Oie! Meu nome é Thais e este é o meu blog. Tem duas coisas que você precisa saber antes de ver qualquer texto aqui. 1) Este é um blog pessoal onde eu compartilho a MINHA Vida Organizada. Falo sobre diversos outros assuntos e também divulgo o meu trabalho em diferentes frentes, incluindo o Método Vida Organizada. 2) De 2022 para trás, todos os posts estão com problemas de caracteres que há anos tentamos resolver com os melhores programadores do Brasil e não conseguimos. Optei por manter no ar mas estamos consertando manualmente. São quase 7 mil textos. Sabemos do problema e, por favor, não precisamos receber mensagens e e-mails avisando. Era manter assim ou tirar o blog do ar, e optamos por mantê-lo, já que os textos novos estão consertados. Obrigada pela compreensão!
Como planejar a ceia de Natal
Se você vai receber a famÃlia para a ceia de Natal, veja algumas dicas para planejar direitinho:
- A primeira coisa que você deve fazer é uma lista de quem participará da ceia na sua casa. A quantidade de convidados definirá todo o restante.
- Planeje o cardápio! Você já deve ter suas receitas preferidas, mas pode pesquisar ideias na Internet para fazer algum prato diferente. Se puder pedir para algum convidado trazer algo, peça! É normal dividir as tarefas para a ceia e nossos parentes já estão acostumados com isso. Você sempre pode pedir para alguém trazer alguma sobremesa ou outro prato.
- Planeje o que ficará sob os seus cuidados e faça uma lista de tarefas. Antecipe o que puder (congelando alimentos, por exemplo). Veja a checklist de Natal que publiquei no blog outro dia.
- As compras de alimentos devem ser feitas uma semana antes. Alguns legumes, verduras e frutas podem ser comprados poucos dias antes.
- Se possÃvel, estabeleça um lugar para ser o “centro de buffet” na sua casa. É mais prático deixar todas as comidas em um único lugar que encher a mesa de pratos que ocupam muito espaço.
- Sirva comidas que não precisam de preparo, como frutas secas, panetones, queijos, saladas, biscoitos. Isso diminuirá bastante a sua carga, se tiver que fazer a maioria das coisas sozinho(a). Aliás, ter esses petiscos disponÃveis já na chegada dos convidados evita fazer com que todos passem fome aguardando o jantar.
- Não se estresse! Basta se planejar direitinho e fazer tudo com calma. Se algo não sair como o planejado, é normal. Não se culpe. É uma reunião familiar, foque na presença das pessoas que você gosta.
A escolha do cardápio é algo bastante particular para cada famÃlia e as opções são infinitas. De qualquer forma, atente para as restrições alimentares dos convidados. Se tiver uma tia ou um tio diabético, por exemplo, é de bom tom ter um doce dietético, como gelatina, para não fazer a pessoa passar vontade e mostrar que você se importa. Se tiver alguém vegetariano, verifique se há opções.
O mais importante ao receber pessoas é curtir cada momento e fazer com que se sintam bem e confortáveis. De nada adianta a comida estar impecável se você não sai da cozinha e quer lavar a louça o mais rápido possÃvel enquanto os convidados ainda estão na sala. Uma ceia de Natal, assim como qualquer jantar ou encontrinho em casa, serve justamente para curtir a presença das pessoas. Todo o resto deve servir vocês, não o contrário. Pense em proporcionar uma noite agradável a todos e delineie seu planejamento por aÃ. Não pense na comida como principal, mas sim nos seus convidados. Todo o resto, como comida, mesa, decoração e música vão partir das decisões que você tomar a respeito de cada um dos presentes.
Como você costuma planejar a ceia de Natal na sua casa?
You may also like
Written by Thais Godinho
Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.
4 comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
- A Thais blogueira
- Ambiente de trabalho
- Amor
- Anual
- Áreas da Vida
- Armazenamento
- Arquivos
- Ayurveda
- Beatnik
- Blog
- Blogging
- Budismo
- Bullet Journal
- Carreira
- Carta da Editora
- Casa
- Checklists
- Comida
- Contribuição
- Criatividade
- Curtindo a casa
- Decoração
- Destaques
- Destralhar
- Diário
- Diário da Thais
- Dicas de produtividade
- Downloads
- Empreendedorismo
- Equilíbrio Emocional
- Equipes
- Espiritualidade
- Estudos
- Faça Você Mesmo/a
- Família
- Feng Shui
- Ferramentas de Organização
- Finanças
- Gestão do Tempo
- GTD
- Hábitos
- Hábitos Saudáveis
- Holacracia
- Home-office
- Imprensa
- Indicações
- Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial
- Lazer
- Liderança
- Lifestyle
- Limpeza
- Linkagem
- Livros
- Lugares
- Mensal
- Mercado
- Minimalismo
- Mudanças
- Nerdices
- Novidades
- Organização Financeira
- Organização Pessoal
- Pets
- Planejamento
- Planejamentos
- Plenitude & Felicidade
- Produtividade Compassiva
- Profissionais
- Propósito
- Propósito e Felicidade
- Receitas
- Relacionamentos
- Resenhas
- Rotinas
- Rotinas
- Roupas
- Saúde
- Séries
- Semanal
- Semestral
- Social
- Tecnologia
- Trabalho
- Trimestral
- Universidade Pessoal
- Veganismo
- Viagens
- Vida
- Vida Acadêmica
- Vida de Escritora
- Vida de viajante
- Vida Organizada
- Zettelkasten
Agenda Ano pessoal 9 Armário cápsula Até 2 horas Ayurveda Blogging Budismo Bullet journal Caixa de entrada Carta da editora Checklists Como eu me organizo De férias/folga Destralhar Doutorado Editorial do mês Em casa Evernote FLY Lady Foco GTD Guia definitivo GTD e Evernote Home-Office Linkagem de domingo Livros Livro Trabalho Organizado Livro Vida Organizada Meia hora Meio perÃodo Menu semanal Mestrado Minimalismo Mudanças Napoleon Hill Notion No trabalho Objetivos O dia inteiro Organizar Projetos Publicidade Receitas Resumo Todoist Trello
Essa época para mim é a melhor época do ano! As vibrações positivas estão por todo lado, claro que há momentos de stress e correria que podem ser aliviados com uma dose de organização.
Eu planejo tudo antes! Já fiz as compras da ceia em meados de novembro, claro os itens não perecÃveis, já tenho uma listinha dos produtos faltantes que já estão na minha programação de compra no sábado dia 22/12, esse dia serei uma das primeiras clientes, vou abrir o supermercado. Fiz os devidos orçamentos e já sei onde vou comprar tudo, odeio supermercado lotado, filas, calor escaldante, ninguém merece!!!
Como vou fazer grande parte de tudo, minha mãe irá me ajudar, vamos a partir de domingo 23/12 já começar a picar, temperar e adiantar tudo que pode ser adiantado. No dia 24/12 faremos os assados, arroz, mistura da salada e petiscos.
O mais importante é que no dia 24/12 não faremos compras nenhuma, será um dia tranquilo, para irmos a missa e receber a famÃlia.
Bjks
Este ano vou viajar, então não estou preparando nada em casa. Mas em vários anos recebi a famÃlia em casa para a noite de Natal. Se tivesse que dar alguma dica, seriam duas:
– nada de inventar muito, de testar receitas novas justamente nesse dia. É bom fazer aquele pudim que já fizemos várias vezes, aquele assado que o pessoal já conhece e adora. A mesma receita, já testada e aprovada em outros carnavais, pode ganhar cara de festa só acrescentando uns ingredientezinhos mais chiques.
– tem que fazer na hora? tem que fritar? tem que ser montado em pratos individuais, um a um? Então não serve! O cardápio escolhido pode até dar trabalho “antes” das pessoas chegarem. Mas não pode dar trabalho na hora da festa.
Adoro fazer a ceia na minha casa, mas como são poucas pessoas não é tanto trabalho assim! Esse ano encomendei a sobremesa e minha vó também vai trazer mais uma torta, mas o resto eu mesma que irei fazer.. já tenho as receitas clássicas de Natal e daà já vai tudo meio que no automático rs
Outra coisa que eu adoro fazer também é a decoração da mesa para a ceia. Estou planejando sair essa semana para comprar os últimos detalhes que falta.
Beijos
Muito boa as suas sugestões. Se organizando tudo fica menos trabalhoso. Bjs