Como organizar: Esmaltes

31
3706

Atualmente existem tantos blogs sobre esmaltes que esse assunto já foi abordado bastante por aí, mas eu não tinha falado sobre isso ainda no blog e achei legal ter esse tema. Primeiro vou mostrar como eu organizo os meus esmaltes e apetrechos.

Acessórios que eu uso para fazer as unhas:

Lixas, creme amolecedor de cutículas, alicates e pauzinhos

Esses apetrechos são suficientes. Só depois que eu tirei a foto que reparei que não está aí o meu potinho de lencinhos removedores de esmalte, porque eu deixo na bolsa. Parei de usar acetona há um bom tempo.

Como eu não sou manicure profissional, esses acessórios aí de cima estão de bom tamanho. Procuro afiar o alicate de cutícula a cada seis meses e estou precisando comprar um pauzinho de madeira novo porque esse aí já deu o que tinha que dar.

Com relação às cores, resolvi simplificar para o meu dia-a-dia de trabalho (nada de cores muito fortes), mas mantendo alguns que eu posso usar quando sair à noite ou em outras ocasiões do tipo.

Para mim, uma mulher consegue sobreviver com três esmaltes básicos:

Branco ou renda, rosa bebê e vermelho

Eu já tive muitos, muitos esmaltes (mais de 250). Eles ficavam em uma caixa organizadora de plástico grande e não me incomodavam. O grande problema é que a maioria estragava sem que eu tenha usado mais de uma vez. Então, ano passado, eu resolvi fazer uma limpa geral e diminuir a quantidade de forma que eles coubessem em uma caixa organizadora quatro vezes menor. E não é que consegui?

Mesmo assim, eu ainda acho que tenho muitos:

Uma das minhas resoluções mulherzísticas de ano novo é usar um mesmo esmalte até acabar, semana após semana. Já fiz o teste e dá para ficar mais ou menos uns dois meses com cada vidrinho. As grandes vantagens são: economizar (afinal, você gastará apenas com um vidrinho de esmalte) e não deixar o esmalte estragar, já que ele estará sempre em uso.

Desses vidrinhos aí de cima, alguns eu uso muito pouco. Porém, eu gosto de tê-los como opção quando quero usar algo diferente. Como eles ainda estão bons, eu os mantenho, mas jogarei fora se estragarem, sem dúvida nenhuma. E, quando isso acontecer, eu quero ficar com no máximo meio dúzia deles. A ideia é ter um único vidrinho para usar no dia-a-dia e, quando e SE precisar de uma cor diferente para alguma outra ocasião, eu compro. Do contrário, não.

Eu guardo todos nesta caixinha aqui:

Dá para ter uma ideia do tamanho da caixa vendo o tamanho dos vidrinhos

Na outra caixa grandona, eu guardava todos os vidrinhos na vertical, mas percebi que eles estragavam mais rápido (eles decantavam, ficando esbranquiçados). Depois que eu passei a guardá-los na horizontal, eles passaram a durar mais. Também pode ser porque eu preciso mexer em todos eles quando vou escolher a cor que quero usar, e essa pequena agitada garante a durabilidade das cores.

Essa caixinha fica em uma gaveta do banheiro (por enquanto, pois vou colocá-la no quarto – sei que não é bom deixar no banheiro por causa da umidade, mas nos mudamos agora, estamos nos organizando etc).

Mais algumas ideias para organizar os esmaltes:

  • Fazer uma pintinha da cor do frasco na parte de cima da tampa para saber que cor é sem ter que tirar cada um dos frascos.
  • Fazer uma paleta de cores em CDs transparentes. Isso pode ajudar na hora de escolher a cor que você quer usar. Você também pode fazer em um caderninho.
  • Caixas organizadoras de papelão e madeira, cestos de plástico e prateleiras estreitas são sempre boas opções para guardar os esmaltes. Outra ideia é ter um gaveteiro somente para eles – isso se você tiver MUITOS esmaltes.
No mais, eu acredito que não existe organização sem redução e que ninguém tem tanta mão para 250 esmaltes. Então, minha principal dica com relação à organização de esmaltes é: tenha poucos.

E você, como organiza os seus esmaltes?

31 comentários

  1. comecei a curtir esmalte esse ano… no inicio eu comprei uma cestinha na Le Biscuit e colocava esmalte, algodão, acetona, palitinhos, alicates, e tudo mais lá… depois começou a aumentar e coloquei os esmaltes numa caixa de sapato pequena e os apetrechos na cestinha… Agora eu joguei fora a caixa e coloquei os esmaltes naquelas sacolinhas que vem calcinha dentro… tem umas redondinhas, outras quadradinhas… tenho três e consegui colocar maior parte dos esmaltes lá, o restoo coloquei de novo na cestinha… é até melhor que dá pra ver a cor deles 😀
    A idéia do CD e do caderno é bom pra quem tem muitoooo esmalte… pra quem tem pouquinho é só colocar numa dessas sacolinhas ou caixas transparentes que dá pra ver a cor… rs

    • Gosto… é o que tem maior durabilidade nas minhas unhas. Mas já percebi que isso depende muito de cada um, do tipo de pele mesmo.

  2. Acho que serei o único homem a comentar nesse post 🙂
    Bom, só queria dizer que também sou um fã dessas caixinhas plásticas da Sanremo. Tenho de diversos tamanhos pra guardar desde minha coleção de videogames a componentes eletrônicos de trabalho. São boas, empilháveis. Não são exatamente baratas, mas pelo menos são bem resistentes.

  3. Confesso que também tenho uma colecção simpática de esmaltes mas, sinceramente, começo a pensar que tenho demasiados. Por motivos profissionais, não posso usar esmalte de cores mais fortes no dia-a-dia (embora adore ver as unhas em vermelho, lindas de morrer!). Por isso, o dia-a-dia se resume aquelas cores mais pastel como o renda ou o rosa bebê como você. Tenho os meus esmaltes guardados numa caixinha de plástico no frigorífico pois disseram-me que no WC fazia mal (por causa da humidade) e que no frigorífico ajudava a diminuir aquelas bolinhas que se formam muitas vezes quando estamos a fazer a manicure. Mas o meu objectivo é, como você, tentar diminuir a minha colecção de esmaltes aqueles mesmo essenciais não ficar a juntar vidrinhos apenas porque sim!

    Bjs de Portugal 🙂

  4. Oi Thais, adorei o post. Eu tbm tinha muitosss esmaltes(só nao chegavam à 250, rs), os guardava numa caixinha parecida com a sua, como moro fora do Brasil, minha irma sempre me mandava váriooooooooos, rsrs, resumindo, eu quase não pintava as unhas e tbm não gostava de emprestar, cai na real qd tive que jogar fora 40 vidros de esmaltes cheioooos, pois estavam vencidos. Agora estou tentando reduzir ao máximo,kkkkkk. Bjs

  5. Os meus eu guardo em uma das tres gavetas de um gaveteiro peq! Nas outras duas guardo coisas de cabelo e maquiagens. Organizei td depois que comecei a ler o blog! Obrigada!

  6. Olá Thais
    Comecei a ler seu blog a pouco tempo, mas está sendo crucial suas dicas pra mim e para meu marido, que mudamos esse ano que passou para nosso primeiro ap (pequeno pra tanta tralha)
    Quanto aos esmaltes, eu sou dessas que tem 250, eu sou apaixonada, mas já comecei a desapegar, dando para minha irmã, toda semana separo um pouco, os que já usei…até meu marido está lendo e destralhando, e se sentindo muito bem pois estamos doando bastante roupa pra quem realmente irá usar. Valeu pelas dicas e boa semana!

  7. ola Thais, descobri seu blog no face, gostei muito, tenho tentado manter minha “vida organizada” já tem um tempo, você escreve fácil e eu acho ótimo… Também sou publicitaria de formação, mas agora dedico meu tempo cuidando do lar e duas filhas. Ah, o kit manicure, ja tive uma frasqueira cheia de esmaltes, quanto desperdício de espaço e dinheiro, af. Agora somente o basico, bem parecido com o seu, ri quando vi a foto, muito igual e só 6 esmaltes tambem. Abç

  8. Oi Thais,
    Também começei a ler o blog faz pouco tempo e estou adorando!
    Meus esmaltes e todo o resto para as unhas eu guardo em uma lata que quase não ocupa espaço, já que tenho poucos.
    Uma dica: use os palitinhos de metal, duram muito mais e são mais higiênicos, vale a pena o investimento!

  9. Nossa essa ideia de pintar em cima deles é genial!

    Eu fiz uma planilha no Google Docs com os nomes, tonalidades, marcas e acabamentos de todos os meus 71. Assim posso consultar a lista antes de comprar um novo 🙂

  10. eu guardo numa necessaire bacaninha, com todos os outros petrechos e tenho tantos esmaltes quanto cabem lá, não mais, mas tb não menos, pq se passar esmalte é bom, comprar é ÓTEMO. é super baratinho e tem tantas cores, e com nomes tão engraçados!
    e impala é melhor tb pra mim. usava colorama, mas tou trocando aos poucos.
    MULHERZINHA É TUDO DE BÃO. olha esse blog que comecei a çer essa semana e super tou espalhando pq a mina é DEMAIS. acho que vc vai curtir tb!!
    http://www.truquesdemaquiagem.com.br/

  11. Bom dia Thais. Estou, com ajuda do seu blog, cada dia me organizando melhor, porque sempre fui procratinadora e bagunceira. Indico bastante entre meus amigos também 😀

    Estou cada dia mais pensando no minimalismo, tenho evitado comprar coisas e estou destralhando sempre.

    Fiz isso com meus esmaltes e os reduzi à metade (tinha quase 60, agora tenho 27 – os excedentes vão para um bazar/doação). Fiz promessa para não mais comprá-los em 2012, independente das novidades rs.
    Estou com um projeto minimalista total para 2013, e como boa administradora/química, ADORO uma lista. Já estou fazendo uma previsão do que é necessário de makeup durante um ano. Se eu planejo, sou mais controlada.
    Pergunto: como chegastes a esse cálculo de que, se uma mulher usa um vidrinho de esmalte (de 8ml?) direto, o gasta em dois meses? Usando-o nos pés e nas mãos?

    Um abraço e muito sucesso.

    • Uma “amiga” do blog Loucas por Esmalte, disse que dá pra usar 10 vezes, sendo isso duas vezes pintando pés e mãos. Espero ajudar outras leitoras que estão conhecendo o blog agora, pois seu comentário é de 2012…

  12. Na verdade, manter os vidrinhos na horizontal pode estragá-los muito mais rápido pois isso altera a composição dos esmaltes. Decantar é uma reação química normal, quando os componentes se separam por falta de manuseamento, mas nada que uma chacoalhada não resolva – e não significa que o esmalte estragou.

    Mas o desapego é realmente ótimo! Fiz uma limpeza na minha caixa de esmaltes recentemente e tirei vários, mas já está na hora de limpar de novo :~

    • Oi Paula. Então, mas eles decantam na horizontal e na vertical, tanto faz. Como eu tenho poucos e uso muito (estou fazendo isso atualmente, porque antes eu tinha muuuitos também), usando um vidrinho até terminar, ele nem chega a ter tempo de decantar. =)

  13. Oi, Thais.

    Eu adorei o teu blog. Me ajudou muito. Tenho uma dica para dar!
    Uma amiga me disse que óleo de banana é muito bom para colocar no esmalte, fica como novo. Eu usei e gostei, basta algumas gotinhas.
    Se você quiser experimentar!! Um grande abraço.

    Paula.

    • Obrigada, Paula. Já tinha ouvido falar, mas atualmente mantenho só os esmaltes que uso mais mesmo, então eles acabam antes de estragar. Tem um pessoal que coloca acetona também. Resolve, mas tira um pouco o brilho.

  14. Oi Thais,
    Estou amando seu blog tanto que já indiquei no meu, pois tem me ajudado muito, fiz muitos projetos para 2012 e manter a organização da vida é uma delas, e seu blog tem dicas fantásticas e o melhor que dá pra colocar em prática! Parabéns pelo trabalho!
    Eu também fiz isso, tava lendo muitos blog e comprando todas as cores – neon, cobertura matte e acabei com uma coleção enorme sem uso, até que resolvi separar e doei para uma prima q é manicure e fiquei com as básicas nude, rosinha, glitter, vermelho para ocasiões especiais e outro coloridinho.
    Linda semana!

  15. Olá linda, gostaria de acrescentar uma dica que a minha manicure Patrícia me deu. Eu gosto muito de um esmalte da Colorama chamado Chic Pele, mas está difícil ultimamente de encontrá-lo, pois ele é um nude e as mulheres adoram…
    Aí eu tinha um frasco com pouca quantidade e a dica é a seguinte:
    * qdo o esmalte estiver terminando e está mais denso, pingue 2 gotas de óleo de banana e agite-o. Dá pra vc utilizá-lo até o final e depois jogue a embalagem no lixo reciclável!

    Beijocas
    Sóli

  16. Adorei suas dicas , tenho muuuuuuuuuitos esmaltes e a maioria da Impala, adoro a marca ! Vou seguir suas dicas , amei tudo. Parabéns ! 🙂

  17. Oi Taís, descobri o seu blog hoje e estou adorando.
    Estava lendo esse post sobre seus esmaltes e eu sou louca com esmaltes, tinha muitos até eu casar e meu marido perceber o tanto que eu tinha. O que mais chamou atenção dele era que muitas vezes eu tinha que jogar eles fora, mesmo eles não tento acabado, pq ficavam muito grosso e quando vc raleia com óleo de banana ou acetona eles perdem a durabilidade.
    Acabei desfazendo de muito e hoje tenho uns 20 que guardo com todo carinho dentro da minha geladeira. Já vi um post mais recente que vc se desfez de mais esmaltes, mas o dia que vc quiser ter mais, a dica é guardar na geladeira. Coloco todos em um container plástico, sendo que todos os vidros ficam em pé.
    Abraços,
    Deborah

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui