Como funciona a limpeza por zonas da FLY Lady

29
12377

FLY Lady é um método americano de organização da rotina doméstica. Veja o que já foi publicado a respeito na categoria correspondente aqui no blog.

Apesar de as casas serem diferentes, a FLY Lady separa a casa em 5 zonas:

  • Zona 1: entrada / varanda / sala de jantar
  • Zona 2: cozinha
  • Zona 3: banheiro / quarto extra
  • Zona 4: quarto principal
  • Zona 5: sala de estar

Começando a limpar por zonas

A ideia é trabalhar toda semana em uma zona para que, no final do mês, você tenha cuidado de todos os cômodos da sua casa. Cada dia você fará alguma tarefa durante 15 minutos apenas. Não é para perder seu tempo limpando. Parte-se da premissa que ninguém tem tempo, então 15 minutos são uma meta possível.

Antes de começar a trabalhar em cada zona, é necessário destralhar (fazer o declutter). Se você ainda tem muita tralha no cômodo em questão, gaste seus 15 minutos diários cuidando disso. Somente quando a zona estiver destralhada que você poderá cuidar das missões.

Missões da semana

Depois de destralhar uma zona, você está pronto(a) para as missões. Elas podem ser conferidas semanalmente aqui (em inglês), ou você pode se cadastrar na newsletter para receber por e-mail. Acompanhe também em nosso Twitter (@vidaorganizada) as traduções.

Todo dia você receberá uma missão simples que pode ser feita em 15 minutos, como “limpar a bancada da cozinha” ou “tirar as teias de aranha do quarto”.

Lista de limpeza detalhada

Com o cômodo destralhado e as missões do dia, você já estará fazendo mais do que fazia antes e já notará uma diferença enorme. Mesmo assim, a FLY Lady disponibiliza listas completas de limpeza (em inglês) de cada zona para você fazer à medida que tiver mais 15 minutos livres.

O objetivo é fazer um pouquinho a cada dia, de forma que a casa “se limpe sozinha”.

Alguém aqui utiliza o sistema FLY Lady no seu dia-a-dia? Compartilhe nos comentários.

29 comentários

  1. Conheci o sistema essa semana e vou tentar ajustar ao “vuco vuco” (rs) dessa casa! O único problema é estipular rotina pra casa com rotinas tão imprevisiveis com esses gêmeos (por mais rotina que a gente faça com esses bbs, nem sempre as coisas funcionam da maneira como gostariamos!) Mas vou tentar ajustar tudo e me adaptar. TEM QUE DAR CERTO! p.s. adoro esse seu blog!

  2. Thaís,
    Ontem percebi que consegui destralhar a minha mesa do trabalho, fiquei tão feliz, vc não tem noção….
    Tenho sérios problemas com organização, por isso a minha felicidade!!!
    E estou começando a fazer em casa tb, ai é que estou perdida, mas estou fazendo.
    Tem muita coisa que preciso jogar fora, e fico sem saber por onde começar, pq qdo vou para qualquer lugar da casa tenho coisa pra fazer, largo aquela e faço a que eu vi, já peguei suas listas e estou tentando me guiar por elas..
    Mas nesse caso que tem muita coisa pra jogar fora em casa, faço isso primeiro em toda casa e depois organizo?? mesmo com vontade de fazer tudo ao mesmo tempo???
    Seu blog é show!!! =)

  3. Lucyana, fiquei feliz por você. É muito bom quando a gente consegue superar pequenos hábitos do dia-a-dia, melhorando a nossa vida.

    Sim, o negócio é destralhar a casa antes para só depois pensar em organização. Como eu sempre digo aqui no blog, não dá para organizar tralha! Mas vá aos poucos! Sua casa não ficou cheia de coisas da noite para o dia e também não ficará sem em tão pouco espaço de tempo. Marque 15 minutos no seu timer e faça o melhor que puder, sempre que puder.

  4. eu sou uma pessoa que não consigo ser muito organizada, não acabo o que começo, vou deixando para depois.

  5. OLÁ, ESTOU FELIZ POR TER CONHECIDO SEU BLOG !!
    ACREDITO QUE UMA VIDA ORGANIZADA TEM UMA RELAÇÃO DIRETA COM O NOSSO ESTADO DE ESPÍRITO, OU SEJA, SE ESTAMOS PASSANDO POR PROBLEMAS PSICOLOGICOS, OU POR PROBLEMAS DE ORDEM PARTICULAR DE DIFÍCIL RESOLUÇÃO, STRESS ,ETC É BEM POSSÍVEL VER A SITUAÇÃO REFLETIDA NA NOSSA ORGANIZAÇÃO PESSOAL !!
    MAS O QUÊ REALMENTE ACREDITO É QUE MANTENDO NOSSA ORGANIZAÇÃO DIÁRIA JÁ ESTAREMOS CONTRIBUINDO MUITO PARA A NOSSA PAZ DE ESPÍRITO, NOSSA MENTE FICA LIVRE PARA FOCARMOS NUMA SOLUÇÃO PARA AS POSSÍVEIS DIFICULDADES DO COTIDIANO !!
    VEJO ISSO POR MIM, ESTOU PASSANDO POR UMA SÉRIE DE PROBLEMAS PESSOAIS, DOENÇA NA FAMÍLIA, TRABALHO EM PERÍODO INTEGRAL + FACULDADE A NOITE…
    NÃO TENHO DIARISTA E NEM TENHO CORAGEM DE CHAMAR UMA NA ATUAL CONDIÇÃO EM QUE ANDA A MINHA CASA, POIS ACREDITO QUE ELA VAI SE PERDER NO MEIO DAS MINHAS “TRALHAS” RSRSRSRSR,TAMBÉM ACHO QUE A OBRIGAÇÃO DELA É LIMPAR E PASSAR , BAGUNÇA É COISA PESSOAL, DE CUNHO ÍNTIMO CADA UM CUIDA DE SUA PRÓPRIA BAGUNÇA, COMO ELA VAI JOGAR FORA TRALHAS QUE ELA NEM SABE O GRAU DE IMPORTÂNCIA…ISSO SOU EU MESMA QUE TEREI DE FAZER !
    E OLHA, ACHO QUE ENCONTREI UM BOM INCENTIVO NESTE BLOG, MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOSCO TANTAS INFORMAÇÕES VALIOSAS !!
    BJO E SUCESSO SEMPRE.

  6. […] A lista de limpeza detalhada funciona da seguinte forma: se você fosse limpar o cômodo inteiro hoje perfeitamente, o que seria tudo o que você precisaria fazer? Faça essa lista. E quando você vai fazer essas tarefas? Em primeiro lugar, você precisa destralhar a cozinha. Em segundo, há tarefas diárias, semanais, mensais… Em terceiro, você vai dando um foco maior nas tarefas mensais quando a cozinha for a zona da semana. […]

  7. Thais, .. esse teu Blog foi um ‘achado’ nessa internete pra mim!!! .. MUUUIITOOOO BOM mesmo!!!! Tenho dificuldade de me organizar, sou meio demorada pra fazer as coisas, e às vezes também não termino uma coisa e já vou pra outra!!! .. Então, espero muito que o teu Blog me ajude bastante!
    Esta lista de limpeza por zonas, e antes tirar as tralhas, anima a gente a começar organizar de verdade!!!!
    Obrigada pela tua inspiração e partilha com todos nós!!!
    Continua sempre!!!
    Bjs! ..

  8. Oi Thais! Depois de uns dias off vim aqui pra me atualizar dos posts novos e queria te perguntar uma coisa.

    Vc trabalha o dia todo, estuda, é mãe, profissional e blogger. E vcs não tem diarista nem empregada, certo? Como vocês conseguem manter tudo limpo sem ajuda externa? Teu marido te ajuda bastante, é isso?

    Eu to sempre as voltas com a minha diarista, que é ótima, mas falta e me deixa na mão quando eu mais preciso. Tipo agora que voltei de viagem e fiquei doente e a Mel tbm.

    Vim dar uma olhada nos posts que você fala do sistema FLY Lady e comecei a questionar se eu daria conta de limpar a casa direitinho sozinha (porque meu marido fica muito fora e ainda é um bagunceiro em potencial!). Como eu trabalho em casa, teria que me organizar pra isso, com dias e horários específicos para a limpeza da casa.

    Se eu conseguisse, ficaria bem orgulhosinha e ainda economizaria uma grana. Minha inspiração é que você, que tem uma rotina bem mais puxada que a minha, consegue 🙂

    Bjo grande

  9. Oi Thais!

    Amo seu blog!…só tem um probleminha: já me cadastrei várias vezes, mas não recebo nada na minha caixa de email…

    Bjs!

  10. Olá, vi um comentário na comunidade “Coisas de Mãe” no face e achei super interessante, é realmente o que eu precisa saber, como organizar meu tempo. E vou começar por este post. Você poderia tirar uma dúvida? como ficam os quartos de visita e o filhote? e a área de serviço que é ao mesmo tempo um local pra mreceber amigos? e o banheiro do meu quarto? como divido eles nas 5 zonas?
    Fiquei muito feliz por encontrar este site, e mais feliz ainda por saber que existem mulheres como eu(com esposo,filho,cuidar da empresa dos pais e etc…) e que podem ainda serem organizadas sem se desesperar e principlamente, sem deixar de se cudiar e ter um tempinho pra fazer o que gosta(assitir filmes,ouvir música,brincar com o filhote). Gostaria muito de poder contar com a sua ajuda. PARABÉNS PELA INICIATIVA DE LEVAR ISSO A OUTRAS MULHERES!!!

