Carta da Editora

Carta da Editora – Agosto 2020

Eu vou te contar um segredo: nessa época do ano, eu sinto quase como se fosse ano novo. Existe algo na virada do semestre e no frio (que eu adoro) que me faz ter essa mesma sensação da virada do ano civil. É como se as esperanças se renovassem. Não sei explicar exatamente, mas todo ano me sinto assim quando vira o semestre.

Por outro lado, também inicia uma contagem regressiva para o final do ano. O que ainda dá para fazer até dezembro? O que definitivamente vai ficar para o ano que vem? O que não dá nem pra considerar antes do fim da pandemia / chegada da vacina? São boas reflexões que podemos fazer nesse início de mês, pois nos ajudam a manter a nossa vida pelo menos um pouco mais sob controle e tranquila.

No início da campanha de isolamento social no Brasil, em março, eu tomei uma atitude. Foi assim: eu comecei a receber muitos convites para LIVEs e entrevistas para veículos de imprensa, para ajudar com orientações sobre a produtividade e o trabalho em casa. No meio daquele volume imenso de demandas, foi essencial ter parado, criado esse espaço pra minha mente, e pensado: ok, o que eu estou fazendo aqui? Como posso contribuir?

Fiz um planejamento natural do cenário todo, defini meu propósito e desenhei um brainstorm de como poderia ajudar. E, desde então, o que eu fiz:

  • Em um primeiro momento, achei importante criar um espaço para que nós pudéssemos estarmos juntos e nos apoiarmos. Criei uma série de um mês de LIVEs diárias, sobre ficar bem em casa, apenas para darmos um oi e desenvolvermos uma abordagem mais alegre e positiva. Acredito que tenha sido uma iniciativa bacana, pois mesmo para mim foi essencial estar ali todos os dias (no YouTube).
  • Aceitei participar de entrevista e de LIVEs de veículos de comunicação, que acreditava poder ter um alcance maior, para mais pessoas. Depois, fui aceitando outros convites. Foi essencial ter restringido um pouco no início e depois organizar a agenda. Muita gente começou a fazer LIVE no início do isolamento, e eu não queria ser apenas mais uma fazendo. Queria fazer apenas se tivesse algum propósito.
  • No início da quarentena, eu elaborei e publiquei vários conteúdos aqui no blog, no Instagram e no YouTube com dicas para home-office, reuniões e outros relacionados, que ficaram como referência até hoje.
  • Em abril, aconteceu a Semana da Organização, com uma semana de aulas para quem precisava se organizar nesse momento da pandemia – trabalhando em casa, tendo sido desligado da empresa, enfim, quem estava em casa, de quarentena. Foi um intensivão, trabalhei MUITO, mas acredito que tenha valido a pena, pois muitas pessoas me deram um feedback (e dão até hoje) sobre terem aprendido e implementado muita coisa desde aquela semana.
  • No início de maio, abri as inscrições para uma nova turma do meu curso de organização, atendendo a pedidos. Ela aconteceria só em junho, mas muitos de vocês me pediram para abrir pra aproveitar pra estudar durante a quarentena. Achei que fazia sentido, então abri. Tem sido uma turma muito legal. <3
  • Conversando com a minha amiga Wanice, nós também achamos interessante abrir uma nova turma do curso de organização da casa e Feng Shui. Muitas pessoas nos pediam para abrir porque estavam cuidando mais da casa. Para levar um conteúdo bacana mesmo para quem não tinha interesse em fazer o curso (ou não podia), realizamos uma vivência de Feng Shui durante uma semana também, gratuita.
  • Um outro público que eu queria atender, pois estava sentindo necessidade de ajudar, era a galera que trabalha com organização e produtividade (como Personal Organizers e instrutores), que estava completamente sem chão porque seus trabalhos eram essencialmente presenciais e não sabiam como agir durante a pandemia. Eu criei então a Jornada POP, com duas semanas de duas LIVEs diárias (20 no total) + três aulas sobre como se tornar referência no seu mercado e levar o seu trabalho para o online. A aceitação foi tamanha que abri uma turma para fazer um curso de três meses, que está em andamento, onde ensino como organizar o calendário editorial, estruturar um negócio online etc. Esse trabalho tem sido muito satisfatório para mim, pois faz tempo que queria tirar um projeto desse tipo do papel.
  • Todos os conteúdos, tanto aqui no blog, quanto no YouTube e nos outros canais, estão exclusivamente voltados aos temas pedidos pelos leitores, pois é a maneira que acredito ser a mais “certa” para servir vocês durante esse momento tão sensível da humanidade. Todas as necessidades identificadas estão sendo transformadas em conteúdo.

Sei que eu sou só uma pessoa no mundo e que talvez meu alcance não seja tão grande ou relevante. Mas, se eu fizer a minha parte, que seja um pouquinho, penso que já esteja contribuindo de alguma maneira. É nisso que eu acredito.

Faltava então uma outra abordagem, que eu percebi ser essencial nesse momento, e que muitos de vocês me dizem ser uma dificuldade, que é a implementação de bons hábitos para criar uma rotina legal. Por isso que, em agosto, vamos falar justamente sobre esse tema. Estou preparando uma série de ações relacionadas, que divulgarei ao longo do mês para vocês. Conheça algumas:

  • Hoje às 11h farei uma LIVE no YouTube (ficará gravada) sobre como organizar o seu mês de agosto. Eu publico todo primeiro dia do mês esse vídeo no canal, mas quis fazer ao vivo desta vez. <3 Espero que você possa participar.
  • Pretendo fazer algumas LIVEs no Instagram (que depois vou subir no YouTube) com amigos, parceiros, alunos, sobre organização, hábitos, rotina e estilo de vida. Fique ligada/o no Instagram do Vida Organizada, onde divulgarei os temas e horários.
  • Na semana do dia 10, farei novamente um evento com aulas ao vivo sobre um determinado tema, sempre com foco em desenhar uma rotina tranquila através da organização. Desta vez, falaremos sobre hábitos para uma rotina organizada. Você pode se inscrever aqui (se você já estiver cadastrado/a na newsletter do blog, o cadastro é o mesmo).
  • No dia 17, abrirei as inscrições para a nova turma do meu curso de organização. As vagas são bastante limitadas e encerrarei as inscrições até o dia 21 (sexta-feira). Estou avisando com bastante antecedência caso você queira se programar. Não pretendo abrir outra turma este ano, apenas para 2021.
  • Se tudo der certo com a parte técnica, este mês lançamos nosso podcast também. <3 Eu anunciarei aqui no blog quando acontecer.

Espero que você curta toda essa programação que sempre é desenhada com muito carinho para servir, simplesmente. Obrigada por estar aqui.

Thais

8 Comments

  1. Fernanda says:

    Obrigada por compartilhar, Thais! Muito animada para acompanhar o conteúdo de agosto, o tema de construção de hábitos é sempre necessário/interessante.

    Espero que tenhamos um bom mês!

  2. Creusa Maria da Silva says:

    Muito interessada no assunto.

  3. Mariana Sonoda Macedo says:

    Olá Thaís! Seu trabalho não só tem sido relevante como tem mudado a percepção de vida de muitas pessoas! Há anos acompanho seu trabalho e a organização me fez ser uma pessoa menos ansiosa e mais produtiva! Desde o início da quarentena você tem se doado ainda mais do que o de costume e tem feito parte do meu enriquecimento pessoal, em todas as áreas da minha vida! Muito obrigada por tudo! Gratidão eterna!

    1. Obrigada, Mariana. <3 Sim, fico muito contente com esse feedback.

  4. Amei a notícia do podcast! <3

  5. Mayara Oliveira says:

    Thais, te acompanho já tem uns 4 anos e esse ano consegui incentivar 3 amigas a acompanharem seu conteúdo, fico super feliz com isso.
    Você é uma pessoa muito necessária na vida de todos que te acompanham.
    Obrigada por tudo.

  6. Demais, Thaís! Parabéns e super obrigada por tanta dedicação, pelas dicas, ajuda, ideias, exemplo e muito mais.

  7. Thais, começo com um muito obrigada. Passei a te acompanhar verdadeiramente a partir da Semana da Organização. Antes, só te seguia e lia/via pouco teus conteúdos. Agora tô aqui sempre que posso e o símbolo do vida organizada tá sempre me olhando, na barra de favoritos! rs E muita coisa melhorou de lá pra cá. Então, muito, muito obrigada. E o tema de agosto não poderia ser melhor! É sempre onde tenho mais dificuldades… implementar novos hábitos. Aguardo ansiosamente! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Posts mais acessados