fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Como ter força de vontade nesse momento que estamos vivendo no mundo?

Praticamente todos os dias eu recebo essa pergunta em todas as minhas redes sociais.

Não está nada fácil, e eu mesma tive momentos de ansiedade ao longo desses mais de quatro meses de quarentena. É uma luta diária, pois todos os dias surgem novos desafios. Minha mãe, que estava em quarentena, precisou sair de casa. Meu sogro teve que ir ao hospital. A dúvida sobre a volta às aulas nas escolas. Enfim, o dia a dia, por mais que a gente tenha um certo “controle” sobre as emoções e nossos pensamentos, é bastante desafiador.

Na terapia, minha psicóloga disse algo muito verdadeiro e que reconheço em mim: eu já sou budista. Já tenho uma mente compassiva de modo geral. Nesse momento do mundo, com tantas pessoas sofrendo e morrendo, não tem como eu ou qualquer outro ser humano ficar indiferente. Isso bate, e bate forte. Impacta na gente se a gente ter muita noção ainda, eu acho. Mas impacta, faz diferença, interfere em como a gente se sente, se relaciona, vive o dia. Por isso precisa atentar para não entrar em um estado depressivo maior.

Eu vou contar então quais as coisas que eu tenho feito e que me ajudam. Espero que sejam dicas úteis para você, mas é importante lembrar que cada um é de um jeito e a melhor maneira de saber o que fazer é se conhecer e trazer soluções personalizadas para a sua vida diariamente.

  • Evitar notícias. Sinceramente, não me acrescentam em nada. Quando é algo importante, meu marido me fala, alguém me fala – chega até mim. Às vezes tenho vontade de ler o jornal, mas é pontual, e não uma rotina diária. Meu estado mental melhorou 400% depois que passei a fazer isso.
  • Evitar a timeline das redes sociais. Twitter, Facebook, Instagram e até Twitter. Entro, posto (porque uso a trabalho) e saio. Entro, respondo comentários, e saio. Entro, vejo algo pontual, e saio. Essa coisa de ficar “scrollando” a tela é um péssimo hábito e não me agrega em absolutamente nada, então parei. Era muita negatividade.
  • Dormir cedo, acordar cedo. Me alimentar corretamente. Reduzir a cafeína (só tomo de manhã). Não deixar nunca minhas atividades me levarem a um estado de exaustão. Fazer menos coisas. Oleação corporal antes do banho. Yoga. Autocuidado. Brincar com o cachorro. Trabalhar 1h, descansar, trabalhar mais um pouco. E assim vai o dia.
  • Meditação. Todos os dias, várias vezes ao dia. O app Insight Timer tem sido meu companheiro atual, quando quero fazer meditações guiadas.
  • Muita água. Uns 3 litros de água por dia, todos os dias. Chá. Sopinhas. Alimentos reconfortantes. Ficar quentinha. Usar touca, meia fofa, pequenas bobagens que fazem toda a diferença. Meu corpo sofre pacas no tempo frio, e ressecamentos de modo geral são uma tendência.
  • Observar o nascer do sol e o crepúsculo pra sentir “menos” a mudança de luminosidade e diminuir a ansiedade (é uma recomendação ayurvédica).
  • Ler. Sair da Internet. Mergulhar em alguma leitura.
  • Fazer terapia.
  • Pintar e desenhar. Resgatei aqueles livros de colorir e isso tem me ajudado a distrair e viver o momento.
  • Trazer meu filho ainda mais para as atividades do meu dia a dia. Ele trabalha comigo no escritório, conversamos, cozinhamos juntos, lemos, damos risada, tudo junto, o dia todo.
  • Manter minhas rotinas organizadas: caixas de entrada zeradas, processar papelada, fazer minha Revisão Semanal etc.
  • Alimentar minha mente pela manhã com afirmações positivas e leituras de desenvolvimento pessoal.
  • Acima de qualquer coisa: me respeitar. Se eu estiver triste, me reconhecer triste, fazer algo para ficar bem, que seja dormir. Se eu estiver cansada, descansar, dormir mais cedo. Coisas simples, mas que fazem toda a diferença.

Cada dia é um dia. Mas estabelecer uma rotina, saber que estou me cuidando, que estou respeitando o meu ritmo, que tem dias que trabalho mais, outros menos, tudo isso me ajuda a manter a cabeça no lugar e a tentar ficar pelo menos um pouco melhor diante de tudo o que está acontecendo. Espero de verdade que o post ajude de alguma maneira.