    • Eu faço uma divisão pessoal, de acordo com o trabalho que um cômodo dá. Por exemplo, varanda e sala na mesma semana, porque a varanda dá muito menos trabalho que a cozinha, por exemplo, então eu nunca colocaria sala + cozinha na mesma semana. Eu intercalo os cômodos mais simples com os mais complicados.

        • ameiiiiiiiiiiiiiii seu BLOG POIS TENHO 2 CRIANÇA E A CSA FICA MTOOOOOOOOOO BAGUNÇADA POR FAVOR MANDE DICS POR IML ….ME AJUDE OBGADA

  11. Oi Thaís!!
    Meu nome é Luzita, moro em Curitiba, trabalho fora o dia todo, sou casada há 5 anos e não tenho filhos (mas muito ansiosa para tê-los!).
    Fiquei MUITO FELIZ em conhecer seu blog e estou bastante empolgada com o sistema Fly Lady (apesar de ainda não ter iniciado a utilizá-lo), pois sou muito desorganizada e não tenho uma rotina “bem regrada” em casa, no meu dia-a-dia. Mas caí na real que não posso continuar assim se pretendo ter filhos e o blog tem me dado bastante motivação para mudar. Afinal, NUNCA É TARDE!!!
    Já pude perceber que não sou a única assim (desorganizada) – caso contrário não haveria o blog, o Fly Lady – e isso já me deixou bem confortável e confiante para não desistir!!
    Bjos =o)

  12. Eu tenho iniciado no metodo fly, por enquanto li muitas coisas e tem o fly lba ies brasil que tem em portugues, alguns confusos mas dizem sempre as mesmas coisas, o meu problema maior era a coZinha, agora ja estou no 3 dia que consigo li par sempre que sujo, comecei, lavando a louça que ia usar, em vez de pegar outra, e resolvi comprar comida pronta para economizar agua e ter tempo para me adaptar, ja estou feliz com isso, sempre fiz o resto mais ou menos como diz o metodo, guardo tudo no lugar certo, ando pela casa organizando, me dou mimos, e descanso entre tarefas, gostei muito do metodo de 15 minutos, tento fazer rapido e pego algo chato sempre. Ja organizei coosed, armarios de. Banheiro, sujeiras visiveis de cozinha, vocé tem sequencias das proximas etapas? Quais dicas importantes? Nunca fica tudo perfeito, mas sempre fica muito bom o que consigo fazer, por isso tenho dificuldade em aceitar ajuda, nao consigo faxineira ou diarista que queira fazer como eu quero, tem indicações de boas ajudas?

  13. Aii queria a lista no email…….eu ate tento ser organizada ….com as minhas coisas eu sou…..ms a casa…….sao 2 homens pra bagunçar…. eu estudo e trabalho….durmo tarde e acordo cedo…. nao to dando conta…….fds chega e a casa ta um lixoooo…. me ajudeee….pleaseeee….bjooo e obg desde já

  14. Não consegui encontrar a lista completa de “missões” do método Fly lady.
    Gostaria de receber um link ou a lista por e-mail.
    Obrigada.

  15. Alguém tem dica pra casas muito grandes? Somos em 3 mulheres aqui, mas com dia a dia atarefados e problemas pessoais ninguém tá cuidando da casa. Temos quintal grande com terra e plantas, temos garagem, temos dois cães (um pequeno e um grande) e também dois gatos. Eu tô tentando aos poucos inserir o método Fly Lady na minha vida (pq as outras pessoas da casa não estão se importando em viver na bagunça) mas sinceramente, 15 min tá sendo pouco e eu sinto que continua tudo um caos, e eu continuo sem tempo de fazer as coisas. Outra coisa que não funcionou muito bem é essa história de uma área por semana, pq se eu for limpar o quintal só uma vez por mês, na semana em que ele faz parte da zona da semana, vai ficar bem complicado pq minha cachorra faz uma bela bagunça. Ao mesmo tempo não tenho tempo de limpar o quintal todo dia, além de fazer o que já faço dentro de casa. Alguém ai vive um drama nesse estilo?

  16. Thaís, e quando a zona em questão tem muitas coisas para limpar? exemplo: O quarto, não dar para arrumar um guarda roupa em 15 minutos, se for fazer apenas 1 tarefa por dia de 15 minutos eu não conseguirei fazer essa limpeza detalhada em apenas uma semana. Estou confusa, me oriente, por favor.

    • A orientação é dedicar 15 minutos todos os dias para o destralhamento e só depois abrigar as missões.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui