Pular para o conteúdo

Tempo e local para estudar

Respondendo uma pergunta da leitora:

Oi, Thais, tudo bem? Espero que sim 🙂

Eu tenho duas perguntas:
1) Como controlar o tempo que vc tem para estudar? Vc simplesmente vai estudando e olha no relógio “ih já passou mais de 1h, partiu próxima matéria”, ou vc faz de uma maneira mais controlada, tipo cronometrar? rs
2) Vc tem um lugar específico para estudar? No sentido de colocar as próximas ações relacionadas aos estudos em contexto do tipo “na escrivaninha”. Pq as vezes eu tenho dificuldade de determinar o contexto pq nem sempre eu estudo no mesmo local e nem sempre consigo pré-definir aonde vou estudar.

Beijos e obrigada por esse blog maravilhoso *-*

Resposta:

Querida leitora, tudo bem?

Eu estudo todos os dias, em diferentes períodos do dia. Tem dias que estudo duas horas de manhã, outros que estudo quatro horas de tarde, assim como tem dias que eu estudo pouco, menos de uma hora.

Estudar (para mim) é um contexto por si só e não “na escrivaninha”, por exemplo, como você comentou. Significa que, todos os dias, provavelmente terei essa “situação” acontecendo no meu dia, independente da quantidade de tempo e do local que eu estiver.

Quando eu estudo, registro da seguinte maneira:

Por exemplo, se eu estudei meia hora de inglês hoje, e o bloco do Inglês é de 1h, significa que, da próxima vez que estudar, ainda tenho essa segunda meia hora pra “pagar” antes de ir para o próximo assunto. O que eu faço? Eu anoto. No meu bloco de notas mesmo, no papel. Ao longo do dia, processo as informações que anoto ali – incluindo essa – e defino ações, quando for o caso.

Se for o caso, escrevo “estudar 30min de inglês para o ciclo” e coloco na minha lista de próximas ações. Muitas vezes, no próprio dia, antes de processar as notas, já estudei novamente e encerrei o bloco de 1h de inglês. Nesse caso, coloco a próxima ação, que provavelmente será o estudo do próximo assunto do ciclo.

Eu registro as minhas atividades no Bullet Journal, no log diário.

Sobre o local para estudar, são três atualmente (quarentena):

  • meu home-office (manhã, tarde) mesa
  • sala de casa (tarde, noite) poltrona
  • no quarto (manhã, noite) mesa

Tenho uma sacola de pano que é meu escritório móvel e que levo as coisas que preciso pra lá e pra cá, incluindo caderno, tablet etc. O que eu precisar.

Espero ter esclarecido. Obrigada por perguntar. 😉

Marcações:
Thais Godinho

Thais Godinho

Meu nome é Thais Godinho e eu estou aqui para te inspirar a ter uma rotina mais tranquila através da organização pessoal.

12 comentários em “Tempo e local para estudar”

  1. Alessandra Silva Miranda

    Thaís ,
    estou numa fase de colocar em prática tudo o que venho aprendendo com seus conteúdos nos mais diversos canais. Ainda tenho coisas para ir acertando, mas focar em melhorar minha qualidade vida e poder tirar do papel um sonho que tenho a bastante tempo foi possível graças a sua frase : feito é melhor que o perfeito não feito. Estou amando poder visualizar (e executar)tudo o que necessito, nas ferramentas corretas.E a ideia da sacola com todo o material de estudo, canetas, cadernos, Ipad já foi prontamente copiada e aprovada.
    Um grande abraço e muito obrigada por todo o aporte de conhecimentos e conselhos.

  2. A dica da sacola é ótima. Cogitando aplicar aqui em casa. Sobre o tempo de estudos, uso há alguns anos o Aprovado. Você insere as disciplinas e ‘liga’ o aplicativo quando for iniciar os estudos. Depois, é só ‘desligar’. É muito bacana para acompanhar a produtividade por dia e por semana. Durante a pandemia, por exemplo, a partir da análise dele, pude notar o impacto que o expediente presencial que estou cumprindo uma vez por semana afeta meu dia. O app é grátis, mas há uma opção paga em que você pode montar ciclos de estudos (é bem interessante para quem estuda pra concursos, por exemplo).

  3. Olá Thaís, tudo bem? Já faz um tempo que estou para falar isso com você, mas nunca surgiu a oportunidade. O caso éo seguinte: no YT, a maneira como eu sei que já vi ou não um vídeo seu (ou de qualquer pessoa) é clicando em curtir. TODOS os vídeos que eu vejo do Vida Organizada, eu clico em curtir. Assim, se por acaso o YT por alguma razão, não mostrar aquela barrinha vermelha na parte de baixo no vídeo indicando que o vídeo já foi visto por mim, eu observo se o botão de curtir está ou não clicado. As vezes o YT “apaga” a barrinha vermelha e daí eu sei que vi porque cliquei em curtir. Entretanto, aqui no seu blog, que aliás, amooooooo de paixão, eu não tenho nada para clicar indicando que aquela máteria já foi lida por mim. Eu tenho um objetivo quase impossível de ler tudo ou pelo menos quase tudo que você postou, mas o problema é que me pego algumas vezes, relendo sem querer alguma matéria cujo conteúdo já li e absorvi, o que acaba levando o tempo em que eu poderia estar lendo um conteúdo seu ainda não lido. Então, como sugestão, se for possível, colocar um botão de curtir ou algum outro indicativo de que aquela matéria já foi lida. Isso me ajudaria muito mesmo. Ou então, caso você tenha alguma outra sugestão para que eu possa organizar as leituras que já fiz no seu blog, seria de grande valia. Deixo um abraço carinhoso!

  4. Thais , obrigada pelo seu trabalho me ajuda muito , estou aqui rindo da sua dica de escritorio movel , pois tenho um parecido , pareço uma tartaruga levando as coisas de estudo pra la e pra ca , rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *