Pular para o conteúdo

Chás

Eu sei que existe uma cultura milenar do chá e eu jamais teria a pretensão de fazer um post tentando esgotar o tema. O post de hoje é apenas para compartilhar uma das minhas paixões crescentes atualmente, que é o chá. Sempre gostei de tomar chá, mas no momento eu tenho consumido muito mais e os motivos me levaram a escrever este post.

Uma das zilhões de coisas que tenho aprendido com a Ayurveda é que não é muito legal beber líquidos gelados (na maior parte das vezes) porque a nossa digestão, o agni, é o “fogo digestivo”. Logo, líquidos mornos e quentes favorecem a digestão. E eu a vida toda bebendo chá gelado, suco gelado etc. Depois que comecei a prestar atenção nisso, vi uma diferença absurda na minha digestão. Dificilmente alguma refeição me faz mal de qualquer maneira, me sinto indisposta depois de comer, com enjôo etc. – aspectos que eram comuns antes, especialmente depois da cirurgia bariátrica. Claro que os alimentos que tenho ingerido fazem toda diferença também. Praticamente não consumo industrializados, processados, preparo a minha própria comida etc.

Mas o chá.

Vi algum vídeo sobre o hábito dos chineses beberem água quente. Juntei com a recomendação da Ayurveda, e acho que faz muito sentido. Facilita a digestão. Mantém o foguinho interno aceso. Não tem por que ficar bebendo coisa gelada, a não ser em casos excepcionais!

Mas essencialmente durante a refeição, já não bebo mais um suco, por exemplo. Ou é um pouco de água pura (em temperatura ambiente), ou é chá. E eu sempre acho que o chá ajuda mais na digestão (e deve ajudar mesmo). Me sinto muito bem fazendo uma refeição com um pouco de chá (não é uma caneca inteira – meia caneca, eu diria).

O chá também é uma ótima opção de lanche para quando se está fora de casa. Reunião na cafeteria? Sempre tem chá. Almoço no shopping? Até no McCafé tem chá. E você sempre pode levar seus próprios saquinhos e pedir um copo de água quente, caso o estabelecimento não tenha.

Vejo o chá não apenas como algo agradável (que é) como para fins nutricionais e curativos. Por isso, prefiro preparar o chá com ervas frescas ou secas, em vez de comprar os de saquinho, mas confesso que consumo bastante os de saquinho por serem mais práticos. Em casa, o consumo é variado.

Muitas pessoas me pedem para compartilhar meus chás preferidos quando mostro no Insta que estou tomando, então aqui vão eles:

  • Hortelã
  • Boldo
  • Erva-cidreira
  • Erva-doce
  • Quebra-pedra
  • Carqueja
  • Chá verde
  • Frutas vermelhas e flores silvestres
  • Frutas cítricas (maracujá, laranja)

E de noite…

  • Desinchá especial para o sono (é um mix de vários chás)
  • Camomila
  • Mulungu
  • Jasmin

Os chás noturnos são maravilhosos porque me ajudam a dormir melhor.

Eu compro chás em diversos lugares. Na mercearia do bairro, na Liberdade, pela internet.

Vale a pena falar dos acessórios! Em casa, tenho as tradicionais canecas de cerâmica e sempre aqueço a água na “leiteira” mesmo, nunca no microondas. Às vezes uso o processo de infusão para as ervas e côo na hora de servir, ou às vezes uso uma chaleira de cerâmica que comprei na Liberdade para deixar a erva ali mais tempo e ir bebericando aos poucos.

A minha é como essa da foto, mas com outra estampa.

Também tenho garrafinhas térmicas e um copo que levo para cima e para baixo e que aguenta altas temperaturas (de silicone), que uso especialmente em viagens, cursos e reuniões.

Para o escritório novo, comprei uma chaleira elétrica pela internet, pois não temos fogão no local e eu não gosto de esquentar água no microondas.

Que horas do dia costumo beber? Ao longo do dia. Quando acordo, em pequenos lanchinhos no meio da manhã e da tarde, durante as refeições, de noite. Eu sinto que ajuda a manter a digestão bem, simplesmente. Me ajudou a “beliscar” menos entre as refeições também.

Costumo adoçar muito pouco ou às vezes nem uso qualquer tipo de adoçante. Quando sim, é açúcar mascavo, demerara ou stévia.

Essa prática tem feito parte do meu dia a dia e tem me feito muito bem, fora que é todo um mini-ritual de auto-cuidado que me agrada muito. Achei que, de alguma maneira, compartilhar isso com vocês seria legal.

Marcações:
Autor

34 comentários em “Chás”

  1. Também adoro chá, Thais… e sim, os saquinhos são muito práticos!!! Também carrego comigo as vezes porque não posso tomar café a tarde, atrapalha muito meu sono. Gostei demais deste post.

  2. Adorei o post. Eu gosto desde os chás mais simples até aqueles blends que vendem nessas casas de chá de shopping (Moncloa, Talchá, Tea Shop) – que são caros mas as vezes me dou esse mimo.

  3. Também tenho consumido muito mais chá nesses últimos tempos! Gosto de tomar o chá verde antes de estudar e às faço um combo de camomila, passiflora, valeriana e mulungu para dormir.

  4. Chá de melissa é ótimo para a noite. E chá das folhas do maracujá também.
    Chá de folha de amora é ótimo para a mulher, por questões hormonais. (tem uma amoreira na frente do trabalho, e SEMPRE tem quem pare para pegar as folhas,… uma vez perguntei a alguém que pegava e a pessoa disse o motivo, pesquisei e era verdade)
    Chá de gengibre durante o dia é ótimo para aumento da imunidade, é antifúngico e antigripal natural.

    Algumas sugestões…

    (minha nutri pediu que tomasse de hortelã ou erva ou desinchá… mas não peguei o costume. Particularmente a ideia de tomar algo quente não me agrada. A única coisa que costumo tomar é menos de 1 dedo de café assim que acordo, puro, sem nada)

  5. Chá é uma coisa maravilhosa… Aquece, acolhe, acalma e acelera, dependendo da erva escolhida. Oferece inúmeros benefícios a saúde e afasta várias enfermidades. Resumo: Eu amo chás! <3

  6. Também sou da turma do chá, desde há muitos anos! Na nossa casa, ao almoço e ao jantar tem sempre chá acabado de fazer (também uso um bulezinho para infusões com ervas secas e aqueço água na cafeteira elétrica). Tenho uma prateleira de armazenamento dedicada ao chá. O meu companheiro quase já me “proíbe” de comprar chás, tal é a minha fixação por chás (hehehe)… mas eu gosto tanto de variar que discretamente lá vou acrescentando mais um à coleção (hihihi)!
    Em trânsito, também concordo que os saquinhos são os mais práticos.
    Gostei muito da sua partilha, neste post 🙂

    1. Mais um post maravilhoso! Desde nova também sempre fui de tomar chá ainda mais agora descobrindo a Ayurveda, queria saber mais sobre os chás! Eu sinto muita sintonia com você! Parece até mentira! A maioria dos seus posts trás exatamente o que eu estava querendo saber, ou já estava pesquisando ou uma reflexão que eu já vinha fazendo… incrível!! 💕 Eu estava tomando o chá verde, branco, chá mate pra ajudar na perda de peso (que também tomo sem adoçar, só o chá mate que uso adoçante), mas como nesse período de fim de férias no Brasil (moro na Argentina e o coração aperta muito na hora de voltar), estou com muita ansiedade porque a vontade é de ficar, não estou tomando nenhum estimulante! Faz quase um mês que parei com o café! E não sabia que chá tomar!! Hoje que farei compras pra casa, comprarei! Ontem mesmo falei com meu marido que queria tomar um cházinho à noite quando batesse uma fominha (pois estou parando de de comer por volta das 19h pela ayurveda e de fato é muito bom) 💕💕💕

  7. Ah que legal Thaís, tenho usado alguns óleos essenciais (especialmente o On Guard que tem cravo e canela) também como chá e tem me feito muito bem esse auto cuidado. Ainda por cima pode prevenir esse vírus que está por aí, enquanto está bem quente respiro o aroma, quando para de sair o vapor está pronto para beber…

  8. Tenho tomado mais chá e menos café, o que me ajuda tanto a relaxar, como preservar o meu estômago. Ficar sem os gelados é difícil ( estou no Nordeste, e tem estado muito quente), mas vou tentar ao menos, diminuir os gelados perto das refeições.

  9. Agora você me fez refletir Thais! Nunca gostei de bebidas quentes, nem café, nem chá, nem chocolate quente… Seja no frio ou no calor… Aqueles chás de frutas, da moncloa, até bebo mas não é algo q está na minha rotina… Mas se faz tão bem vou me desafiar… Obrigada pelo conteúdo!!!

  10. Evitar gelados é uma boa coisa, de fato. Temperatura ambiente é o ideal para água e até sucos. Só tomo bebidas geladas em alguma festa.
    Quanto aos chás, vou tratar de coloca-los em minha rotina. Gosto, curto, mas acabo tomando apenas ocasionalmente. Vou prestar mais atenção nisso.

  11. Há uns dois anos comecei a consumir chá e é maravilhoso, antes eu odiava! Foi ótimo pra substituir a quantidade de café durante o dia. Amei o post <3

  12. Adoro chás também, já faz parte da minha rotina há uns 10 anos uma caneca de chá preto com leite toda manhã. Como tenho uma horta comunitária no meu condomínio, tenho alguns chás que não são muito comercializados aqui no Brasil e o sabor da erva fresca é bem mais acentuado. Ao mesmo tempo que eu comecei a tomar mais chá, também retirei açucares e adoçantes das minhas canecas.
    No começo foi bem difícil não colocar açúcar, pois o gosto era bem estranho, mas hoje que estou acostumada, o sabor fica bem melhor e mais acentuado. Vale a pena insistir em retirar o açúcar.

  13. Oi Thais =) Li esse post tomando meu chá de toda manhã =) Também sou apaixonada pelo autocuidado que o chá me proporciona todos os dias, escolher pacientemente e de acordo com meu humor qual das ervinhas irão me alegrar. Provavelmente você já conheça, mas gostaria de te recomendar a marca Yogi Tea, meu favorito, chama se Stomach Ease =) ele é um abracinho na alma =)

  14. Stefania Schmeiske Pascoal Aranha

    Thais, quando tiver um tempinho dê uma olhada nos chás produzidos pela @chacura.tea. Eles são sensacionais.

  15. Adoro tomar chá também e para dar um gosto bom eu espremo meio limão (taiti) e fica uma delícia. Outra coisa que tomo todos os dias pela manhã é o chimarrão.

  16. Thais eu tmb sou adepta dos chas! Faz uns 6 meses mais ou menos que tomo pelo menos 700 ml diariamente. Me ajuda muito com a retenção e da esse calorzinho interno q vc falou rsrs Aqui na Irlanda o povo não toma chá só a tarde ou no café da manhã, todos são acostumados a almoçar com uma caneca de chá e ainda adicionam leite rsrs eu gosto mais dos cha de erva, e tem uma combinação da ayurvédica de cacau com canela, gengibre e alcaçuz que é a minha preferida do momento, uma delicia!

  17. DALVA BORGES NICOLAEVSKY PINHEIRO

    Thais, sei que na Liberdade tem várias lojas mas vc indica alguma específica? Como sempre precisamos ir com minha filha, acho uma certa missão andar por lá por muito tempo pq ela fica cansada – e as lojas tem mtos itens quebráveis, o que faz com que a gente tb fique tenso hahahah Meu marido tá viciado em chás e amou seu post, agora queremos apetrechos e descobrir a variedade desse mundo! 🙂

    Obrigada desde já!!!

    1. Quando eu vou lá gosto de variar porque algumas lojas têm coisas diferentes das outras. Mas se eu tiver que dar aquela passada rápida só pra comprar / ir embora mesmo eu gosto de uma que fica à esquerda da saída do metrô, na Praça mesmo. Não sei o nome! Ela tem uma estante com os legumes pra fora da loja. Adoro. Compro muita coisa lá.

  18. Também amo chás! Costumo beber à noite, pra dormir melhor, mesmo no calor. E tem funcionado. Aprendi este ano a beber sem açúcar (deixar tudo tampadinho por uns 5 minutos acentua o sabor natural e, por isso, não sinto falta do açúcar). Às vezes, bem às vezes mesmo, adoço com um pouquinho de mel (apenas pra aproveitar as propriedades dele). Mas a minha melhor descoberta do ano foi a chaleira com apito. É incrível como a água ferve super rápido nela! Não sei qual a mágica, mas isso me impressionou. E o fato de ela me avisar quando a coisa toda começa a entrar em ebulição é a glória! Não preciso ficar de olho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *