quem é e promover as mudanças e melhorias que acredita serem necessárias.

Eu aprendi muita coisa no último ano – acho que mais do que em muitos anos da minha vida inteira. Fazer cursos, treinamentos, workshops, lançar o livro – tudo isso me fez conhecer e lidar com as pessoas mais de perto e entender suas aflições. Quando uma pessoa me diz que não tem tempo para cuidar da casa, eu sei que o problema não é a casa em si. Pode estar no trabalho, no relacionamento, na saúde. Por isso a gente não tem como trabalhar em um ponto da nossa vida achando que isso resolverá todos os problemas – é a parte do todo.

Se analisarmos, todo mundo tem muitos problemas. Se listarmos todos agora, a vontade será sentar e chorar, porque vai sobrecarregar só de pensar neles. O que a gente precisa fazer é analisar e verificar o que é mais importante, qual deve ser o foco primeiro, qual trará mais impacto, e depois ir “atacando” os outros problemas. Isso é definir prioridades, para mim.

Priorizar, na verdade, é dar a atenção necessária. Mas como a gente consegue fazer isso, no dia a dia, em meio ao calor na hora de tomar decisões? Vamos bater um papo sobre isso este mês.

Vocês estão comigo? ;D

vo-set-2015