Diário da Thais, Trimestral

Projetos / Objetivos Concluídos – Trimestre 4 / 2020

A cada três meses, ou sempre que vira a estação, eu gosto de publicar no blog um resumo dos projetos que eu concluí e dos objetivos que alcancei no trimestre.

O quarto trimestre do ano diz respeito aos meses de outubro, novembro e dezembro, praticamente.

O último trimestre do ano é favorável à resolução de pendências de modo geral. E 2020 foi esse ano super atípico, em que todos os planos tiveram que ser reajustados, cancelados ou adiados.

Eu cheguei ao final de 2019 compreendendo que, de todos os meus objetivos, um deles era o maior de todos, pois alcançá-lo significaria abrir portas para ir atrás de outros que dependiam dele. É claro que se trata de um objetivo financeiro. Ele dizia respeito ao faturamento da empresa e eu esperava alcançá-lo em até dois anos, mas surpreendentemente alcancei este ano, em novembro. Fico surpresa ao mesmo tempo que me sinto recompensada, pois trabalhei MUITO este ano. Não medi esforços, desde o início da pandemia, para servir as pessoas da melhor maneira possível, de acordo com o que acredito ser meu propósito. Isso significa tomar decisões importantes e na maior parte das vezes difíceis, como recusar um treinamento para empresa que me pagaria um valor legal de contrato, com 30 pessoas via Zoom, para fazer uma live de graça para as pessoas, mas que teria um público de 1.500, 2.000 pessoas ao vivo na hora da live. É sobre alcance e resultados.

Em junho, fiz um post sobre os meus objetivos de curto prazo que estavam em andamento. Quis trazê-los para cá para dizer o que fiz e o que não fiz, e os motivos.

Vamos lá aos objetivos alcançados este ano então:

  • O faturamento estimado para dois anos da empresa ✓
  • 100.000 inscritos no canal do YouTube ✓
  • 100.000 inscritos no perfil do Instagram ✓
  • Definir um plano para a velhice da minha mãe ✓
  • Quitar o financiamento do carro (única dívida que tínhamos) ✓
  • Me tornar Mestre em Comunicação (mestrado) ✓
  • Ingressar no Doutorado ✓

Foi um ano sofrido com a pandemia, mas acredito que tenha sido o ano da minha vida em que eu mais tenha alcançado meus objetivos. É um paradoxo.

Objetivos de curto prazo que não concluí, com comentários:

  • Concluir o curso de formação em Ayurveda, que tem duração de dois anos mesmo e eu comecei em maio;
  • Bucket list da infância do Paul. Faltam algumas coisas, tipo “acampar” e “levar para a Disney”, todas adiadas por conta da pandemia;
  • Estruturar um negócio com o meu marido. Tínhamos planos de abrir uma loja virtual em sociedade (para ele administrar) mas, com a pandemia, precisamos rever tudo e ele começou a trabalhar comigo, na verdade. Ter uma loja dificultaria a logística com o filhote e mudamos os planos e entregamos a sala que tínhamos alugado para fazer o estoque;
  • Publicar meus livros em inglês. Não andei com este objetivo. Tive outras prioridades. Ainda pretendo, mas sinceramente não é prioridade pois meu foco ainda está no Brasil mesmo;
  • Resolver uma situação pessoal que me levou a um burn-out emocional e eu me dei dois anos para conseguir resolver (está em andamento, mas ainda machuca);
  • Comprar um terreno para construir uma casa em uma região serrana em SP. Já comentei sobre por que desisti desse plano em outro post, onde explico com mais detalhes.

Esse mapa está praticamente zerado, tirando a questão do curso de Ayurveda e a resolução pessoal que comentei. Estou refletindo devagar sobre meus novos objetivos de curto prazo, pois alcancei todos esses muito rápido, como comentei, então não tenho pressa em “estabelecer novos objetivos” mas sim sempre de viver de maneira plena e feliz celebrando essas conquistas de vida.

Em termos de projetos, foram muitos concluídos este ano e nos últimos meses, mas alguns que vale a pena comentar aqui, referente aos três últimos meses (e vou deixar o restante para um post de final de ano, sobre o ano inteiro), foram:

  • Comemorei meu aniversário na quarentena (foi ok!);
  • Organizei e iniciei a Turma 5 do Método Vida Organizada;
  • Organizamos a realizamos a Semana da Produtividade Compassiva;
  • Finalizei o pré-projeto de doutorado;
  • Participei de todos os processos seletivos do doutorado;
  • Reorganizar as minhas estantes e livros;
  • Fazer a mudança do escritório;
  • Comprar uma bicicleta;
  • Concluir várias leituras importantes;
  • Participar do POB 2020 virtual;
  • Apresentar os resultados da minha pesquisa do mestrado no Seminário da Cásper em outubro;
  • Reorganizar contratos e processos de trabalho;
  • Entre outros. 🙂

Definitivamente, minha recuperação do COVID-19, a nova turma do curso, a mudança do escritório e o processo seletivo do Doutorado deram o tom deste terceiro trimestre.

Observação: depois que este post foi ar, relendo, eu percebi que esqueci de mencionar um objetivo de médio prazo que eu tinha e que alcancei este ano, que era viver plenamente do Vida Organizada. Este foi o primeiro ano em que me dediquei única e exclusivamente ao MVO em meu trabalho. Fico muito feliz por ter conquistado tudo até aqui.

Nos próximos dias vão entrar posts de retrospectiva aqui no blog. Espero que gostem. 🙂

12 Comments

  1. Amei o post! Gosto muito de ver outras pessoas sendo bem sucedidas e realizando seus projetos! Você é uma inspiração para mim! Bjsss e bom final de ano!

    1. CLAUDIA CIUFFO AZEVEDO says:

      Thais, eu fico impressionada com a sua energia, q impulsiona todas as suas atividades! Parabéns!! Eu fico realmente encantada, e queria muito ter essa determinação e energia; mas sou uma prograstinadora terrível. Eu me saboto muito. Lendo agora os seus posts, eu tive uma vontade enorme de “arregaçar ” as mangas e iniciar alguns rascunhos de projeto p 2021. É já estou escrevendo alguns pequenos projetos, q se conseguir colocá-lo em prática poderá facilitar muito o meu dia a dia! Será q conseguirei? O primeiro passo já foi dado…consegui colocar no meu caderno algumas ideias. Obrigada por me inspirar!! Saúde e paz!🙏🌹

  2. Juliana Andrade Carvalho says:

    Quantas realizações! Com foco e planejamento dá pra fechar o ano com sensação de dever cumprido, mesmo que nem tudo tenha fechado como gostaríamos! Estou trabalhando pra ter essa clareza em breve! E nessas férias vou listar o que consegui fechar esse ano, com certeza tem coisas que não devo ter “percebido” e que me farão ir mais leve pra 2021! Bom recesso, Thais!

  3. Dalva Borges says:

    Musa inspiradora da organização! Parabéns por tantas conquistas! Merecidas demais!!! 🙂

  4. Tati Seixas says:

    Thais se um dia puder falar um pouco sobre esse “plano para a velhice da sua mae” vou adorar…
    É uma questão que tem me preocupado.

    1. Já tem post no blog sobre isso, tá linkado neste texto. 😉

  5. Márcia Martins says:

    Thais, o que é essa bucket list da infância do Paul? Eu me identifico com você pois tenho uma menina da idade dele e um menino de 8 anos.
    Aproveito para desejar um Feliz Natal com sua família que espero todos com saúde.

    1. É como se fosse uma lista de coisas que não quero deixar de fazer enquanto ele ainda é criança. Experiências que quero que ele viva.

  6. Thais, aproveitando o post sobre objetivos e projetos: é possível que um objetivo e projeto sejam os mesmos?
    Por exemplo, fazer prova para tentar validar uma disciplina da faculdade. Poderia ser ambos, ou é um projeto que vem do objetivo de se formar? 🤔
    No mais, logo mais espero ver toda a série de GTD. Parabéns pela conclusão de tantos objetivos e projetos <3

    1. Coletei sua dúvida para responder em vídeo. Estou coletando desta semana para subir esse vídeo na próxima quinta. Vale a explicação maior que em formato de comentário. Obrigada por comentar. 🙂 Se puder verificar o vídeo, entrará quinta agora no canal (31/12).

  7. Claudia RS says:

    Oi Thais. Que fechamento de ano, heim, você nos inspira sempre! Se puder futuramente falar sobre o plano para sua mãe, seria ótimo. Um 2021 pleno de paz, muita saúde e esperanças renovadas a você e sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados