Pular para o conteúdo

Como tenho me organizado atualmente com o método FLY Lady

Método FLY Lady é um método para manter a casa limpa e arrumada. Você pode encontrar diversos posts aqui no blog sobre isso ou acessar o site oficial do método.

No post sobre como organizar setembro, comentei que estava personalizando o método para a casa nova e alguns leitores ficaram curiosos perguntando como eu estava fazendo. Pois bem, este post é sobre isso.

O que eu mais gosto do método FLY Lady é a sua simplicidade. Você consegue manter sua casa minimamente limpa sem muito esforço. É o que eu defendo aqui no blog e no meu livro, “Casa Organizada”.

Como já existem muitos posts aqui no blog explicando o que é e como aplicar, neste post vou me ater exclusivamente a como tenho aplicado na casa nova (nos mudamos no final de agosto).

Em primeiro lugar, vale dizer que, aqui em casa, dividimos as tarefas domésticas. Eu tenho uma rotina pesada de trabalho, viajando muito, fazendo eventos, chegando a sair de casa antes das 6h e chegando depois das 22h, então meu marido muitas vezes acabo fazendo até mais coisas do que eu, o que é super normal.

Em segundo lugar, eu respeito essa divisão. Uma coisa que aprendi com os anos foi a observar o que ele gosta de fazer ao limpar a casa, abrir mão daquela tarefa (mesmo que não seja feita “do meu jeito” – xô, perfeccionismo!) e investir meu tempo nas tarefas que ele não executa. Aqui entra a FLY Lady porque muito do que ela passa com as missões da semana são na verdade tarefas esquecidas por todos, e ela complementa a nossa rotina.

Vou passar por todos os tópicos que ela aborda e dizer como temos feito:

  • Listas detalhadas de limpeza. Criei uma para cada cômodo da casa nova, sendo o mais simples possível, e reviso essas checklists toda semana para verificar o que posso fazer na semana em questão (aqui já entra um paralelo com a revisão semanal do GTD), para definir próximas ações. Eu procuro definir as ações de acordo com a zona da semana. Guardo todas as checklists e todas as ações no Todoist.
  • Zonas da semana. Procuro seguir a linha de raciocínio da FLY Lady, mas ela aponta o modelo de zonas para uma casa com determinado formato. Aqui, tenho cômodos a mais, então adapto. Para mim, faz mais sentido organizar por andares, então tenho feito assim:
    • Zona 1
      Entrada, cantinho de leitura, parte de fora da porta, lavabo
      Zona 2
      Cozinha, lavanderia
      Zona 3
      Home-office, lavabo, terraço, corredor de cima
      Zona 4
      Quarto principal, nosso banheiro, quarto do Paul, banheiro do Paul, corredor dos quartos
      Zona 5
      Sala de estar, sala de jantar
  • Missões da semana. Tenho um lembrete recorrente no meu calendário para, todo domingo, acessar o site da FLY Lady e passar as missões da semana para o meu Todoist. Passo para lá como próximas ações – afinal, posso adiantar se eu quiser. Mas coloco o prazo para o dia que ela estabeleceu. Copio em inglês mesmo.

Captura de tela 2016-01-05 18.06.30

  • Lembretes diários. Tenha na minha checklist diária, também no Todoist.
  • As listas de limpeza detalhada estão na minha checklist mensal. Por quê? Em um mês passamos por todas as zonas da casa, então, se o foco é trabalhar em cada zona semanalmente, significa que, pelo menos uma vez por mês, o que estiver na lista detalhada de limpeza será feito. Algumas coisas precisam ser feitas diariamente, enquanto outras precisam ser feitas semanalmente e por aí vai. Gosto de organizar listas de limpeza da casa por frequência, como rotinas, porque isso me ajuda a manter a casa em uma manutenção mais adequada. Já falei um pouco mais sobre esse cronograma de limpeza doméstica em outros posts.

Então, de modo geral, por aqui funciona assim: todos os dias, abro minha agenda do Google e trabalho nos prazos que tem ali. Dentre esses prazos, podem existir tarefas domésticas. Tem coisas que eu só posso fazer em determinado dia, como colocar o lixo para fora ou trocar a roupa de cama e banho (que faço apenas aos domingos, para lavar na segunda). Só entram na minha agenda essas ações a serem feitas em dias específicos, pois sei que daquele dia elas não podem passar.

No meu Todoist, listo as próximas ações por contexto. A maioria das ações ligadas ao método FLY Lady é para se fazer em casa (uma ou outra coisa preciso fazer na rua). O conceito de próxima ação é que, mesmo que tenha um prazo, eu posso adiantar. Ou seja: eu posso executar aquela ação desde que esteja no contexto apropriado. Então é muito comum, no meu dia a dia, em um intervalo da agenda, abrir a minha lista de coisas para fazer em casa e ir adiantando uma coisinha ou outra. Se eu fiz uma revisão semanal adequada, revisei as checklists e defini ações que posso executar, essa análise e escolha do que fazer será muito tranquila.

Outra coisa que vale a pena citar é o fato de curtir cuidar da casa. Muitas vezes, chego cansada de noite a ponto de não conseguir ler um livro, se quiser. Mas com atividades que demandem esforço físico leve eu consigo até me desestressar, como arrumar os livros na estante, tirar o pó dos móveis, limpar os vidros etc. Deixo as atividades que demandam esforço físico maior para quando tiver energia para isso – ex: arrastar o sofá para limpar o chão, bater os tapetes, passar aspirador. E essas são tarefas que o meu marido gosta de fazer, então muitas vezes ele que acaba fazendo – o que é ótimo, porque são as tarefas que demandam mais tempo. Eu sou aquela dos detalhes: que gosta de limpar as marcas de mãos nas paredes, tirar o pó de lugares que normalmente não se tira (ex: lustres), arrumar as coisas em si, colocando no lugar o que está fora etc.

O que é fato é que eu há anos não faço o “dia da faxina” em casa. Percebi que eu perdia um dia inteiro da minha vida para fazer isso, sendo que eu poderia espaçar essas atividades e ir fazendo ao longo da semana. Muitas tarefas ficam para o dia mais livre, como sábado (não no meu caso, já que costumo trabalhar aos sábados) ou outro dia da semana, porque demandam mais tempo mesmo (ex: limpar a geladeira). Mas aí tudo bem – são poucas tarefas. As mais rápidas, mas que juntas levam muito tempo, eu espaço ao longo da semana e faço sem nem sentir.

O legal do método FLY Lady é justamente que ele traz pequenas pílulas de coisas a fazer no dia a dia, e serve para quem não tem tempo e vive uma rotina corrida. Sou a favor de delegar tarefas sempre que possível, mas aqui em casa sempre conseguimos nos virar bem com a limpeza e a arrumação, sem a necessidade de ter uma pessoa nos ajudando, o que também é uma economia imensa. Não tenho nada contra – aliás, acho ótimo movimentar a economia dessa forma. Mas não precisamos, e talvez você não precise também, se aplicar algo semelhante. Então o intuito desse post foi mostrar nossa realidade, que pode inspirar mudanças na sua, se você achar necessário.

Marcações:
Autor

18 comentários em “Como tenho me organizado atualmente com o método FLY Lady”

  1. Oi! Percebi que você mora em sobrado e acontece que me mudei para um apartamento duplex que funciona exatamente como um sobrado, quartos e banheiros em um andar, sala, cozinha, lavanderia e mais um banheiro no outro. Estou custando a me acostumar porque é um tal de estar lá em cima e descer para pegar algo e vice-versa. Chego a subir umas 15 vezes a escada em um único dia quando não estou trabalhando. Pesquisei muito na internet dicas de organização para reduzir o sobe e desce mas não encontrei quase nada. Seria legal você escrever sobre o tema um dia, quem sabe? Bjs

    1. Mila, moro em um sobrado há uns 3 anos e só consegui me adaptar tendo itens em duplicidade, rs. Minha lavanderia é em cima, então tenho um kit de limpeza com vassoura, rodo, mop etc na lavanderia e tenho outro kit no jardim da cozinha que é embaixo. Embaixo dos gabinetes de cada banheiro (são 2) e do gabinete da cozinha tenho um kit com pano, esponja, desinfetante e vinagre em borrifadores e papel toalha, este eu uso pra fazer o swish and swipe da fly lady. Tenho um mop em cada banheiro tb (deixo ao lado do vaso junto daquela escova de vaso) pra não ter contaminação trocada no resto da casa. Td isso já me poupa o tempo de ficar rodando a casa pra pegar itens de limpeza, já que tenho 1h pra fazer a arrumação diária antes de sair pra trabalhar, chegou à noite e não tenho disposição pra fazer nada, só cuidar do meu filho ou estudar on line. bjs

  2. Thais, boa noite.
    Ao ler esse post fiquei com uma dúvida. Eu já tenho hábitos semanais, por exemplo, trocar toda semana a roupa de cama. Seria necessário colocá-lo em “missões da semana”? Se positivo, como explorar essa informação?
    Obrigada pela sua atenção
    Abraços.

    1. Não, as missões da semana são lembretes de coisas que normalmente nos esquecemos de fazer ou que estão nas listas de limpeza detalhada. O que é rotina você faz de qualquer maneira, do seu jeito. Eu, por exemplo, tenho um lembrete no meu calendário para lembrar de trocar as roupas de cama e de banho, senão me esqueço.

  3. Oi desculpe me intrometer mas o negocio e carregar qto mais coisas possiveis de uma vez so,sabe aqueles cestos de roupa sem tampa??? Sao otimos para colocar coisas dentro eu tenho dois e quase sempre estao cheios de roupas a questao e q agora eu deixo as roupas intimas e meias separadas das roupas normais,pra dobrar facilita,aqui em casa e tipo um sobrado tbm,minha mae mora embaixo aqui de casa ai ela fica com a minha filha a tarde para eu ir trabalhar e no caso ja tive vezes de subir e descer escadas muitas vezes tbm,comecei a levar uma mochila la p mae e anoto oq a minha filha precisa pra deixar la pra ela passar a tarde,tipo roupa extra calcado,o lanche ,minha bolsa verifico sempre antes de descer ,tenho muito problema e com a minha chave e o celular q vivi perdendo,mas agora estou tentando deixar eles sempre no mesmo lugar,ja arrumo as camas pela manha logo q acordo e so voto la nos quartos se nao deixei roupa separada a noite,ja tro tudo de cima da mesinha do quarto tbm e tento carregar tudo de uma vez so para facilitar minha vida,deixe tudo organizado la em cima antes de descer novamente e ja q vc tem um banheiro embaixo procure deixar uma muda de roupa la sempre q percisar e oq vc usa diriamente,eu levo todos os dias uma garrafinha de agua pra cama pra nao precisar levanta,aqui e tudo separado a escada q desce pra casa da minha mae e pro patio nao e dentro de casa e pior pq qdo chove a gente se molha tudo pq tem uma arvore enorme na frente e nao da pra abrir sombrinha por causa da arvore q nisso atrapalha,compre cestos de roupa se for possivel e sem tampa,qdo for limpar ja leve todo o material necessario,balde,pano,rodo ,vassoura,produtos,sacos de lixo,facilita muito na lixeira do banheiro vc colocar varios saquinhos de lixo de uma meesma lixeira ,ai voce tira aquelle saquinho de lixo e ja fica outros embaixo,conforme vc vai tirando o lixo ja vai ficando saco delico na lixeira e vc nao precisa ta descendo pra pegar saquinho de lixo e facilita se vc tiver um cantinho no banheiro de cima q possa guardar os produtos de limpeza e paninhos de uso em geral tudo organizado fica show de bola pra vc facilitar sua vida e nao precisar descer tanto a escada q olha e muito cansativo mesmo,espero tbm ter ajudado,olhe videos de organizacao e limpeza no youtoube facilita muito e se puder tenha toalhinhas humedecidas na gaveta da pia do banheiro pode passar elas na pia antes de ir deitar alem de deixar limpinha a pia fica muito cheirosa rsrs,eu limpo os quartos e fecho e nao volto mais la ,so se for necessario,vou juntando as tralhas de cada comodo e guardando no lugar,separando as roupas e ja coloco p lavar,,vai deixando a parte de cima tudo organizado de uma vez pra facilitar e voltar ao seguendo piso so para dormir !!

  4. Olá,bom dia.
    Confesso q estou tentando me organizar.Já comprei um livro seu!
    Mas tenho muito interesse em seguir esse método flay lady, mas não tenho conseguido entender,seguir e montar meu próprio cronograma.
    Agradeceria se pudesse me enviar um email me explicando direitinho.
    Outra coisa, que ja pesquisei e não encontrei são dicas para se passar roupas ou de não passa-las. É uma atividade q demanda muito tempo, uma atividade q particularmente nao gosto e tenho interesse ler experiencias sobre esse quesito.

    1. Oi Ana, tudo bem?
      Aqui no blog você encontra diversos guias passo a passo para aplicação do modelo, além de dicas sobre passagem de roupas. Caso queira algo mais específico, entre em contato para falarmos sobre o trabalho de consultoria. Obrigada!

  5. Conheci a Flylady vai fazer 10 anos, quando fiquei desempregada bem no começo da carreira. Na época, ainda nem morava sozinha. É impressionante o quanto o método dela simplifica tudo.
    Comecei me livrando de uma papelada absurda que já tinha lotado a parte superior do meu guarda-roupa imenso e a parte de baixo da cama. Fui adquirindo hábitos aos poucos, como ter um dia para trocar roupa de cama, beber água ao longo do dia, ter um plano para o dia que pegar uma virose e respeitar meus limites.
    Hoje, moro sozinha, em um apartamento de tamanho mediano, sem diarista nem lava-louça nem roomba, e fica tudo arrumado sempre. Coloquei o apartamento à venda e os corretores ficavam impressionados que podiam trazer clientes aqui com pouquíssima antecedência e estava tudo sempre como nas fotos.
    Às vezes bate uma dúvida se aquilo vai mesmo funcionar ou se é maluquice de internet, mas é só você seguir os babysteps por 1 mês e você já sente uma transformação para melhor.
    Por favor, continue postando sobre a mudança e rotinas da casa, sempre acho legal aprender como viver melhor.

    1. É o termo oficial do método. Sei que existe a conotação, mas é uma gíria. Já pensou se parassem de usar “zona oeste” por causa da conotação?

  6. Oi Thais, maravilha ler tudo isso, mas sinceramente estou simplesmente surtando e enlouquecendo porque não consigo progredir na organização porque tenho um marido que simplesmente não ajuda e ao contrário, não acha necessário nenhum tipo de organização e ainda suja e desorganiza todo o trabalho realizado, para esse caso alguma dica além de conversar e mostrar a importância de tudo?

  7. Thais… esse método pra mim ainda é meio confuso. Queria experimentar… mas ainda não me encaixei. Olhei o site pra começar do zero… mas é muita informação. Tem alguma ordem??? São 11 mandamentos, … 31 babysteps… 5 zonas…. Ou é fácil e eu não tô conseguindo assimilar? Sério…. nem através dos seus posts, consegui me localizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *