Oie! Meu nome é Thais e este é o meu blog. Tem duas coisas que você precisa saber antes de ver qualquer texto aqui. 1) Este é um blog pessoal onde eu compartilho a MINHA Vida Organizada. Falo sobre diversos outros assuntos e também divulgo o meu trabalho em diferentes frentes, incluindo o Método Vida Organizada. 2) De 2022 para trás, todos os posts estão com problemas de caracteres que há anos tentamos resolver com os melhores programadores do Brasil e não conseguimos. Optei por manter no ar mas estamos consertando manualmente. São quase 7 mil textos. Sabemos do problema e, por favor, não precisamos receber mensagens e e-mails avisando. Era manter assim ou tirar o blog do ar, e optamos por mantê-lo, já que os textos novos estão consertados. Obrigada pela compreensão!
Usando a Tilifax de uma forma diferente
Estou usando uma Tilifax de forma um pouco diferente. Já viram aqueles traveler’s journals? Que as pessoas colocam tudo de uma viagem dentro e levam quando vão viajar? Estou fazendo a mesma coisa com a Tili, mas como se a viagem na verdade fosse a minha semana. 🙂
Então coloco dentro dela todas as informações que vou usar na semana: checklists, contas a pagar, informações diversas. Na parte da agenda, deixo apenas as páginas dos dias da semana, onde faço registros (logs) de gastos, do que comi, do que vesti, como me sinto etc.
Depois, ao trocar de uma semana para a outra, digitalizo as páginas diárias e arquivo no Evernote. Também insiro no planner tudo aquilo que vou deixar para a semana seguinte.
Está bem legal e útil. Também uso como carteira e centralizo ali o que geralmente levo comigo todos os dias, como flags para marcar livros, post-its, cartões de visitas (meus), cartela de cores (roupas), infos médicas e de emergência etc.
As capas eu faço com fichas 3×5 e recortes / colagens + rotuladora.
Quis postar porque praticamente todo mundo usa como agenda. Eu uso a agenda do Google para compromissos e atividades profissionais (acho mais prático de atualizar e os recursos de invites para reuniões são imbatÃveis), mas sentia falta de centralizar minhas anotações e registros diários em um só lugar, além de organizar o que costumo levar comigo também.
You may also like
Written by Thais Godinho
Autora do Método Vida Organizada, criou este blog em 2006.
8 comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
- A Thais blogueira
- Ambiente de trabalho
- Amor
- Anual
- Áreas da Vida
- Armazenamento
- Arquivos
- Ayurveda
- Beatnik
- Blog
- Blogging
- Budismo
- Bullet Journal
- Carreira
- Carta da Editora
- Casa
- Checklists
- Comida
- Contribuição
- Criatividade
- Curtindo a casa
- Decoração
- Destaques
- Destralhar
- Diário
- Diário da Thais
- Dicas de produtividade
- Downloads
- Empreendedorismo
- Equilíbrio Emocional
- Equipes
- Espiritualidade
- Estudos
- Faça Você Mesmo/a
- Família
- Feng Shui
- Ferramentas de Organização
- Finanças
- Gestão do Tempo
- GTD
- Hábitos
- Hábitos Saudáveis
- Holacracia
- Home-office
- Imprensa
- Indicações
- Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial
- Lazer
- Liderança
- Lifestyle
- Limpeza
- Linkagem
- Livros
- Lugares
- Mensal
- Mercado
- Minimalismo
- Mudanças
- Nerdices
- Novidades
- Organização Financeira
- Organização Pessoal
- Pets
- Planejamento
- Planejamentos
- Plenitude & Felicidade
- Produtividade Compassiva
- Profissionais
- Propósito
- Propósito e Felicidade
- Receitas
- Relacionamentos
- Resenhas
- Rotinas
- Rotinas
- Roupas
- Saúde
- Séries
- Semanal
- Semestral
- Social
- Tecnologia
- Trabalho
- Trimestral
- Universidade Pessoal
- Veganismo
- Viagens
- Vida
- Vida Acadêmica
- Vida de Escritora
- Vida de viajante
- Vida Organizada
- Zettelkasten
Agenda Ano pessoal 9 Armário cápsula Até 2 horas Ayurveda Blogging Budismo Bullet journal Caixa de entrada Carta da editora Checklists Como eu me organizo De férias/folga Destralhar Doutorado Editorial do mês Em casa Evernote FLY Lady Foco GTD Guia definitivo GTD e Evernote Home-Office Linkagem de domingo Livros Livro Trabalho Organizado Livro Vida Organizada Meia hora Meio perÃodo Menu semanal Mestrado Minimalismo Mudanças Napoleon Hill Notion No trabalho Objetivos O dia inteiro Organizar Projetos Publicidade Receitas Resumo Todoist Trello
Olá, Thais! Acompanho seu blog e acho ele incrÃvel.
Mas nos últimos tempos vem me surgindo um questionamento quanto a todas essas ferramentas de gerenciamento, planners, anotações, etc.
Em nenhum momento você se sentiu escrava do planejamento, desse estilo de vida?
Como se você vivesse mais pra isso do que pra viver em si? (sei que é seu trabalho, por isso você se dedica mais ao assunto, mas tentemos abstrair essa parte)
Sei que organização e planejamento são importantes, tento implementá-los no meus dia a dia. Porém, algo que me incomoda um pouco e ainda me trava é a sensação de que nunca terei liberdade existencial, estarei sempre programando tudo e, necessariamente, seguindo o planejado. Escrava de sempre ter que anotar e documentar tudo em diversos locais diferentes (já que agora temos o mundo real – papel, murais, cadernos, post-its – e o virtual – e-mail, planilhas, evernote, wunderlit, todoist….).
Enfim,
é algo a se divagar sobre.
Parabéns pelo seu trabalho!
Stephanie, nunca me senti escrava disso. Pelo contrário: ser uma pessoa organizada me permite ter a liberdade de escolher fazer o que eu quiser, porque o que escolhi não fazer está sob controle.
Eu nunca ouvi essa indagação de quem fosse organizado. 🙂
Entendi, Thais! Muito bom! Obrigada!
Então, quando comecei a me interessar mais pelo assunto e cai de cabeça no blog (já lia a um tempo, mas nessas ultimas 3 semanas to repassando todos os posts que podem me ajudar), também fiquei pensando nisso, será que não ia virar um tipo de escravidão?
Depois, colocando minha vida em perspectiva, vi que o tempo que a gente para pra organizar as coisas (como tirar 40min, 1h, no domingo pra organizar a semana semana seguinte) é tão pouco, e o tempo que ganhamos é tanto que vale a pena demais. Tanto pra não ter a sensação de frustração por chegar no final da semana e vimos que não fizemos nada do programado, tanto pra poder fazer qualquer coisa (como descansar, curtir, assistir filme) sem a sensação de ficar com a cabeça em outro lugar porque ta cheio de coisa pra fazer e não sabe como organizar / quando vai fazer. rs
Estou implementando aos pouquinhos e estou achando o maximo, além de me sentir mais leve e de sentir uma euforia que nunca tive antes pra arrumar as coisas! rsrsrsw
Que legal, Thais! Eu estava curiosa para saber o que estava aprontando com o planner. Comprei uma Filofax A5, mas ainda não chegou, e já estava planejando algo bem parecido, agora vou aproveitar suas ideias também! A minha Easyday é bem legal, mas tem pouca flexibilidade, então o máximo que eu conseguia era acrescentar uns post-its com checklists e outras coisas simples.
Meu trabalho raramente inclui grupos, então pretendo continuar usando o Google só para manter lembretes/alertas no celular, porque sou meio esquecida e, nos dias em que não tenho muito trabalho, às vezes largo tudo, saio de casa com as crianças sem agenda ou computador e sou capaz de esquecer horário das atividades delas!
Mas ThaÃs, minha inspiradora:
Tu abrindo mais uma ferramenta na tua vida (um Tilifax ou um Moleskine…) tu estás indo na contramão da trajetória que vinhas fazendo até agora e que serve de inspiração e trilha para centenas dos teus seguidores como eu:
Dou um exemplo: uso todas os mesmas ferramentas que nos ensinaste ao longo destes anos ( Todoist, Evernote, Google Calendar…) e agora vais “emburacar” tudo num caderninho semanal, para DEPOIS passar para aquelas outras?
Estou me esforçando durante anos para largar o Moleskine (que levo para reuniões para anotações super ultra-rápidas, que não dão tempo de serem incluÃdas direto no Evernote, por exemplo), mas que a cada noite são eliminadas do Inbox fisico para o digital), e tu estás querendo regredir, guardando uma semana as “tralhas”?
Então nem vou tentar me livrar deste vÃcio do caderninho de bolso…(risos)
Acho, tal qual a tua seguidora Stephanie Urbano, que tomaste uma overdose de organização, e que isto vai te escravizar um dia…
Beijos,
Fernando Meira
Você usa carteira, Fernando?
Você acha que é escravizador abrir a carteira e tirar seu cartão ou dinheiro quando precisa pagar algo?
Acha escravizador levar sua carteira com você todos os dias?
O que eu estou fazendo com essa agenda é usá-la como carteira. Só isso. ;D
Não devo ter me expressado bem, mas não estou fazendo o que você comentou sobre levar coisas que já estão no meu sistema. A agenda é uma pastinha para pormenores fÃsicos que levaria comigo de qualquer jeito.
Eu não gosto da associação do termo “escravização” com organização e gostaria de pedir, se possÃvel, que evitassem comentários a respeito, porque não tem nada a ver com o conceito de organização que passo aqui no blog e procuro ensinar aos leitores com tanto afinco.
Obrigada.
olá thais
comprei a agenda filifax a5 ano passado, mas estou com dificuldade em comprar o refil deste ano. voce sabe se posso encontrar aqui no brasil?