Pular para o conteúdo

Resumo do M̻s РJaneiro 2020

Sim, estamos encerrando o primeiro mês desse ano tão incrível. Nem acredito! Quando penso que é 1 de 12, isso me faz pensar em quão importante é a gente aproveitar o tempo que tem.

Todo mês eu gosto de fazer um post resumindo como ele foi para mim, tanto pessoal quanto profissionalmente, além de fazer um apanhado dos meus conteúdos preferidos.

Meu mês começou bem e calmo, como todo mês de janeiro ideal deve ser. Em termos de trabalho, minha dedicação está 90% voltada ao meu curso do Método Vida Organizada, o Organize-se em 2020, e ao longo de janeiro eu gravei muitas aulas, abriguei os novos alunos, cuidei do suporte e planejei os módulos e aulas seguintes. Grande parte do meu dia de trabalho hoje é dedicado ao curso e à produção de conteúdo gratuito para o blog e os demais canais. (falei mais sobre isso em um post aqui no blog, este mês)

Eu iniciei no final de dezembro e consolidei ao longo do mês de janeiro a ideia de fazer pelo menos uma LIVE por semana no meu canal no YouTube, e agora essa LIVE ficou fixa toda quarta-feira às 20h. Tenho adorado fazer, pois assim eu consigo estar disponível toda semana para quem assina o canal, quem faz parte do Clube de Membros, tenho essa interação ao vivo, tiro dúvidas, enfim, tem sido bem bacana para mim também.

Uma novidade muito legal, ainda no YouTube, é que foi aprovado o Clube de Membros, que é uma assinatura de 7,99 mensais que você pode fazer para apoiar o conteúdo do canal. Fiquei muito feliz pois muitas pessoas que acompanham o blog me pediam para ajudar de alguma maneira, e assim já temos muitos membros colaborando, o que ajuda pra caramba com a manutenção do canal. Eu vou usar esse dinheiro das assinaturas para fazer aquisições para o canal. Em janeiro, eu comprei uma webcam HD para fazer as LIVEs, além de um microfone de lapela duplo para realizar entrevistas.

Eu li CINCO livros em janeiro, o que achei ótimo, pois minha meta informal sempre é a de ler um livro por semana, se possível. Todos os livros foram legais de comentar por aqui, então pretendo aos poucos ir postando a resenha aqui no blog e gravando vídeos para o canal. Você já pode conferir a resenha de dois deles, que foram: O Clube das 5 da Manhã e Como se faz uma tese (Umberto Eco).

Aliás, todo início de ano eu gosto de fazer uma revisão dos meus livros para ver o que ainda pretendo manter. Me ajudou este ano ter categorias de “descarte”, que foram: vender, dar de presente para alguém conhecido, deixar por aí (lugares públicos), doar para bibliotecas ou doar para caridade. Eu ainda não terminei todo o processo porque estamos de mudança no escritório, então ainda falta selecionar os livros que estão lá. Quando eu terminar o processo, quero gerar alguns conteúdos derivados dele, como fazer um tour das estantes, mostrar como foi o processo como um todo etc.

Este mês também foi aniversário do meu marido e da minha mãe (sim, ambos capricornianos, socorro rsrs) e nós passeamos bastante na semana em si, visitamos minha mãe na cidade dela etc.

Baixei o aplicativo Calm. Ele é caro e eu estava ensaiando comprá-lo há um tempão. Me “dei de presente” no final do ano e amei muito. Tenho usado diariamente. Pretendo sim escrever uma resenha para o blog, em breve.

Aliás, falar sobre a minha saúde é um ponto chave aqui nesse post porque estou ligada demais na coisa toda (muito envolvida), associando minha saúde com a minha espiritualidade.

No início do mês, lá no primeiro domingo, teve uma palestra no centro budista que eu frequento sobre como ter um bom ano novo de acordo com os preceitos da religião. Espiritualidade é a minha área de foco em 2020, e estou muito satisfeita com os rumos que tenho tomado de modo geral, pois ela influencia em todo o resto da minha vida.

Apesar de ter escrito sobre o cardápio ayurveda para o verão, ainda não me adaptei totalmente e, este mês, fiz meu primeiro agendamento com um terapeuta ayurvédico mesmo, que acontecerá em fevereiro, aí compartilharei com vocês. Acredito que fará toda a diferença. tenho estudado muito sobre o assunto e cada vez mais disposta a implementar as práticas como um todo.

Ainda sobre saúde, estou concentrada aqui em um aspecto muito, muito importante, que é a minha coluna. Por ter trabalhado durante praticamente duas décadas sentada de qualquer jeito (jovem não tá nem aí pra nada né, acha que nunca vai ter problema de saúde), comecei a ficar com a coluna meio torta e, este ano, estou prestando mais atenção e cuidando dela. Pretendo sim escrever sobre isso, contando o que tenho feito, mas achei importante citar porque foi um investimento de tempo e energia nesse assunto ao longo do mês. Investi em uma cadeira nova para o meu home-office, comprei um coletinho e um travesseiro cervical, enfim. Esse tema é bem relevante por aqui porque a coluna é tudo, gente, e pensando em uma longevidade saudável, faz toda a diferença.

Pipoco está muito bem. Estamos com uns projetinhos juntos – assistindo todas as temporadas de Steven Universe e os filmes do Harry Potter. Começamos com uma troca (ele queria que eu assistisse o Steve e eu queria que ele assistisse HP) e, no final das contas, eu estou apaixonada pelo desenho e ele fica desenhando raiozinho na testa para ir para a escola. rsrs A vida é uma coisa maravilhosa.

Em janeiro voltaram as aulas dele e tem bastante coisa diferente, pois agora ele está no quinto ano e tem novas responsabilidades. Eu já reestruturei a minha rotina para estar mais perto dele, acompanhar os estudos diariamente etc. Destralhamos sua estante juntos (vai ter vídeo no canal sobre isso em breve!), arrumamos seu cantinho para estudar, enfim, está bem legal a rotina como um todo. A nossa mudança do escritório foi decidida para a gente estar mais perto da escola dele. Logo logo falo mais sobre isso também! (Caramba, como tem coisa pra compartilhar! E as pessoas ainda acham curioso que eu tenha sempre assunto para o blog depois de tantos anos! Isso é a vida, amigos. <3)

No final do mês, meu marido e eu fomos ao show do Nando Reis. Eu sou apaixonada pelos Titãs desde muito nova. Naquela época do Acústico MTV, assisti uns 20 shows deles. E nesse dia a gente teve o imenso presente de ter o Paulo Miklos junto no show, cantando algumas músicas. Fiquei emocionada, foi lindo. Eu adoro esses caras.

Chego bem nesse final de mês. Muitos projetos bacanas e focados acontecendo. Melhorias identificadas, de modo geral. Não consegui terminar alguns exames médicos que gostaria de ter terminado em janeiro, mas estão aqui em foco para fevereiro. Finalizei a escrita da dissertação e já está com meu orientador para a revisão final (entrego dia 15 de fevereiro a versão final final para defender depois).

Resumo dos conteúdos mais legais que aconteceram em janeiro

O tema do Mês da Organização (como gosto de chamar todo mês de janeiro aqui no blog) foi casa minimalista. Eu já tenho MUITA coisa publicada sobre isso. Mesmo assim, tivemos bons conteúdos relacionados e eu tive a chance de atualizar algumas ideias que já tinha postado antes.

Outros conteúdos que foram significativos para mim:

Serião, gente, olha quanto conteúdo legal! Não tem desculpa para você não se organizar em 2020. <3

A gente também teve a Semana de Organização, com três aulas gratuitas para você se organizar em 2020, que acabou hoje (não é possível se inscrever mais, mas fique ligada/o para próximos workshops gratuitos online que farei ao longo do ano!).

Muito, muito obrigada por me acompanhar nesse trabalho tão significativo. Espero que você tenha tido um mês legal. Se quiser, compartilhe um pouco aqui nos comentários. Vou adorar ler!

Autor

14 comentários em “Resumo do Mês – Janeiro 2020”

  1. Thais, muito inspirada em você, comecei a mudar minha alimentação e firmei na academia. Melhor decisão possível! To sem comer carne vermelha tem umas duas ou três semanas e mudando meu paladar para até o final do ano não comer carne branca tb. É difícil pq sou ruim de comer legumes e verduras mas vou num passo de cada vez…

    Janeiro foi um mês produtivo para mim também, to voltando aos poucos a produzir conteúdo para meu perfil de organização – e sonhando em ser certificada pelo Vida Organizada nos assuntos produtividade, organização de tempo, agenda, etc pois tudo que eu oriento vem de você, sempre te citando óbvio, mas vejo como já estou totalmente no modo “Thais Godinho” de ver a organização e ter seu selo de qualidade será um diferencial para mim 🙂

    Nossa lojinha de planners foi para o ar, ainda cheia de pendências mas aceitei que no papel tudo é sempre muito perfeito e só quando vamos pro jogo é que a coisa fica séria.

    Como é um mês mais tranquilo na minha profissão “de origem” (Direito), já que o Fórum só voltou a funcionar dia 20, aproveitei bem meus dias para rodar muita coisa dos meus projetos pessoais, estudar (Dá-lhe Organize 2020), descansar…. Foi produtivo demais e uma excelente forma de começar o ano: me sentindo capaz e forte!

    Só agradecer por ter você tão generosa nos ajudando das mais variadas formas.

    Bjs
    Dalva

  2. Basicamente o meu mês fui dedicado ao meu trabalho, dia 6 eu comecei um novo trabalho de operadora de caixa e tô observando como o meu corpo tá reagindo e se adaptando a isso

  3. Thais, adorei o texto!
    No início você comentou que todo início de Janeiro deveria começar calmo e concordo plenamente, como todos os meus anos anteriores foram assim. Infelizmente meu pai faleceu no dia 2/01 e impressionante como todo o planejamento para o ano teve que ser reajustado. Lidar com o sentimento de luto junto com todas as demandas pessoais e profissionais é bem tensa. Estou tentando entender e resignificar de alguma forma.
    Mais uma vez parabéns pelo texto e o blog.

  4. Também consegui ler 5 livros em janeiro. Terminei A Casa Minimalista ontem e estou animada para começar a colocar em prática.
    Li um outro que me fez lembrar muito de você: A arte francesa de mandar tudo à merda, de Fabrice Midal. Apesar do título, o livro é bem interessante e fala, em resumo sobre se deixar em paz e parar com cobranças desnecessárias. Pensei no seu modo compassivo de organizar a vida…
    Abraço!

  5. Parabéns pelo texto.
    Foi um mês com muitas demandas. Gostava que tivesse sido mais calmo.
    O melhor do m̻s foi iniciar o curso M̩todo Vida Organizada РOrganize-se em 2020. Estou amando! Tamb̩m participei na Semana da Organiza̤̣o. Foi muito ̼til.
    Procurei registar as minhas principais realizações do mês. É bom tomar consciência dos nossos “baby steps”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *