Pular para o conteúdo

Revisão do 1o e Planejamento do 2o Trimestre de 2024

Estamos em 1/3 do mês de março. Em abril, maio e junho, já temos o segundo trimestre do ano.

Gosto de planejar minha vida com entregas mais macro que eu defino para cada trimestre do ano, tanto no planejamento anual após a definição de projetos quanto à medida que o ano vai avançando, e por isso revisões e planejamentos são necessários.

Existem algumas coisas que eu gosto de revisar trimestralmente também, a saber:

  • minha rotina diária
  • minha alimentação
  • minhas roupas
  • meus investimentos
  • minhas contas
  • meus objetivos
  • marcos e entregas de projetos
  • adaptações na casa

Foi bem bom fazer essa revisão agora. A minha rotina diária acaba tendo uma revisão mais frequente porque, com esse monte de viagens que estou fazendo no momento, mudando muito o fuso horário, eu busco me adaptar ao clima do local e isso impacta na minha rotina diária e na minha alimentação, essencialmente. Por exemplo, faz muita diferença que horas eu vou acordar se for verão ou inverno, assim como impacta no tipo de comida que eu vou fazer também todos os dias. Agora, uma coisa é fato: o que me ajuda a manter o equilíbrio em meio a tantas viagens é justamente ter essa rotina-eixo que me deixa mais próxima da normalidade. E, quando estou viajando, a grande questão de ajuste é sempre o sono, em fusos horários variados. Por isso eu o protejo.

Para as roupas, eu já trabalho com o método de armário-cápsula há muitos anos, que se trata de selecionar a quantidade mínima possível de peças que combinem entre si para uma quantidade X de dias. Geralmente eu faço essa organização tanto para a viagem quanto para o tempo até uma próxima estação. Por exemplo, no final do ano eu passei quase quatro meses no Brasil. Era época de chuvas e calor. Logo, meu armário refletiria isso, assim como os compromissos que eu teria. Agora, viajando pela Europa no inverno, eu trouxe as peças condizentes a essa realidade. Eu gosto de fazer assim porque me permite circular as peças do meu guarda-roupa e também saber selecionar o que faz sentido ter, o que uso realmente, o que não uso, e quando preciso de alguma peça nova.

Eu tenho vários projetos legais para esse segundo trimestre. Tem o aniversário de 14 anos do Paul, que estou organizando. É provável que eu finalmente realize a qualificação da tese do doutorado e possa, assim, partir para a parte final da pesquisa de campo (entrega do terceiro trimestre). Eu vou palestrar em um evento internacional em junho novamente, em um país que nunca fui, o que é animador em termos de planejamento de viagens. Também vou dar continuidade ao meu estágio na Polônia, o que é uma parte importante da minha formação. Eu estou redesenhando todo o modelo de negócios da empresa e isso vai se refletir nas entregas do próximo trimestre, tanto com os lançamentos quanto com as melhorias nos produtos que já temos. Farei também a revisão do meu primeiro livro para a editora (em celebração aos 10 anos dele), fora algumas submissões de artigos para revistas científicas e trabalhos para congressos.

Revisar meus objetivos de curto prazo foi bastante importante porque, sinceramente, tirando a defesa da tese, praticamente todo o restante dele tem a ver com dinheiro – conseguir dinheiros para tais coisas. Então toda essa reformulação da empresa e da nossa esteira de produtos é fundamental, porque é dali que vem o dinheiro, sabe. De nada adianta eu revisar meus objetivos e entregas senão colocar a mão na massa e fazer as coisas acontecerem, mas revisar os objetivos me traz mais clareza de foco, e isso é fundamental.

Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

2 comentários em “Revisão do 1o e Planejamento do 2o Trimestre de 2024”

  1. Jéssica de Almeida Lima

    Nossa, já faz dez anos o lançamento do primeiro livro. Comprei ainda era estagiária ??

    Como você tocou no assunto do seu livro, lembrei que você estava escrevendo aquele com temática de estudo organizado. Você passou este projeto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *