Pular para o conteúdo

Carta da Editora – Fevereiro 2020

O processo de planejamento dos temas que vão entrar no blog ao longo do mês já foi parecido com o planejamento de uma revista impressa. Apesar de serem publicações temáticas, existem duas características dos blogs que os diferenciam das revistas.

Uma é, evidentemente, a frequência das postagens. Enquanto que uma revista precisa ser preparada com meses de antecedência, os textos dos blogs podem ser modificados até mesmo um dia antes de irem ao ar e, uma vez publicados, ainda podem ser editados, se necessário. Isso traz um ar de novidade e mais atualização que às revistas.

A segunda é o caráter pessoal das postagens. De de modo geral, a boa prática nas publicações impressas é a de que as reportagens devem ser sempre imparciais, contadas sob um ponto de vista de primeira pessoa apenas quando forem colunas ou reportagens específicas, de estudos de caso. Em um blog, todos os textos são parte de uma narrativa pessoal escrita pela blogueira. É completamente diferente. Textos imparciais ficam até um pouco deslocados.

Uma das inúmeras tentativas que deixam meu trabalho próximo ao das revistas é a previsão de temas que possam ser interessantes para os leitores, combinada a essa tal narrativa pessoal. Então trata-se de uma conversa interna (e muito gostosa) para ver tudo o que está acontecendo na minha vida e de que modo o compartilhamento disso poderia ser útil para outras pessoas nesse momento em que estamos vivendo.

Acrescente aí outro desafio que é o de entender que tipos de conteúdos ficam melhores no formato de texto, lista, tutorial, para que faça sentido entrarem aqui no blog e não em um vídeo no canal, por exemplo. Um texto como este poderia ser em formato de vídeo? Se sim, como seria elaborado? O que demanda para ser produzido? Tudo isso são questões de backstage que quem não trabalha com isso pode não ter muita ideia.

O fato é que, mês a mês, existem alguns temas que norteiam os próximos conteúdos, que podem vir na forma de um parâmetro ou simplesmente na forma de uma série de posts. E isso vai depender essencialmente desta que vos fala, pois não é possível que uma pessoa escreva sem estar desvinculada dos sentimentos, momentos e sensações.

Para mim, fevereiro ainda tem o mesmo ar de novidade de um ano novo que janeiro, com a diferença que já sentimos o tempo urgir e a vontade de tocar as coisas em frente antes mesmo do “depois do Carnaval”. Pelo menos, eu sou assim. Esse clima todo de volta às aulas colabora com esse sentimento, e eu penso que os diversos aprendizados, a não linearidade das novas (e velhas) carreiras, estudos e, acima de tudo, nossa evolução pessoal sejam temas ainda urgentes, pois somos tais seres em evolução. De alguma maneira, esses serão os temas-norte aqui no blog nesse mês de fevereiro.

Não teria como ser diferente porque, uma vez concluindo o meu mestrado, também pretendo fazer novos posts a respeito do processo como um todo e, por estar escrevendo um novo livro (justamente sobre estudos), o tema estará bem latente por aqui. Então é isso. Temos bastante coisa para conversar em fevereiro, e você sabe que pode me encontrar não apenas no blog, mas no YouTube, no Instagram, no Pinterest, no Telegram…

Bom mês de fevereiro para você.

Thais

Autor

12 comentários em “Carta da Editora – Fevereiro 2020”

  1. Seus espaços na internet só melhoram a cada dia. Sinto como se fosse visitar uma amiga. Eu faço um chá de menta e venho aqui fazer minhas leituras! É tão gostoso e ainda me ajuda a colocar as ideias e sentimentos no lugar. O youtube e o telegram me acompanham enquanto vou fazendo afazeres domésticos! Estou muito animada para mais um ano de caminhada com vc e seu trabalho que traz qualidade para minha vida sempre. Obrigada Thaís por cada tempo empregado e cada sacrifício feito para dedicar esse tempo compartilhando e se abrindo com nós! Beijos e bom fevereiro!

  2. Amei o tema do mês… uma das áreas da minha vida eu chamo de ESTUDOS / EVOLUÇÃO PESSOAL, e foi uma das áreas que escolhi para dar mais foco em 2020 (seguindo mais ou menos seus exercícios da Semana do Planejamento, ministrada em dez/19)… Em 2020 vou fazer minha segunda graduação e estou um pouco preocupada se conseguirei mudar tão radicalmente minha rotina de sono (dormia 8:30 hs dia, com a faculdade passarei a dormir 05:30 hs)… outra preocupação é se vou conseguir adotar uma rotina de estudos que me permita cursar História de modo a aproveitar o máximo do curso… enfim.. obrigada por essa temática em fevereiro… com certeza estarei por aqui para acompanhar!

    1. Ranne, essa época da faculdade atrapalha o sono pacas. Tenta tirar outras coisas da vida enquanto você cursa a faculdade. E tenha rigor com seu horário de sono. Já que vai dormir menos, precisa dormir bem. Veja o que pode fazer para melhorar a qualidade do seu sono (travesseiro, colchão, tudo). Obrigada por estar aqui. Espero que o conteúdo do mês seja útil para você.

  3. bah Thais, um tema que eu amo! Não imagino minha vida sem estudar. Aprender para mim é meio para concretizar a minha missão pessoal de tocar vidas por meio da educação (em seus distintos formatos). Agora, em especial, estou começando o doutorado educação em ciências em uma universidade pública e concluindo uma pós lato sensu em educação ambiental, ou seja, totalmente imersa nos estudos. Já te acompanho desde o início da faculdade e continuarei buscando ajuda e inspiração nos teus conteúdos para essa “nova” etapa. Abração!

  4. Meu lema para 2020 é Organize-se. Então imagina só o quanto o seu conteúdo será importante nessa fase da minha vida. Eu estudo o conteúdo do seu blog a partir da newsletter, toda segunda-feira. Estou na primeira turma do curso “Organize-se em 2020” ( um sonho poder fazê-lo, me preparei em 2019 para me dar o curso de presente), acompanho as postagens no instagram e no telegram, assisto as lives de quarta-feira, além de maratonar o canal nos finais de semana. Comprei os livros Vida Organizada e Trabalho Organizado, falta apenas adquirir Casa Organizada e já pensando no seu próximo livro hahaha. Enfim, só gratidão pelo seu conteúdo de excelente qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *