Categoria(s) do post: Rotinas, Empreendedorismo, Ambiente de trabalho

Nos últimos anos, tive diversas experiências com espaços de trabalho e gostaria de compartilhar meus planos com relação a este assunto em 2023.

Esses foram os formatos de trabalho que testei:

  • home-office
  • trabalho em padaria, hotel ou outro lugar sem “controle”
  • coworking
  • escritório próprio com equipe
  • escritório próprio sozinha

É bom ter um espaço de trabalho em casa, pois tem dias que acordo com cólica, dor de cabeça, frio, está chovendo, meu filho não foi pra aula porque está com gripe e outras situações do tipo. No entanto, eu não preciso ter um setup gigantesco em casa – é inviável. Já tive e não gosto, porque fica muita coisa em termos de materiais, equipamentos etc. Logo, para mim, para o meu trabalho hoje, tenho a necessidade de ter um espaço externo. Meu home-office vai continuar, mas será reformatado. Aqui onde é o espaço hoje do meu home-office vai ser estruturado como um estúdio de música, para organizarmos nossas coisas (instrumentos, cabos, discos, amplificadores), e devo ter um cantinho com mesa e cadeira para poder trabalhar. Mas acredito que o mais prático será ter mais mobilidade mesmo em casa, de modo que eu possa trabalhar no estúdio, na cozinha, na sala, no quarto ou onde eu quiser. Mais adiante compartilharei o que decidi e o setup que farei.

Essa coisa de trabalhar em padaria ou local externo pode acontecer de vez em quando, especialmente se eu for para algum compromisso que demande esse deslocamento ou viagens a trabalho, que faço muito. O grande lance aqui é que não tenho controle das condições externas, como a qualidade da Internet. Logo, deixo para fazer apenas quando for estritamente necessário. No dia a dia, não tenho por que ir a uma padaria para trabalhar, por exemplo, pois tenho meus espaços.

O coworking funciona bem se a equipe estiver sempre nele. Gosto do ambiente, é agradável e motiva a produtividade. No entanto, é um custo muito caro. Fizemos o contrato de um ano, que vence agora em fevereiro, e não pretendo renovar. Com o valor que pagamos, daria para custear a locação de uma sala comercial só nossa, com tudo incluso, e não há essa necessidade no momento.

Para onde estamos caminhando:

Eu comprei uma sala comercial em 2022 e a ideia é que ela seja o meu escritório diário de trabalho. Ela está em reforma e eu pretendo estar trabalhando lá a partir de fevereiro, pelo menos. Ela será a nossa única sala por enquanto e toda a equipe trabalha de maneira remota. Quando for necessário nos encontrarmos, faremos nela ou pontualmente posso alugar uma sala de reunião. Realmente diminuirei os custos com isso, então, assim que finalizarmos a mudança.

Essa sala é perto de casa, dá para ir andando, e também fico ao lado do clube onde faço academia, perto da escola do Paul, enfim, foi uma boa decisão e este ano a ideia é implementar essa nova rotina após a finalização das demais pendências relacionadas aos outros espaços. Pretendo sim compartilhar aqui no blog o andamento. 😉

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

Deixe seu comentário

2 comentários

  1. Carol Adami comentou:

    Atualmente trabalho clt diretamente na empresa, mas não vejo a hora de poder trabalhar do meu próprio escritório 🙂 obrigada por compartilhar suas experiências!

    Beijos
    http://www.carolinaadami.com.br/

  2. Miriam Góes comentou:

    Obrigada por compartilhar sua experiência com isso! Atualmente trabalho CLT em home office. A empresa fica longe de casa, a escola das meninas mais velhas é um pouquinho fora de mão e ainda tenho um toddler que ainda não vai para a creche. A mesa com o computador fica no meu quarto, no andar de cima da casa, e isso era trabalhoso demais. Meu marido me ajudou providenciando um notebook para que eu possa ter mais mobilidade, então gosto de trabalhar na sala ou na cozinha agora. Fica mais fácil pra coordenar o trabalho com as rotinas da casa e os estudos, embora eu ache o notebook um pouco “limitado” no sentido de espaço. Sou espaçosa, gosto de teclado grande e mouse externo mas não dá pra ter tudo na vida, né? rs
    Às vezes gostaria de ir mais vezes para o escritório, poderia fazer mais coisas do trabalho com foco, mas a logística é muito complicada. E assim, vamos nos adaptando da melhor forma que podemos, né?

    Abraços!