Diário da Thais

Resumo do Mês (Julho 2020)

Todo último dia do mês eu gosto de fazer um apanhado de como foi o mês que está terminando para mim, tanto pessoal quanto profissionalmente. Quem for novo aqui no blog pode gostar de saber que faço isso mensalmente. É uma boa oportunidade de rever projetos concluídos, projetos adiados, iniciativas diversas e acontecimentos. Você também pode fazer uma versão sua, se quiser, para guardar de recordação.

Especialmente nesse momento de quarentena, fazer um acompanhamento diário de todos os dias do meu mês no Bullet Journal tem sido bastante especial porque me permite pensar sobre cada dia da maneira como merece: um dia a mais de vida, um dia que merece ser bem vivido. Caso você queira saber como faço esse acompanhamento, eu explico em alguns vídeos no meu canal que são chamados de “plan with me”. Você pode verificar lá.

Chego nesse final de mês sentindo que, dentro do nosso microcosmo pessoal, de uma forma muito privilegiada, estamos bem. Não tivemos ninguém na família com problemas com o COVID-19 até o momento. Se alguém já pegou, não tivemos complicações. Continuamos em casa. Não vejo motivo para sair agora, com quase 100 mil mortes (notificadas) no país e mais pessoas como foco de contágio circulando.

No início do mês, tive uma emergência dentária e tiver que ir ao dentista. Foi a primeira vez que saí de casa desde o início de março, para fazer algo que não fosse mercado ou ver o mundo de carro. Fiquei bastante ansiosa. Dá a impressão de que só de sair você pode pegar o vírus, com o menor descuido. Felizmente acredito que não tenha acontecido (já faz um mês), mas fiquei de olho nos primeiros 15 dias.

Ainda sobre a saúde, em julho finalmente consegui regular o meu sono, o que fez TODA a diferença na minha vida. Acordo bem cedo, consigo trabalhar e fazer tudo o que preciso fazer pela manhã, e na parte de tarde pego mais leve, a fim de ter uma noite mais tranquila e dormir bem.

Estou no meio de uma transição hormonal e, na penúltima semana do mês, senti muitos efeitos da coisa toda, tendo dois dias em particular em que tive tanta enxaqueca que mal conseguia abrir o celular para ver as minhas mensagens. O lado bom foi que consegui ficar atenta ao meu corpo, descansar, ficar mais quietinha mesmo. Já me preparo para saber que, em determinados dias, todo mês, isso pode acontecer, então já me planejo para não colocar tantas atividades agendadas.

Coisas boas em julho:

  • meu sono
  • dinacharya
  • controlar a ansiedade
  • ler “comunicação não violenta”
  • mais yoga
  • mais meditação
  • mais comida minha, caseira
  • aceitação do cenário geral
  • rotina nova do Paul depois da volta às aulas
  • ter colocado um ritmo bom para as minhas aulas do curso de ayurveda
  • Final Cut (investimento que fiz para o trabalho)
  • resolver um assunto importante que vinha de meses

Coisas que poderiam ter sido melhores:

  • rotina de limpeza da casa (em processo de)
  • parar de beber café e consumir cafeína de qualquer maneira
  • embalagens, gerando lixo, ainda que reciclável

Analisando a minha roda da vida, que fiz no início do mês, eu coloquei que equilíbrio emocional era a área que eu estava menos satisfeita. Junho foi um mês bem difícil, bem pesado no mundo todo, e acho que a pandemia acabou me afetando de uma maneira mais intensa. No entanto, voltei praticamente todos os meus esforços para ficar bem nessa área, o que aconteceu. Chego ao final de julho bastante satisfeita, mas claro que ainda tenho pontos de melhoria, que pelo menos estão encaminhados.

Em julho tive uma conversa bem legal com a minha mãe sobre o nosso futuro juntas e as mudanças que vamos começar a implementar desde já para os cuidados com ela nessa fase da vida. Eu também consegui concluir (resolver) um assunto que estava problemático por uma série de questões e que acabou me deixando mais tranquila por tê-lo resolvido também.

Eu estou fazendo vários cursos de formação em Ayurveda (a certificação e os complementares), e isso praticamente tomou a minha agenda pessoal ao longo do mês. Muitas aulas, muita leitura, muito material de estudo. Redesenhei meu ciclo de estudos para o segundo semestre e gravei um vídeo no canal explicando como eu faço, caso vocês queiram ver.

Sobre a vida acadêmica. Não consegui participar dos encontros do grupo de pesquisa em julho, pois estava incorporando um novo horário de sono. Sobre o doutorado, apesar de estar caminhando com o pré-projeto e de olho nos processos seletivos, me perguntei ao longo do mês se, sinceramente, cabe na minha vida um doutorado nesse momento. A pandemia é uma coisa pesada pra caramba, e eu tenho trabalhado muito nesses meses. Não sei se o doutorado me ajudaria ou seria apenas um volume imenso maior que eu posso adiar por mais um tempo. Enfim, refletindo.

Sobre as aulas do Paul. A escola parece que finalmente se organizou e agora ele está tendo aulas todos os dias, inclusive em alguns sábados, já fazendo provas. Não me sinto confortável de enviá-lo presencialmente em setembro, pelo histórico de asma que ele tem, então nosso próximo passo é conseguir o atestado com o médico dele.

Falando um pouquinho sobre trabalho.

Em julho, começou o meu curso novo, chamado Jornada POP – um curso que criei para falar sobre empreendedorismo e marketing digital. para quem quer se tornar referência na sua área e estruturar o seu negócio no online. Estamos no módulo 5, que entrou hoje. Estou simplesmente amando esse curso. Estou muito contente com ele e os alunos também têm me dado um feedback adorável sobre estarem curtindo. Muita gente ficou de fora e me pede para abrir uma nova turma. Quando esta turma for finalizada, vou pensar com carinho, tá bem?

Meu curso principal, de organização, tem três turmas em andamento (dezembro, fevereiro e abril). Pretendo abrir a quarta turma do ano agora em agosto, dia 17. Caso você tenha interesse, por favor, programe-se para essa data, pois as matrículas se encerrarão na sexta, dia 21. Eu sou bastante organizada com as turmas e inscrições e preciso seguir esse calendário para dar as boas-vindas aos alunos novos e continuar atendendo os já veteranos.

Um curso que finalizei agora em julho foi o curso junto com a Wanice sobre Feng Shui e Organização da Casa. Pretendo acrescentar materiais bônus nas próximas semanas, mas o programa geral já foi concluído. É incrível como o tempo passa rápido! Nós estamos reformulando o curso como um todo e é provável que tenhamos uma nova turma antes do final do ano. Ainda estamos ponderando.

Sobre os cursos de GTD, é provável que eu ministre algumas turmas (online) nesse segundo semestre. Conversei com o Daniel e, além de terem pessoas pedindo para fazer o curso comigo, eu também preciso ministrar alguns cursos como parte das minhas certificações, mas eu divulgarei para vocês assim que tiver algo mais assertivo. De modo geral, estamos todos nos adequando ao treinamento online, pois os cursos do GTD, especialmente os níveis 2 e 3, têm muitas atividades fortemente presenciais, e a adaptação leva mais tempo.

Aqui no blog, seguimos com o conteúdo diário. Confira se perdeu algum post este mês (coloquei uma estrelinha nos que considero mais importantes, essenciais ou que foram meus “queridinhos”):

Texto pacas! Espero que vocês tenham gostado.

Você pode conferir os conteúdos publicados em outros canais nos canais correspondentes. Desde o mês passado, estou fazendo um resumo em cada um deles também, como no YouTube, por exemplo.

Tem vários projetos em andamento que eu estou gostando de investir meu tempo e energia, mas acredito que valha a pena ir comentando posteriormente, aos poucos, para este post não ficar enorme. Amanhã, na Carta da Editora, vou comentar sobre coisas muito especiais que preparei para o mês de agosto de vocês. <3

Espero que o novo mês traga boas notícias para a humanidade. Se puder, fique em casa. Se cuida.

7 Comments

  1. Thais, eu amo os seus resumos do mês. Como te acompanho em todos os canais e (quase todos) os cursos, sinto você bem pertinho diariamente mas esse resumo faz com que a gente tenha essa dimensão do todo. Junho foi bem pesado para mim também, mas julho foi mais fluido, com mais tarefas concluídas e uma sensação de bem-estar maior.

    O que eu preciso ajustar é conseguir voltar a acordar cedo todos os dias. Com este frio tem sido difícil… mas também me “perdoo” pois é o meu primeiro inverno praticando atividades físicas – que eu só consigo fazer antes da minha filha acordar. Quando o tempo esquenta, é algo bem natural para mim mas basta virar a temperatura que a cama quentinha me domina… rs

    Bjs

  2. Carolina says:

    Thais, gostaria de te pedir para falar sobre comunicação não violenta quando for possível. Amo seu blog. Tem me inspirado muito nesta quarentena. Muito obrigada por ser essa inspiração.

    1. Falarei sim. 😉 brigada

  3. Thais vc fica “ansiosa” pra essas revisões mensais? eu sempre fico muito animado pra elas e as vezes da vontade de fazer antes mas eu me seguro pra realmente fazer quando o mês inicia. Vc sente isso ou fica tipo “nossa, finalizou mais um mês deixa eu revisar” de nem ver o tempo passar

    1. Faço quando tenho vontade. 😉

  4. Eu saio sempre pra ir ao banco, acho horrível. Pra mim é o pior dia do mês. As ruas estão sempre lotadas, tem gente pra todo lado, sem máscara. Também não vejo motivo pra sair agora com 100mil mortos, mesmo estando cansada de ficar em casa. Tento ter em mente que é temporário.

    Que bom que conseguiu regular seu sono! Meus dias são péssimos quando eu acordo muito tarde, fico o dia todo comendo mosca. Essa semana acordei cedo várias vezes e tem sido bem melhor. Dormir em excesso também não é bom

  5. Mariana Soares says:

    Nossa, Thais! Vc vem trabalhando bastante ao longo dos meses!
    por aqui também, muito mais que antes, inclusive!
    O difícil é que com a pandemia, não consigo tirar “microférias” em meio a rotina, mesmo que um dia de super folga de tudo ou uma semana de fuga por aí. Isso vem fazendo muita falta. Até mesmo a falta de poder pensar nisso está me deixando ansiosa. Parece que a pilha está acabando, sabe?
    Esse é o meu ponto de atenção para o mês de agosto. Preciso conseguir tirar férias,ou microférias.
    Obrigada por compartilhar sua rotina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados